Ir ao conteúdo

Uso de memória RAM aumentando para quase 100% em inatividade

Ir à solução Resolvido por Dexter Morgan,

Posts recomendados

Postado
Citação

@mick 07 @Equipe Clube do Hardware @GabrielLV Olá, vim aqui pedir ajuda para os mais experientes de hardware, estou com um problema de memória RAM no computador, O meu computador depois de 1 hora e meia ligado começa a travar e aparentar lentidão quando vou abrir o gerenciador de tarefas a memória RAM está em 99% e toda vez que isso acontece eu tenho que reiniciar o computador e o problema sempre volta, dei uma olhada no gerenciador de tarefas e no app RAMMAP a Reserva de memória não paginável está usando muita memória não sei resolver este problema, meu pc funcionava normalmente e começou a dar esse problema, tento achar soluções mas sem esperança, já tentei formatar o computador varias vezes mas não resolve.

CONFIG COMPUTADOR:

XEON E5 2650 V4

placa-mãe Intel X99-P4

memória RAM: 2 PENTES DE 8GB DE 2660MHZ E 2 PENTES DE 4GB DE 2400MHZ

PLACA DE VÍDEO: RX 580

FONTE: TGT 500W

memoria-ram-99-v0-eo92svaxk8ae13.webp

memoria-ram-99-v0-qneizp1wk8ae12.webp

memoria-ram-99-v0-ntnnd0nsk8ae1.webp

• Moderador
Postado

@lipezpjl Reparei que você está usando o RAMMap. Remova todo e qualquer "otimizador" de memória RAM e "otimizador de PC" que você está usando, pois muito provavelmente são eles quem estão causando esse problema.

• Curtir 1
Postado
37 minutos atrás, ArturTI disse:

também acho que o problema não e a fonte

40 minutos atrás, GabrielLV disse:

@lipezpjl Reparei que você está usando o RAMMap. Remova todo e qualquer "otimizador" de memória RAM e "otimizador de PC" que você está usando, pois muito provavelmente são eles quem estão causando esse problema.

RAMMAP eu instalei para ver o que estava usando a memória não uso aplicativos de otimizações, mesmo formatando o computador o problema persiste

• Moderador
Postado

@lipezpjl Vi o equívoco depois, peço desculpas. Já vi algum "otimizador" com nome semelhante, e achei que era o mesmo.

Por favor, faça os seguintes procedimentos:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

copy c:\windows\Minidump c:\pastalogs

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Eles são arquivos de logs do sistema operacional. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

• GabrielLV alterou o título para Uso de memória RAM aumentando para quase 100% em inatividade
  • Moderador
Postado

@lipezpjl

15 minutos atrás, GabrielLV disse:

Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Eles são arquivos de logs do sistema operacional. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

• Moderador
Postado
Em 01/01/2025 às 18:37, Banunin disse:

Mas não tira o fato da fonte ser bomba, para que ficar arriscando a vida do teu PC com uma fonte assim?

Na minha humilde opinião, eu acho muito complicado chegar condenando fonte para qualquer tipo de problema, sem antes analisar todo o contexto da situação e todo o ocorrido. Condenar a fonte em todo tópico, também é desconsiderar que outras peças também são suscetíveis a dar problema.

Fora que estamos em um fórum online, e não em uma assistência técnica presencial. O usuário muitas vezes vem aqui pedir ajuda com um problema específico (até mesmo problema de software), e muitas vezes ele é enxurrado de comentários como "troca a fonte". Não são todos os usuários que possuem um estoque de peças em casa para ficar fazendo substituições, e eles recorrem ao fórum pois muitas vezes precisam de ajuda com algo que não sabem fazer e, principalmente, por não terem dinheiro para contratar um técnico para fazer o serviço.

Imagina como deve ser chegar aqui com um problema de software, e sair com recomendações de troca de fonte, sem nem sequer saber o que realmente está causando o problema para o qual ele veio buscar uma solução?

Em 01/01/2025 às 18:38, lipezpjl disse:

image.png

Encontrei alguns registros apontando para um imenso consumo de memória RAM por parte do Wallpaper Engine. Tente remover esse software, e veja se o problema persiste.

Postado

@GabrielLV Z

6 minutos atrás, GabrielLV disse:

Na minha humilde opinião, eu acho muito complicado chegar condenando fonte para qualquer tipo de problema, sem antes analisar todo o contexto da situação e todo o ocorrido. Condenar a fonte para qualquer tipo de problema, também é desconsiderar que outras peças também são suscetíveis a dar problema.

Fora que estamos em um fórum online, e não em uma assistência técnica presencial. O usuário muitas vezes vem aqui pedir ajuda com um problema específico (até mesmo problema de software), e muitas vezes ele é enchurrado de "troca a fonte". Não são todos os usuários que possuem um estoque de peças em casa para ficar fazendo substituições, e muitas vezes recorrem ao fórum pois muitas vezes precisam de ajuda com algo que não sabem fazer e, principalmente, por não terem dinheiro para contratar um técnico para fazer o serviço.

Imagina como deve ser chegar aqui com um problema de software, e sair com recomendações de troca de fonte, sem nem sequer saber o que realmente está causando o problema para o qual ele veio buscar uma solução?

image.png

Encontrei alguns registros apontando para um imenso consumo de memória RAM por parte do Wallpaper Engine. Tente remover esse software, e veja se o problema persiste.

O problema ainda continua, Quando ligo o pc a reserva de memória não paginavel aumenta a cada tempo ligado e depois de se passar 1 hora e meia a reserva de memória não paginavel esta consumindo toda a ram, se quiser daqui a 1hora e meia eu anexo os prints do monitor de recurso

• Moderador
Postado

@lipezpjl Certo. Veja no gerenciador de tarefas e no monitor de recursos qual é o processo que está consumindo disco e memória quando o problema ocorre.

No monitor de recursos, se o processo a mais consumir for o "System" (por exemplo), marque a caixinha dele e na parte inferior, "atividade do disco", expanda a coluna "arquivo" para ver qual exatamente é o arquivo que está consumindo disco.

image.png

Postado

@GabrielLV o problema é na reserva de memória não paginável. O Baboo recomendava (bem antigamente) fazer isso, mas eu não sei:

Quanto ao problema de 'Reserva de memória não paginável' tente esta alteração no registro:

desabilitar o serviço Windows Network Data Usage Monitoring Driver pelo regedit.

Na chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Ndu coloque o valor Start no painel da direita em 4 e reinicie a máquina. Observe se o problema persiste pois pode ser também leak de memória do driver de vídeo em conjunto com algum game instalado na máquina.

Se não for, não consigo ajudar.

• Moderador
Postado

@ArturTI A "reserva de memória não paginável" indica recursos do Sistema que não podem sair da memória RAM (os recursos que saem da memória RAM, irão para o arquivo de memória virtual, ou seja, serão "paginados"). Como são arquivos que não saem da memória RAM, muito provavelmente irão aparecer no monitor de recursos...

8 minutos atrás, ArturTI disse:

@GabrielLV o problema é na reserva de memória não paginável. O Baboo recomendava (bem antigamente) fazer isso, mas eu não sei:

Quanto ao problema de 'Reserva de memória não paginável' tente esta alteração no registro:

desabilitar o serviço Windows Network Data Usage Monitoring Driver pelo regedit.

Na chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Ndu coloque o valor Start no painel da direita em 4 e reinicie a máquina. Observe se o problema persiste pois pode ser também leak de memória do driver de vídeo em conjunto com algum game instalado na máquina.

Se não for, não consigo ajudar.

Primeiro é necessário saber se é o NDU que está causando esse problema, antes de recomendar desativa-lo...

• Obrigado 1
Postado

@GabrielLV

7 minutos atrás, GabrielLV disse:

@lipezpjl Certo. Veja no gerenciador de tarefas e no monitor de recursos qual é o processo que está consumindo disco quando o congelamento ocorre.

No monitor de recursos, se o processo a mais consumir for o "System" (por exemplo), marque a caixinha dele e na parte inferior, "atividade do disco", expanda a coluna "arquivo" para ver qual exatamente é o arquivo que está consumindo disco.

image.png

Quando o pc estiver no pico de memória eu mando a foto do monitor de recursos

5 minutos atrás, GabrielLV disse:

@ArturTI A "reserva de memória não paginável" indica recursos do Sistema que não podem sair da memória RAM (os recursos que saem da memória RAM, irão para o arquivo de memória virtual, ou seja, serão "paginados"). Como são arquivos que não saem da memória RAM, muito provavelmente irão aparecer no monitor de recursos...

@ArturTI ja tentei todos os passos do regedit sem sucesso

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, GabrielLV disse:

Primeiro é necessário saber se é o NDU que está causando esse problema, antes de recomendar desativa-lo...

image.thumb.png.6f4b39f81f00b279be5d01d4dc9d9c48.pngimage.thumb.png.f6c4af34c94aa6be61ac514107b3fbda.png

• Moderador
Postado

@lipezpjl Desculpe a demora.

Os eventos da aba "Memória" não estão filtrados do maior para o menor.

Nos envie uma print de cada uma das colunas que estão sendo exibidas ali. Clique em "Falhas graves" até o maior valor aparecer em cima, e os menores em baixo, então tire uma print. Faça o mesmo com Confirmar (KB), Conjunto de Trabalho, Compartilhável e Privado. Precisamos dos valores filtrados do maior para o menor, para vermos exatamente o que está consumindo mais memória.

Além disso, quando o problema acontecer novamente, abra o RAMMAP, clique em "File > Save" para salvar o log do uso de RAM naquele momento. Envie o arquivo para o seu Google Drive, One Drive ou qualquer nuvem que você usar, e nos envie o link de download aqui para analisarmos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!