Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho o positivo vision r15 com um Ryzen 7 5700U, 16GB de ram, já tentei com diversos programas para overclock que suportam teoricamente esse processador mas nenhum deles funcionou, além de que a BIOS é extremamente limitada. Como posso fazer para desbloquear o overclock principalmente para a GPU?

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Gustavo de Almeida Lima disse:

Tenho o positivo vision r15 com um Ryzen 7 5700U, 16GB de ram, já tentei com diversos programas para overclock que suportam teoricamente esse processador mas nenhum deles funcionou, além de que a BIOS é extremamente limitada. Como posso fazer para desbloquear o overclock principalmente para a GPU?

Bom dia, Gustavo. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

Para esse processador, overclock não será necessário, desde que você saiba configurar bem os recursos do seu sistema, para aproveitar bem sua quantidade de núcleos e frequência. O Ryzen 7 5700U é um processador excelente para notebooks e deve oferecer performance satisfatória para a maioria das coisas que você queira fazer, que dependam principalmente de potência de CPU.

Se tratando da GPU integrada do processador, por ela ocupar uma área consideravelmente menor em relação a um chip gráfico dedicado (se seu notebook tivesse um), é altamente desaconselhável que você tente fazer overclock dela (a não ser que você tenha experiência no assunto e saiba muito bem o que está fazendo, sabendo que vai perder a garantia do produto por esse tipo de modificação). Além disso, por conta do funcionamento altamente paralelizado de uma GPU, o que normalmente se faz, para otimização de GPUs mais poderosas, é reduzir a tensão (undervolting) dela, já que esse tipo de ajuste, quando bem feito, promove mais estabilidade em tarefas de processamento gráfico mais intenso, como jogos, por exemplo.

Conhecendo os devidos riscos, o controle de potência energética da GPU pode ser feito pelo programa MSI Afterburner. Se preciso, veja tutoriais de canais confiáveis no YouTube sobre seu uso, e proceda com cautela.

• J.Augusto F alterou o título para É possível fazer overclock no Notebook Positivo Vision R15?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...