Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá boa noite! Estou tentando extrair 24v, com 3 tip147, 12v, com 3 tip147 e 5v com 3 tip 147, da mesma fonte chaveada de 36v, 50A. (Sei que os transistores ultrapassam os 50A, da entrada, mas a carga por hora é bem menor, gostaria de ver as linhas funcionando. 

Existe algum erro nisso?

Segue esquema:

No Proteus funciona, mas na prática, qq carga em qq tensão, oscila tudo..

Resistores emissor: 0.22r 20w.

Resistores reguladores 100r 20w.

Base 330r 5w.

Me perdoem, novato xereto na área...

obrigado...

20250109_032002.thumb.jpg.d9ffd1e9954fe55db2b74a6eb3039581.jpg

• Membro VIP
Postado

você pode tentar algo como um capacitor de compensação de frequência entre B e C algo como é recomendado no d.s. do neandertal lm723

custom_diagram_1_LM723.gif

Ele meio que tenta(va) estabilizar as bruscas variações das comparações de tensão do amplificador de erro. Obs: dedução própria: não achei paralelo teórico na net

Mas antes coloque 1 transistor apenas pra testar.

4 horas atrás, Renan Trevisan casini disse:

No Proteus funciona, mas na prática,

Talvez o destino esteja a te dizer que este circuito não deveria sair do proteus.

Existe algum erro nisso?

Por gentileza considere reguladores chaveados

• Curtir 2
Postado
11 horas atrás, Renan Trevisan casini disse:

No Proteus funciona, mas na prática, qq carga em qq tensão, oscila tudo..

Se tratando de fonte chaveada, esses capacitores de valor alto nas entradas dos reguladores mais atrapalham do que ajudam.

Tente sem eles, ou se achar que deve ter capacitor coloca no máximo 1000uF. 

Aqueles de 330nf ali nas entradas do regulador, são úteis quando eles trabalham sozinho. Com transistor, eles devem ficar antes do resistor. 

Aliás, 100R é um valor muito alto. Dessa forma a corrente quase não passa pelo regulador e traz instabilidade ao circuito. 

Quando eu faço fontes desse tipo, uso no máximo 2R2 nesse resistor. 

Postado

Então isoladas, cada tensão com uma fonte, tipo, 28v, 15v, e 9v, os 3 circuitos vão bem... 

Sem instabilidade ou percas.. 

O problema é quando tento minimizar espaço usando uma fonte de maior corrente e tensão, economizando espaço... 

Ai a linha de 24v fica fixa, mas as de baixo, oscilam entrada e saída...

Espero que ajude.. abraços..

20241228_210827.jpg

Essa placa, vai alimentar um circuito de arduino..

24v, bombas e solenoides, 12v, reles, 5v lógica. 

Por isso a divisão..

Só pra complementar. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Muito da hora esta sua montagem

20241228_210827.jpg

até parece uma 'montagem' fake com photoshop ou similar. Considerando que você realmente montou isso (e não pegou imagem da net - como eu faço 😃 .. pra ajudar, claro) fico a imaginar o tempo, paciência e conhecimentos que desprendeu.. receba meus singelos parabéns pela façanha.  No entanto não vejo relação dela com o primeiro esquema. Percebo a presença de reguladores chaveados que te falei e eventualmente podem substituir o primeiro esquema.

Tente desfazer este nó eletrotécnico que (me) causou.

14 horas atrás, Renan Trevisan casini disse:

da mesma fonte chaveada de 36v, 50A

35 minutos atrás, Renan Trevisan casini disse:

24v, bombas e solenoides, 12v, reles, 5v lógica. 

...é quase simples: use um regulador chaveado pra cada tensão. Fusíveis e/ou limitadores de corrente são bem vindos.

Uma ideota que me vem a mente agora é você usar pros 5V lógica: um dc-dc isolado algo como b1205s e acopladores óticos pra parte de potência, sensores e etc. A ideia é proteger o mc 1 pouco +

Postado

@Renato.88 , boa noite.

Me ajude a entender o circuito do autor. No primeiro post já diz ter uma fonte chaveada de 35V x 50A e a partir desta pretende ter derivações lineares de 24V, 12V e 5V. até aí eu entendi.

Na parte inferior do desenho o autor colocou os 3 reguladores lineares seguindo um desenho bem clássico. Só faltou indicar a ventilação forçada. Vai dissipar, no olhômetro, sem fazer contas, mais de 200W de calor nos TIPs. Tem doido pra tudo.

O que me leva a escrever este post é a parte superior do desenho: entre a fonte de 35V x 50A e os 3 reguladores lineares o autor fez um salseiro usando diodos, zener costa a costa, resistores, termistores, indutor e capacitores. No meu entendimento, tudo desnecessário, exceto os blocos negros que me pareceram ser fusíveis.

• Curtir 1
Postado
39 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Me ajude a entender o circuito do autor. No primeiro post já diz ter uma fonte chaveada de 35V x 50A e a partir desta pretende ter derivações lineares de 24V, 12V e 5V. até aí eu entendi.

Sim, é isso aí mesmo. 

Na parte inferior do desenho o autor colocou os 3 reguladores lineares seguindo um desenho bem clássico. Só faltou indicar a ventilação forçada. Vai dissipar, no olhômetro, sem fazer contas, mais de 200W de calor nos TIPs. Tem doido pra tudo.

Na prática, não esquenta tanto, as cargas que ele usa são poucas. 

Eu já fiz fontes desse tipo com vários transistores dividindo a corrente, uso aqueles 2N3055 falsos, pois tenho muitos deles. No fim não esquenta, a corrente acaba se dividindo e consequentemente a potência também se divide. 

O que me leva a escrever este post é a parte superior do desenho: entre a fonte de 35V x 50A e os 3 reguladores lineares o autor fez um salseiro usando diodos, zener costa a costa, resistores, termistores, indutor e capacitores. No meu entendimento, tudo desnecessário, exceto os blocos negros que me pareceram ser fusíveis.

Sim, tem razão. As vezes menos, é mais. 

Numa fonte linear essas coisas mais atrapalham do que ajuda. 

Se a fonte linear consegue trabalhar bem e limpar o ruído de 60Hz, na fonte chaveada fica muito mais fácil. Não precisa de toda essa parafernalha de filtros. 

Esse monte de termistor e resistor acaba derrubando a corrente da fonte. 

3 horas atrás, .if disse:

Percebo a presença de reguladores chaveados

Devem ser pra alimentar os vários voltímetros que tem no circuito. 

Postado

Ai a linha de 24v fica fixa, mas as de baixo, oscilam entrada e saída...

Um erro muito comum nos projetos de potência é o gerenciamento do zero, vulgo GND.O mesmo zero que se usa para circular as grandes correntes da carga também é usado como referência de tensão, pois o regulador de 5V, por exemplo, regula sua saída como sendo 5V a mais que o zero. Ao estudarmos o detalhe com lupa descobrimos pelo no ovo. Os 5V desejados no exemplo são a diferença de potencial entre o Vout 5V e respectivo GND, sendo que por estes passa a forte corrente da carga. A solução costuma ser mista:

1) ter 1 GND de potência para onde há demanda de corrente e outro de controle para o circuito que controla a potência. 

2) No caso do seu circuito, onde o controle é exercido por um regulador de tensão 7805, usar a ligação kelvin no GND de saída para alimentar o zero do regulador. Para quem não sabe, ligação kelvin é a usada na foto do shunt, não passa corrente significativa nos 2 fios finos centrais.

Falando de forma mais específica, buscar no terminal GND de saída que alimentará seu circuito lógico a alimentação negativa do 7805.

Postado
49 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@Renato.88 , boa noite.

Olá Sérgio,  boa noite! 

Realmente na montagem houve algumas mudanças. 

Ficou:

2 entradas positivas, (vindas da mesma fonte 36v), um diodo 20A10 em cada entrada, um resistor em série com os diodos 0.22R 20w, um DS18B20 próximo aos resistores e diodos de entrada, 2 fusíveis, (positivo e negativo) ligado a um diodo TVS de 36V.

Em seguida NTC 1.5D20 (inrush capacitores), deixei apenas 1 NTC, removi todo o restante, e adicionei 6 capacitores 6800uF, (imaginando que a queda pode-se ser onda de ripple).

Em seguida 1 capacitor monolítico 330nf e um 100nf, em seguida um indutor 47uh 10A ( pelo meu conhecimento eles armazenam corrente, e entregam quando o sistema pede).

Após um multímetro x voltímetro x wattimetro etc... 9x1 desses da china, 50A, com resistor shunt. 

Ai vem os reguladores chaveadores, eles estão alimentando um sensor de tensão, que vai enviar sinal alto para a porta do arduino, caso uma das linhas caia, o arduino Mega 2560 R3 Wifi 8266, dispara alerta que uma das linhas parou. (Então entra em rotina da emergência). São Lm2596 3A. 

Essa é a entrada...

Deste ponto, deriva:

Diodo 20A10, como proteção anti reverso, e com passagem de 20A, 2 fusíveis, TVS 36V, ai sobe, 1000uF, 330nf, 100nf, 10.000uF, resistor 100R, emissores soldados aqui, após o resistor 100R 20w, 10.000uF nos emissor dos transistores, então diodo UF4007 anti reverso entrada do 7824, UF7004 roda livre atrás do 7824, (Vout para Vin) 330nF entrada 100nF saída.

Transistores: são 3 transitores em paralelo por regulador 78xx, emissor antes do resistor de 100R, com um resistor de 0.22R, 20W. Base, após resistor de 100R, com resistor de 330R. Coletor em série com Vout do 7824, fusível fast blow de 15A, diodo TVS 24V, então entram em série com o Vout do 7824, todos os transistores estão assim.. o que muda é o TVS.

Depois indutor 47uh, 10A, (armazenando corrente, espero), 10.000uF, 4700uf, 1000uF, 330nf, 220nf 100nf, lm2596 regulando pra 5v, jogando no sensor de energia, que envia sinal alto para o arduino, dizendo que a linha 24v está on.

Acho que é isso.. 

Uma carga de 7A, na linha de 12v, olha o que acontece com a entrada:

https://youtu.be/GznIx3wB5pQ?si=wzMOtsA7BZK4CQo8

19 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Um erro muito comum nos projetos de potência é o gerenciamento do zero, vulgo GND.O mesmo zero que se usa para circular as grandes correntes da carga também é usado como referência de tensão, pois o regulador de 5V, por exemplo, regula sua saída como sendo 5V a mais que o zero. Ao estudarmos o detalhe com lupa descobrimos pelo no ovo. Os 5V desejados no exemplo são a diferença de potencial entre o Vout 5V e respectivo GND, sendo que por estes passa a forte corrente da carga. A solução costuma ser mista:

1) ter 1 GND de potência para onde há demanda de corrente e outro de controle para o circuito que controla a potência. 

2) No caso do seu circuito, onde o controle é exercido por um regulador de tensão 7805, usar a ligação kelvin no GND de saída para alimentar o zero do regulador. Para quem não sabe, ligação kelvin é a usada na foto do shunt, não passa corrente significativa nos 2 fios finos centrais.

Falando de forma mais específica, buscar no terminal GND de saída que alimentará seu circuito lógico a alimentação negativa do 7805.

Desculpe a ignorância, puxar o GND da fonte sem passar pelo shunt, ou do pino GND 78xx?

https://ibb.co/nMTF1xy

https://ibb.co/ZcBbByg

https://ibb.co/prNsLgb

https://ibb.co/mCdYkvT

Maior resolução. 

Sobre temperatura, estou espalhando vários ds18b20, tipo transistores próximos as áreas de calor, então, coolers serão acionados por TIP122 por PWM, resfriando os transistores, resistores e dissipadores...

Sobre temperatura, estou espalhando vários ds18b20, tipo transistores próximos as áreas de calor, então, coolers serão acionados por TIP122 por PWM, resfriando os transistores, resistores e dissipadores...

Detalhamento:

24v, vai passar por um relé (banco de relé de 8 vias),  que serão acionado por Shif Rerister, em seguida 2n2222, acionando a porta in1,2,8 do banco, são 32 relés,  alimentandos por 12v.

Serão 8 solenoides, 6 bombas peristalticas, e 2 resistência aquecendo uma caldeira, isso nos 24v.

12v só para os relés. 

5v arduino e lógica..

Tomei cuidado em dividir as cargas pesadas, indutivas, resistivas, e lógica..

Para que meu arduino não queimar, ou resetar... 

Por isso toda essa parafernalha toda..

Essa é uma que entra 17v, e sai 12v, no mesmo princípio, a penas os transistores são TIP127.

Tenho ela a uns 5 anos, nunca deu um problema. 

IMG-20240906-WA0075(1).jpg

Essa controla os relés.. também 5 anos sem problemas. 

IMG-20240906-WA0074(1).jpg

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Renan Trevisan casini disse:

em seguida um indutor 47uh 10A ( pelo meu conhecimento eles armazenam corrente, e entregam quando o sistema pede).

ERRADO.

ERRADO 

ERRADO.

Para entender um indutor, se conhece primeiro o capacitor, fica mais fácil. Digamos que a fonte chaveada esteja fornecendo 12V e que a corrente esteja estabilizada em 1A. A fonte chaveada fornece energia aos socos, contrário da linear que é constante. No instante em que ela despeja energia 1A vai à carga e o restante da corrente é absorvido pelo capacitor de saída. No intervalo entre os despejos o capacitor mantém a tensão. Note que o capacitor é resistente à variação de tensão, quando esta tende a subir ele absorve corrente, aumentando o esforço da fonte para subir a tensão. Quando a fonte chaveada entra no intervalo dos despejos de energia, o capacitor segura a tensão entregando à carga a corrente solicitada.

Então a dinâmica do capacitor é: variação quase zero de tensão em curto intervalo de tempo e variação rápida de corrente, respondendo de forma instantânea a qualquer tentativa de aumento ou queda de tensão. Este é o elemento que traz estabilidade de tensão as fontes e crucial nos processadores, pois mesmo os modelos de baixo consumo apresentam picos de corrente significativos de curtíssima duração. Pelo fato da duração ser baixa, a energia em joules também o é mas o valor instantâneo é o suficiente para derrubar o Vcc do pino que alimenta o processador, provocando frequentemente pane no processamento. O herói acaba sendo o capacitor colocado ao lado, com a mínima distância de trilha possível, entre o Vcc e o GND do processador. 

Finalmente vamos falar do indutor. Funciona de forma análoga ao capacitor, até as fórmulas são as mesmas de forma espelhada. O indutor, como bem disse, armazena energia em forma de campo magnético mas a sua entrega se dá quando se tem uma queda da corrente. Se a corrente tenta cair, ele aumenta a tensão tentando manter a corrente e vice versa. 

Um exemplo: fonte de 5V, um indutor em série na saída, um resistor fixo de 100R como carga e, em paralelo a este, um resistor de 10R em série com um interruptor. Situação inicial: interruptor fechado, 10R paralelo a 100R = 9R, corrente já estabilizada. 

5V / 9R = 555mA.

No instante em que abrir o interruptor, sai o resistor de 10R e fica somente o de 100R. Como a corrente estabilizada no indutor está com 555mA, 555mA x 100R = 55V. Este é o pico de tensão  que o indutor provocará na carga, pois o indutor é resistente à variações de corrente e varia de forma instantânea a tensão na tentativa de manter a corrente estável. 

Agora que sabe disso, pense na situação em que solenóides de 5A ou 8A entram ou saem, o comportamento do indutor e respectivo reflexo na tensão de saída. As variações de tensão só não serão muito grandes porque colocaste robustos capacitores (3 x 10.000uF) na entrada de cada regulador linear mas o resultado é contra-producente. Na situação onde se tem um pico de aumento de consumo, por exemplo vários solenóides entraram com um aumento de demanda de 15A. A fonte chaveada, que se regula ciclo a ciclo, a maioria delas entre 40kHz e 65kHz vai levar pouquíssimos ciclos para se adaptar à nova demanda. Nesse meio tempo quem se vira são os capacitores e, por existir o indutor, por mais tempo que o necessário pela razão de que o indutor não permitirá à fonte chaveada entender variação de 15A na demanda de forma rápida, sua fonte chaveada vai ficar lenta.

Postado
9 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

ERRADO.

ERRADO 

ERRADO.

Para entender um indutor, se conhece primeiro o capacitor, fica mais fácil. Digamos que a fonte chaveada esteja fornecendo 12V e que a corrente esteja estabilizada em 1A. A fonte chaveada fornece energia aos socos, contrário da linear que é constante. No instante em que ela despeja energia 1A vai à carga e o restante da corrente é absorvido pelo capacitor de saída. No intervalo entre os despejos o capacitor mantém a tensão. Note que o capacitor é resistente à variação de tensão, quando esta tende a subir ele absorve corrente, aumentando o esforço da fonte para subir a tensão. Quando a fonte chaveada entra no intervalo dos despejos de energia, o capacitor segura a tensão entregando à carga a corrente solicitada.

Então a dinâmica do capacitor é: variação quase zero de tensão em curto intervalo de tempo e variação rápida de corrente, respondendo de forma instantânea a qualquer tentativa de aumento ou queda de tensão. Este é o elemento que traz estabilidade de tensão as fontes e crucial nos processadores, pois mesmo os modelos de baixo consumo apresentam picos de corrente significativos de curtíssima duração. Pelo fato da duração ser baixa, a energia em joules também o é mas o valor instantâneo é o suficiente para derrubar o Vcc do pino que alimenta o processador, provocando frequentemente pane no processamento. O herói acaba sendo o capacitor colocado ao lado, com a mínima distância de trilha possível, entre o Vcc e o GND do processador. 

Finalmente vamos falar do indutor. Funciona de forma análoga ao capacitor, até as fórmulas são as mesmas de forma espelhada. O indutor, como bem disse, armazena energia em forma de campo magnético mas a sua entrega se dá quando se tem uma queda da corrente. Se a corrente tenta cair, ele aumenta a tensão tentando manter a corrente e vice versa. 

Um exemplo: fonte de 5V, um indutor em série na saída, um resistor fixo de 100R como carga e, em paralelo a este, um resistor de 10R em série com um interruptor. Situação inicial: interruptor fechado, 10R paralelo a 100R = 9R, corrente já estabilizada. 

5V / 9R = 555mA.

No instante em que abrir o interruptor, sai o resistor de 10R e fica somente o de 100R. Como a corrente estabilizada no indutor está com 555mA, 555mA x 100R = 55V. Este é o pico de tensão  que o indutor provocará na carga, pois o indutor é resistente à variações de corrente e varia de forma instantânea a tensão na tentativa de manter a corrente estável. 

Agora que sabe disso, pense na situação em que solenóides de 5A ou 8A entram ou saem, o comportamento do indutor e respectivo reflexo na tensão de saída. As variações de tensão só não serão muito grandes porque colocaste robustos capacitores (3 x 10.000uF) na entrada de cada regulador linear mas o resultado é contra-producente. Na situação onde se tem um pico de aumento de consumo, por exemplo vários solenóides entraram com um aumento de demanda de 15A. A fonte chaveada, que se regula ciclo a ciclo, a maioria delas entre 40kHz e 65kHz vai levar pouquíssimos ciclos para se adaptar à nova demanda. Nesse meio tempo quem se vira são os capacitores e, por existir o indutor, por mais tempo que o necessário pela razão de que o indutor não permitirá à fonte chaveada entender variação de 15A na demanda de forma rápida, sua fonte chaveada vai ficar lenta.

Hummm, eu li sobre isso, os indutores atrasam a corrente, certo? Eles podem estar causando isso? 

Vou removê-los e testar..

Obrigado da atenção. 

Quanto aos capacitores, minha ideia leiga é chegar a uma corrente CC, sem ripple..

Ainda estou estudando, mas com ajuda facilita. 

Obrigado!.

@Sérgio Lembo  Acredito ter mais dois erros..

20A10 na entrada de cada linha (tentando proteger o sistema pra trás quanto a energia reversa), e capacitores grandes na base dos transistores..

Confere?

Exagerei em capacitancia na entrada e na saída também.. na tentativa de zerar o ripple..

Mas isso não é um problema correto?

Troquei a ponte retificadora da fonte por uma mais parruda.. 

Se notou, usei capacitores radiais alumínio, baixo ESR, aqueles verdes.. em paralelo com monolíticos na faixa de nF...

Postado
5 horas atrás, Renato.88 disse:

Sim, é isso aí mesmo. 

Na prática, não esquenta tanto, as cargas que ele usa são poucas. 

Eu já fiz fontes desse tipo com vários transistores dividindo a corrente, uso aqueles 2N3055 falsos, pois tenho muitos deles. No fim não esquenta, a corrente acaba se dividindo e consequentemente a potência também se divide. 

Sim, tem razão. As vezes menos, é mais. 

Numa fonte linear essas coisas mais atrapalham do que ajuda. 

Sim @Renato.88, essa é a ideia, mas vai ter cooler, com PWM. 

• Membro VIP
Postado

Olá de novo amigo. Vou me limitar a curtir sua montagem. Ia te dizer algo de minha visão prática e daqui do mundo profissional de fora algo como o óbvio que circuitos lineares tem as implicações da baixa eficiência e custo$ maiores e etc mas acho que a esta altura que estás já não vale a pena cogitar o já mencionado mundo dos chaveados. O que me permito registrar pra você - e queridos leitores - nestas malfadadas linhas é uma tradicional interface que faço entre mundo real e este virtual e teórico : pra projetos futuros coloque o quesito custo na pauta além do da eficiência energética.

Mas pelo que percebo seu projeto é pra fins didáticos ou uso único. Caso eventualmente em algum momento se converta pra comercial, sugiro que considere mais uma vez o campo dos reguladores chaveados, ok?

Ah sim... o uso dos isoladores que te falei tende a somar ao que o amigo Serjão menciona além de proteger o mc e usuário...

10 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

... visto que isola tanto gnd quando +5

10 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Para quem não sabe, ligação kelvin

Nunca vi falar... talvez meu avô sim .. 😁

De novo, parabéns pelo empenho na montagem deste simpático monstrinho - no bom sentido, claro.🙂

• Curtir 2
Postado

@.if olá amigo,  meu porém é a carga, vai ultrapassar 20A, beirar os 30A em determinados momentos.

Pesquisei sobre, sugeria step down, up, ou boost?

A carga seria solenoides, bombas, contatores, relés. 

Depois a lógica e módulos arduino..

valeu!

@.if pesquisei o isolador mencionado também, mas é para 500mA.. muito pouco pra mim.. 

@Sérgio Lembo olá amigo,  sobre o método Kelvin, encontrei apenas métodos de analisar placas com curto circuito, não achei nada sobre isolar linhas.. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Renan Trevisan casini disse:

a carga, vai ultrapassar 20A, beirar os 30A

Se me permite a tradicional visão prática...

Com cálculos mínimos você pode distribuir as cargas em alguns reguladores stepdown. P.ex. 3 reguladores de 10A já são teoricamente suficientes pros seus 30A. Na prática deves usar mais de 3 ou de mais corrente.

Se achar que deve, fale+ sobre o projeto e suas cargas com desenhos e esquemas - caso não seja segredo de estado, claro.

• Curtir 1
Postado

@.if É uma automação para uma caldeira (mini), que mede teor alcoólico da amostra.

Um servo motor abre um registro, ( positivo passa por um relé, por segurança), uma bomba peristaltica acionada por uma ponte H e PWM, (Possitivo liberado por relé), puxa os mls certos da amostra, depois mais 2 eventos iguais com reagentes. Em seguida, duas resistências de 3A (dessas de cabeça de impressão 3d controladas por ponte H, aquecem a caldeira, um DS18B20 monitora a temperatura do ensaio,  atingiu o resultado,  o mesmo setup de cima se abre embaixo para dispensa e higenização da caldeira, resultado satisfatório, dois relés atracam 2 contatores, bobina 24v, que acionam bombas 220v, que transfere o produto de tanque. 

Bem resumido é isso.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Permita-me opinar atopicamente...

2 horas atrás, Renan Trevisan casini disse:

É uma automação para uma caldeira (mini), que mede teor alcoólico da amostra.

Bacana. Deve ser um projeto feito sob encomenda. Tive alguns de minha autoria também. E participei ativamente de alguns (muitos) outros nesta minha existência.

Um servo motor abre um registro

Provavelmente você está acoplando seu sistema num preexistente senão ia te recomendar um solenoide abre e fecha simples

bomba peristaltica acionada por uma ponte H

A bomba meio que tudo bem. Imagino que você deve fazer o fluxo ir e vir por algum motivo.. tipo uma dosagem + precisa.

duas resistências de 3A (dessas de cabeça de impressão 3d controladas por ponte H

Mas resistência na ponte H nunca vi na vida. Afinal seu objetivo é só aquecer tanto faz com +V ou -V.

Bem foi só pra observar mesmo.

duas resistências de 3A (dessas de cabeça de impressão 3d

Apesar de possuir impressora 3d nunca vi estas resistências. Mas a princípio uma resistência de aquecimento normal você poderia ligar direto na sua

Em 09/01/2025 às 03:22, Renan Trevisan casini disse:

fonte chaveada de 36v, 50A

... e controlar sua potência via pwm o que aliviaria 1 pouco os reguladores.

3 horas atrás, Renan Trevisan casini disse:

o isolador mencionado também, mas é para 500mA.. muito pouco pra mim.. 

... apesar que o que propus foi alimentar apenas o mc ou seu módulo que acho que não consome tanto assim mesmo a todo vapor. Consulte seu datasheet se achar que deve. Talvez um simples 7805 a partir do 12v dê conta. Neste caso sem isolação.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, .if disse:

Provavelmente você está acoplando seu sistema num preexistente senão ia te recomendar um solenoide abre e fecha simples

O produto é ácido, e estraga a solenoide rapidamente, por isso um registro adequado, um suporte de fixação impresso em 3D, e o servo abre e fecha o registro.

A bomba meio que tudo bem. Imagino que você deve fazer o fluxo ir e vir por algum motivo.. tipo uma dosagem + precisa.

Exato, tem que adicionar 3 produtos para que haja reação, com Ml's precisos.

Apesar de possuir impressora 3d nunca vi estas resistências. Mas a princípio uma resistência de aquecimento normal você poderia ligar direto na sua

Resistência:
https://a.aliexpress.com/_m0ORwkX

Atinge mais de 300°, não preciso de tudo isso, por isso a ponte H, realmente não tem polaridade, basta PWM, para chegar a temperatura desejada, porém, são duas.

Elas tem um termistor NTC, pelo qual monitoro a temperatura do bloco, e faço a rampa de PWM.

apesar que o que propus foi alimentar apenas o mc ou seu módulo que acho que não consome tanto assim mesmo a todo vapor. Consulte seu datasheet se achar que deve. Talvez um simples 7805 a partir do 12v dê conta. Neste caso sem isolação

Acho que por enquanto o melhor caminho é esse, 24v, direto, 12v atuando os relés, ao todo 36, supondo que todos ligados, consumiriam em torno de 6A, o que não vai acontecer, terei 5 ou 6 ligados ao mesmo tempo, depois desligam, e ligam outro grupo..

5v lógica,  exagerando, 5A, por causa dos optoacopladores, Shift Register (4 Ci's), 2n2222, TIP122.

Terei que voltar ao Proteus..

Aceito sugestões, críticas são construtivas. 

Muito Obrigado das discas.

Uma única dúvida, sou adepto aos 78xx, esses chaveadores? A saída é filtrada? CC, para toda essa carga, basta adicionar mais conversores? Posso colocá-los em paralelo? Ou divido a carga por conversor? 

Ou seja, nada de capacitores. Fonte, conversor equipamentos?

Parecem ter tão pouca capacitancia, porém indutores parrudos..

Achei esse como ex:

https://a.aliexpress.com/_msVzBMj

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Renan Trevisan casini disse:

esses chaveadores? A saída é filtrada?

Sim mas pra circuitos lógicos, de controle, mc e tal: cada um deve possuir um capacitor de desacoplamento.

5v lógica,  exagerando, 5A, por causa dos optoacopladores, Shift Register (4 Ci's), 2n2222, TIP122.

De fato pode ter sido exagero. Bastam corretas polarizações

adicionar mais conversores? Posso colocá-los em paralelo?

Em paralelo não deve ficar muito bom: é dificultoso equilibrar a potência fornecida de cada.

divido a carga por conversor? 

Este é o caminho que te falei lá atrás.

adepto aos 78xx, esses chaveadores?

Me fez lembrar: existe um '7805' versão chaveado que é o mesmíssimo encapsulamento... pena que está só na minha memória.. se achar o link, publico. Me lembro que custava bem mais que o linear

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

É praticamente o mesmo do seu primeiro post sem o booster de corrente. Pra dar ideias, olha isso algo como via goggle 78xx booster current (clique)

cheap-5V-5A-voltage-regulator-using-7805

https://www.eleccircuit.com/boosting-regulator-current-for-ic-78xx-by-mj2955/

Já o seu..

IMG-20241231-WA0004.jpg

... foi bem intencionado e desenhado pra desenhar sua necessidade - se bem que já havia sido entendida - mas tem as implicações que já lhe foram expostas da dissipação do calor e tal. E digamos que hipoteticamente alguém que nos lê sinta vontade montar ele na pŕatica: a corrente de cada regulador deve ser baixa na ordem de frações de ampere, deve usar bons dissipadores, C1,C5,C9 deve ser menor que 10uF: muito grande dá sobrecarga inicial no regulador que pode pifar.

Permita-me... seu projeto como um todo é bem ousado ou melhor, desafiador, pra quem ainda possui experiências a adquirir

Em 09/01/2025 às 03:22, Renan Trevisan casini disse:

novato xereto na área...

O que, claro, não te impede de seguir em frente.

E continuo achando que você deve considerar os reguladores chaveados..

Sucessos

• Curtir 1
Postado

@.if tarde! O diagrama a cima foi pesquisa do Google procurando por circuitos,  o que me intrigou, foi os GND's dos 78xx não interligados. 

Mas já desisti desse diagrama..

Me dá uma última opinião.

Fonte: 

24v 50A,  completamente isolada, alimentando diretamente as solenoides, bombas, contatores, e ponte H. Usando relés como interruptor. Desta mesma, fonte saio com um step down:

https://br.shp.ee/CDRvoGe

300w, 20A, (exagero, mas pelo valor compensa, caso o projeto cresça).

De onde vou extrair os 12v para alimentar o JVCC, do banco de relés,  16 no total. 

Usarei uma segunda fonte 5v, 15A,  para a lógica,  e outro step down como o acima, vindo dos 24v, para chavear os 2n2222.

Na prática,  Arduino,  74hc595, optoacoplador,  2n2222, banco de relés.

Optei por essa redundância, pois haverá 220v AC, em alguns relés, poderia usar um snnuber, mas acho que nessa sequência seria mais efetivo. 

Me perdoe a ignorância, agradeço a paciência, venho estudando programação e eletrônica a 2 anos sozinho, cheguei até aqui por conta própria. Rsrs.

Um projeto meu que deu início a todo esse interesse pela área,  já diria profissão. 

Sou amante de aquarismo, hj tenho um aquário de 600 litros, todo automatizado. 

Arduino mega R3 wifi integrado, ESP8266.

Sensor de TDS.

Sensor de PH.

Sensor de temperatura (água do aquário). 

Sensor de temperatura e umidade relativa do cômodo. 

Cartão SD gravando log dos sensores, salva tanto em. txt (caso o arduino resete o .txt restaura os valores das variáveis), como .csv que o arduino me manda por email onde gero gráficos dos valores lidos.

5 bombas peristalticas, que fazem dosagem dos fertilizantes, em dias e horas específicos, para cada produto.  Porém conforme as plantas crescem, a demanda aumenta, ele monitora a dose no início do dia, depois analisa o consumo no final do dia, alterando a dose para mais, ou menos sozinho. 

É necessário injeção de Co2 para as plantas fazerem a fotossíntese, com isso, existe um frasco com um reagente dentro da  água, que muda de cor conforme a quantidade de Co2 injetado. Tenho um sensor de cor, monitorando esse frasco, (a cor do reagente deve ficar verde), caso esteja pobre, ou com excesso,  um servo motor ajusta a válvula do cilindro, para mais  ou menos, ou até mesmo desligando a solenoide que libera o gás. 

Tenho sensores de nível a laser que monitora o nível da água,  pois há evaporação,  quando o nível desce, abre uma solenoide que repõem a água.  Caso o sistema falhe, quando a água chega em um nível perto da bomba de circulação, e não há reposição, ele desliga a bomba, pois se ela rodar sem água, ela queima. 

Um RTC é  claro. 

Alimentador automático.

A temperatura deve-se manter entre 26° a 30°, caso baixe, liga o termostato aquecedor, caso suba acima de 30° liga o ventilador do cômodo, se não for suficiente liga o chiller que resfria a água.

E muitos leds para iluminação e fotossíntese das plantas. 

A iluminação possui rampa de PWM,  que leva 30 minutos para ir de 0 a 100% (12 TIP142), e o mesmo ocorre ao desligar as luminárias.

Só as luminárias puxam 15A. Rsrs... 

Tudo monitorado em tempo real em meu celular, e também tem uma tela lcd com touch-screen, que fica exibindo os parâmetros, e um menu para ajustar as variáveis manualmente caso precise, caso algo saia dos parâmetros, chega notificação no celular em tempo real. 

E também botões para alimentar fora de hora, ligar as luminárias, desligar a bomba. 

Ainda é protótipo, está bagunçado, pois conforme meu aprendizado cresce, o projeto muda.. 

Caso tenha tempo, segue alguns vídeos e fotos.

IMG-20240906-WA0075(1).jpg

Linear 18v 20A, para 12v, 4 TIP127.

• Curtir 1
Postado

Ili9488, 3.5"

Screenshot_20240820_203715.thumb.jpg.f71ea9b236044c6d5cf0e5db8beeb428.jpgIMG-20250111-WA0027.thumb.jpg.8569f10c115f77dbbccc1d404466d58c.jpg

Screenshot_20240627_082819_Chrome.jpg

Cores do reagente que monitora o nível de Co2. 

Screenshot_20250111_155239_Gallery.jpg

Sensor lendo a cor.

Screenshot_20250111_155429_Gallery.jpg

Nada de jumper, tudo com borne. 

Screenshot_20250111_155359_Gallery.jpg

App do cel..

Screenshot_20250111_155301_Gallery.jpg

PWM das luminárias com transistor, na época TIP122, hj são TIP142.

Screenshot_20250111_155838_Gallery.jpg

Luminárias, no total 5 calhas dessas com 2m de comprimento. Por isso os 20A de consumo.. kkkkk

20240628_103838.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!