Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Com o surgimento dessas novas tecnologias + pouco ganho de desempenho bruto + jogos mau otimizados, parece que causa uma rápida obsolescência da GPU e isso complica pro consumidor. Se eu comprar uma GPU agora, qual será a garantia de que nas gerações futuras não irá surgir uma tecnologia que deixa as anteriores significativamente obsoletas?

Já existe jogo hoje com requisito recomendado o Frame Generation, as RTX 30 já não têm suporte pra isso. E todos sabemos o que vai acontecer: as empresas vão usar essas tecnologias como muleta para não otimizar os jogos e as placas mais antigas vão ser significativamente prejudicadas por isso. Uma RTX 30 ou 20 que teria potencial pra rodar um jogo a 40~50 FPS, vai rodá-lo a 15. Meu PC roda RDR2 em FULLHD 60, mas não roda MHWilds no modo PS2.

Parece que se eu pagar muito mais caro comprando uma RTX 5070 ela vai durar o mesmo que uma RTX 5060.

Eu estava pensando em me dar o presente de ter um PC com uma GPU categoria 70 pela primeira vez na vida, visando também longevidade, porém com esses preços fico indeciso e parece bastante arriscado.

O que vocês acham? Acham que uma RTX xx70 de hoje durará mais que uma RTX xx60?

Postado

Muito mais.

Inclusive, também ficaria de olho nas Radeon novas da AMD, pois também podem surpreender.

No geral, as RTX **70 são as que mais valem a pena, prezando longevidade. Mas a RTX 4060 durará bastante também. Depende muito do tipo de jogador.

Você consegue comprar e jogar todo lançamento que sai no mercado?

Postado

Até alguns anos atrás, as placas 70 eram consideradas intermediárias premium. Por muitas vezes as placas 70 viam pouca coisa mais lentas que as 80, só que com uma boa diferença de preço, tendo um excelente custo-benefício. Hoje a história é diferente, as placas 70 está fazendo o papel das antigas 60, que sempre foram intermediárias de custo médio, mas ela manteve a faixa de preço elevada das 70. Na verdade toda linha sofreu downgrade, as 60 agora são as antigas 50 e as 80 são as antigas 70.

O preço oficial de uma RTX 5070 no Brasil é de R$5.500, você pode esperar mais ou menos esse valor nos primeiros meses, mas deve cair até o fim do ano, pelo menos uns R$1.000. Isso se o dólar não subir, porque se subir, vai continuar R$5.500. Pessoalmente eu acho R$5.500 um investimento alto demais pra uma placa dessa classe, por mais que seu desempenho bruto esteja mais ou menos no nível da RTX 4070 Ti Super, que hoje é vendida por R$8.000. Ela é uma placa capada em VRAM, 12GB será pouco para uma placa desse nível num futuro próximo, logo logo esse corte de VRAM virá cobrar a dívida.

Existam rumos indicando que as placas RTX 5000 Super virão pra corrigir o problema de VRAM, ou seja, primeiro se lança o problema e depois vende a solução. Tudo indica que as placas Super vão usar os novos módulos de 3GB da Samsung, que são novidade. Atualmente se usa módulos de 2GB, então para 8GB de RAM, são 4x2GB, sendo cada um de 32-bit, então 128-bit. Com módulos de 3GB seria possível ter 12GB 128-bit. Para placas que atualmente são 12GB 192-bit, seria possível 18GB 192-bit.

• Curtir 1
Postado

@Calebe A Melo Não, tanto financeiramente quanto por PC. Meu PC tem uma 2060 de 6GB e um i7 de 8ª geração, já sofre muito, tem muitos jogos que estou esperando um novo PC, como Dragons Dogma 2 e o novo Monster Hunter Wilds.

@Banunin É, vi que as 2070 não são muito recomendadas kkkkk.

@GuilhermeGB Sim, lembro de comentarem desse downgrade, por isso fiquei ainda mais preocupado com a longevidade.

Eu estou querendo pegar uma de 16GB, talvez a 4070 TI Super, mas posso pegar a 5070 de 12GB se esse problema for corrigido, temos que esperar testes ainda.

Acho que vou focar numa categoria 70 mesmo.

Eu não sou de fazer upgrade em PC, de trocar placa de vídeo, eu troco o PC todo. Pela lógica, se eu comprar uma categoria 60, eu trocarei o PC todo com mais frequência e certamente a longo prazo eu gastarei mais assim.

Obrigado a todos.

Postado

4070 Super  estava 4.999R$ na terabyte a 3 dias, já subiu 200, está impossível manter preços de placas, toda hora aumenta, cada vez pior.

Postado
29 minutos atrás, Esraeu disse:

mas posso pegar a 5070 de 12GB se esse problema for corrigido,

Ele seria corrigido só numa 5070 Super, seria outra placa nova diferente da que será lançada agora.

Postado

@Banunin É, tenho acompanhado e está subindo muito. Achei que era por causa que iria sair uma nova geração.

@GuilhermeGB Tem a 5070 TI, de preço estimado de R$ 7500,00... Essa tem 16 GB.

Quando eu falei sobre resolver o problema, eu me referi a compressão:

Os RTX Neural Shaders impulsionarão a próxima década de inovações gráficas. Eles podem ser usados para comprimir texturas em até 7X, economizando grandes quantidades de memória gráfica.

- Site Nvidia.

Aí talvez uma RTX 5070 de 12GB seja o bastante.

• Curtir 1
Postado

@Esraeu sim, mas isso não foi explicado direito. Está mais para um recurso que vai depender da aceitação dos desenvolvedores para ser implementada dentro dos jogos. Isso sobre texturas comprimidas via IA já tinha sido relevado em 2023, mas se a NVIDIA pretendesse utilizar isso como solução para baixa VRAM, acredito que teriam feito maior marketing em cima, igual fazem marketing em cima de geração de quadros (fakes) via IA.

Artigo de 2023: https://videocardz.com/newz/nvidia-neural-texture-compression-offers-4-times-higher-resolution-than-standard-compression-with-30-less-memory

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...