Ir ao conteúdo

Adaptador Wi-Fi TP-Link Archer T3U não funciona e deixa o sistema instável

Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

Posts recomendados

Postado

Honestamente não sei dizer se é um problema de hardware ou software, porém acredito ser de hardware de alguma forma.

Recentemente adquiri um adaptador wiifi Archer T3U, que inialmente conectava e funcionava, porém com algumas desconexões. 
Para tentar resolver o problema das desconexões, removi o dispositivo pelo Gerenciador de Dispositivos e, desde então, o adaptador não funciona corretamente e impacta no restante do sistema:

• As opções relacionadas a Wi-Fi (estou utilizando Windows 11) desapareceram
  • Se tento reiniciar o computador com o USB plugado, ele fica preso na tela "Reiniciando...", e volta a funcionar assim que removo o USB do adaptador
  • Se removo o USB e inicio o reinicio do sistema e plugo novamente, na tela de seleção do sistema operacional (uso dual boot), nenhum outro USB é reconhecido (inclusive teclado e mouse), voltando a funcionar imediatamente assim que removo o USB do adaptador
  • Se no Gerenciador de Dispositivos tento "Verificar se há alterações de hardware", a janela de "Examinando hardware compatível com Plug and Play..." fica travada, voltando ao normal assim que removo o USB do adaptador
  • O instalador do driver do adaptador não consegue encontrar o dispositivo, exceto em modo de segurança

No Visualizador de Eventos do Windows, existem diversos erros "O dispositivo USB\VID_2357&PID_012D\123456 teve um problema ao iniciar.", relacionados aos drivers "netrtwlanu.inf" e "oem66.inf".

Já tentei:

• Desinstalar e instalar os drivers novamente
  • Deixar apenas o USB do adaptador plugado
  • Reiniciar as configurações de rede

Os problemas também parecem ocorrer em outra instância do Windows que está em outro SSD, assim como problemas parecidos numa instância do Linux Mint que também está em outro SSD.

Caso seja importante, minha placa-mãe é uma MSI B550 Tomahawk.

Obrigado!

• Rio McCloud alterou o título para Adaptador Wi-Fi TP-Link Archer T3U não funciona e deixa o sistema instável
  • Moderador
  • Solução
Postado

@GoldStyle Boa tarde!

50 minutos atrás, GoldStyle disse:

Os problemas também parecem ocorrer em outra instância do Windows que está em outro SSD, assim como problemas parecidos numa instância do Linux Mint que também está em outro SSD.

Isso me leva a crer que o adaptador está defeituoso, e não o sistema operacional.

Postado
30 minutos atrás, Rio McCloud disse:

@GoldStyle Boa tarde!

Isso me leva a crer que o adaptador está defeituoso, e não o sistema operacional.

Eu posso de alguma forma ter danificado ele somente removendo o dispositivo no Windows? Como eu disse, inicialmente ele estava funcionando (mesmo que com algumas quedas de conexão)

Postado

Testei o adaptador em outro computador e apareceram os mesmos erros.

É realmente muito estranho porque inicialmente estava funcionando, de alguma forma ele foi danificado, eu acho.

Obrigado pela atenção.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...