Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou enfrentando um problema com meu DVR Citrox e gostaria da ajuda de vocês para entender o que pode ter acontecido e se há uma solução possível. Após uma forte tempestade com raios, percebi que duas câmeras do sistema pararam de funcionar. Fiz alguns testes e cheguei à conclusão de que tanto as câmeras quanto os dois canais do DVR onde elas estavam conectadas foram danificados.

Para confirmar, peguei uma câmera que sei que está funcionando e a conectei em um dos canais que ainda operam normalmente. A câmera funcionou sem problemas. Em seguida, conectei essa mesma câmera em um dos canais que parecem defeituosos, e, como esperado, não houve nenhuma imagem.

Eu assisti a alguns vídeos no YouTube onde explicaram que os canais dos DVRs geralmente são compostos por dois resistores e um varistor. Pelo que entendi, o varistor tem a função de proteger a placa contra sobretensões. Segundo os vídeos, seria possível fazer o canal voltar a funcionar removendo o varistor danificado e conectando diretamente os contatos.

O varistor está identificado como: P008A 2122
E os resistores possuem as seguintes especificações: 330 e 820.

Gostaria de saber se alguém aqui já realizou esse tipo de reparo e se essa abordagem realmente funciona. Existe algum risco associado a essa solução?

imagens

imagem 1 

imagem 2

imagem 3

imagem 4

Placa:
AP1GczP77CtY0edE2myk9mXltCC17NXzZwmCaPgb

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, xandy4321 disse:

resistores possuem as seguintes especificações: 330 e 820

33 e 82 ohms ... meça com multímetro - se possuir/souber usar

1 hora atrás, xandy4321 disse:

removendo o varistor danificado e conectando diretamente os contatos.

Pra teste é válido sim. Caso o varistor entrou em curto, pode resolver. Só não deve ficar sem ele ou alguma outra proteção. Mas se danificou o circuito de entrada analógica do sistema, já era.

Postado

Segue sua pergunta revisada e aprimorada:

Estou testando o varistor com o multímetro em modo de continuidade, e ele está apresentando leitura de 080 tanto no canal que não funciona quanto no canal que funciona. Pode ser que essa leitura esteja sendo influenciada pelo fato de o componente ainda estar conectado à placa?

Os resistores estão medindo 33.2 Ω e 82.3 Ω nos canais que funcionam e nos que não funcionam, indicando que aparentemente estão em boas condições.

Os canais 1 e 4 do DVR estão funcionando normalmente. Pela lógica, isso sugere que o circuito de entrada analógica pode estar operando corretamente, mas existe a possibilidade de algum dano que não seja detectado pelos testes realizados até agora?

Resumindo, ao comparar os componentes dos canais que funcionam com os dos que não funcionam, não identifiquei nenhuma anormalidade nos testes com o multímetro enquanto os componentes permanecem conectados na placa. Dado isso, você recomendaria remover o varistor e ligar diretamente para descartar essa possibilidade como a causa do problema?

imagem da traseira onde tem transistores que pode ter relação:
imagem 5

vídeo para tentar conseguir ajuda:
link

Postado

Atualização: acabei de remover o suposto varistor e testei o canal sem ele e não funcionou, fiz um novo ainda sem ele porém com os contatos onde ele estava conectados e continuou sem funcionar.

detalhe os resistores estão funcionando perfeitamente.

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, xandy4321 disse:

080 tanto no canal que não funciona quanto no canal que funciona. Pode ser que essa leitura esteja sendo influenciada pelo fato de o componente ainda estar conectado à placa?

Sim.. é algo como a impedância de 75ohms que mencionei agora há pouco pra outro membro.

canais 1 e 4 do DVR estão funcionando normalmente. Pela lógica, isso sugere que o circuito de entrada analógica pode estar operando corretamente

Parcialmente correto e, sim...

existe a possibilidade de algum dano que não seja detectado

Pela foto, os sinais não passam por multipex analógico - o que seria menos difícil consertar - e vão direto pro microcontrolador provavelmente aquele bga ou o com dissipador. Ele possui multiplex interno. Mas tenta seguir o sinal e ve as peças por onde passa antes de entrar no horizonte de eventos deste buraco negro que é o mc. Continue com as medições comparativas.

10 horas atrás, xandy4321 disse:

remover o suposto varistor e testei o canal sem ele e não funcionou, fiz um novo ainda sem ele porém com os contatos onde ele estava conectados e continuou sem funcionar.

Talvez a descarga P.E.M. causou sobrecarga maior que o varistor conseguiria proteger. Isso é normal na eletrônica e corroborado pela lei de murph.

Caso possua osciloscópio e saiba usar, faça-o seguindo os sinais. Ve se passa por aqueles transistores/diodos/mosfets. E se gostas de desafios, você pode cogitar usar sua interface de som (clique) do note como osciloscópio.

Postado

Estou desistindo segue tudo que testei pelas imagens, mas resumindo testei os varistores tanto removendo como colocando o que funcionava e não era, testei os resistores e tudo funciona, testei os mosfets e os resistores dos mosfets e nada, testei os resistores de entrada desse componente grande (Circuito Integrado) e nada. Única coisa que não fiz foi usar osciloscopio pois não tenho e tenho medo de queimar entrada de som do note.

AP1GczNtnTK57esBbJpEXVY935EP17ei_ejE0Mv_

AP1GczPWiW_DGbd9kjvlwoTjMeukh3_dydKENlnF

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!