Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber, se caso eu conecte um monitor externo em um notebook eu ganharia os FPS?

Se sim, tenho um notebook com apenas vídeo integrado (sem placa de vídeo dedicada), sabendo disso ao conectar o monitor eu ganharia FPS ainda, perderia ou continuaria com a mesma taxa do monitor? Isso com a tela do notebook desligada, somente com vídeo no monitor. 

Postado

Você não vai ganhar mais FPS por ligar o notebook em monitor externo.

O o que ocorre e o seguinte, em notebooks que possuem GPU integradas e GPU dedicada. Quando jogamos na própria tela do notebook existe um pequeno gargalo por conta da gpu integrada, mesmo quando estamos jogando um game pesado que utiliza a GPU dedicada o sistema do notebook sobre um pequeno gargalo para gerenciar as duas GPUs ao mesmo tempo.

Quando ligamos a gpu dedicada do notebook a um monitor externo esse gargalo não existe mais, por que o sistema desabilita a gpu integrada e com isso não precisa mais gerenciar a GPU integradas.

Mas e como falei e um gargalo muito pequeno, ele existe mas e bem pequeno.

• Membro VIP
Postado
Em 26/01/2025 às 01:46, Horbuz disse:

Gostaria de saber, se caso eu conecte um monitor externo em um notebook eu ganharia os FPS?

Se sim, tenho um notebook com apenas vídeo integrado (sem placa de vídeo dedicada), sabendo disso ao conectar o monitor eu ganharia FPS ainda, perderia ou continuaria com a mesma taxa do monitor? Isso com a tela do notebook desligada, somente com vídeo no monitor. 

Seus FPS efetivos não seriam afetados, se as resoluções do monitor externo forem iguais as da sua tela principal. Se sua tela principal é 1080p, por exemplo, e seu monitor externo é 4K, há sim diferença de performance, mesmo que os ajustes gráficos do jogo não sejam alterados (isso tem mais a ver com a largura de banda das informações de vídeo passando pelo cabo). Se você estiver na situação que descrevi, baixe a resolução do monitor externo para igualar a resolução da tela principal e aí sim, não deve haver diferença nenhuma na performance.

• Coordenador
Postado

@Horbuz depende do modelo do notebook. Como já disseram acima, alguns notebooks possuem processamento híbrido de vídeo, usando a GPU integrada e depois usando a GPU dedicada, fazendo com que haja perda de desempenho nesse caminho de processamento por conta do gargalo que a GPU integrada causa. Ocorre que a maioria dos notebooks atuais possuem um sistema onde você pode desativar a GPU integrada e usar apenas a dedicada, sem precisar de monitor externo, o que faz ter certo ganho de desempenho, dependendo do jogo. Alguns modelos também possuem a saída HDMI ligada à GPU dedicada, e ao conectar um monitor externo, você usará apenas ela, podendo ter ganho de desempenho. Se o ganho vai ser considerável ou não, depende do modelo do notebook e do jogo.

Assista esses vídeos:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...