Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, desculpa criar um topico novo , mas não consegui encontrar o que eu preciso de fato.

Descrição:

na minha casa, tenho duas bombas d'agua. Bomba 1 ligada na agua da rua ligada direto na caixa d'agua onde tenho uma boa elétrica que envia o comando de quando esta vazia pra encher e quando esta cheia desliga, Tenho a Bomba 2 ligada no poço artesiano onde utilizo quando não tenho agua da rua. mas para encher a caixa preciso fazer a ligação dela manual mente.

o problema: quando não tem agua da rua eu só percebo quando a agua realmente acaba na torneira, ai saio correndo pra desligar a bomba 1 pra ligar a bomba 2 manualmente. mas quando isso acontece, a bomba 1 ja esta tão quente a ponto de derreter as conexões.

Preciso que quando a bomba seja acionada e perceba que não tenha fluxo de agua, ela desligue automaticamente e Ligue a Bomba 2 e que assim que encher a caixa ela desligue automaticamente. e claro, senao houver agua no poco que ela também desligue.

Vi que posso utilizar o Interruptor De Sensor De Fluxo De Agua (Fluxoxtato) para desligar a bomba 1, mas qual seria o esquema correto para o problema acima funcionar perfeitamente?

obrigado.

• Solução
Postado

@Reginaldo Filho Exato, com o Fluxostato você consegue resolver um dos seus problemas, que seria desligar a bomba 01 quando houver falta de água por parte da companhia.

Problema 2: Você precisa ativar a bomba 02 quando não houver água vindo da companhia certo? A opção "simples" que eu diria, era você instalar uma boia para a bomba 02, porém com regulagens diferentes;Exemplo: Sua boia elétrica que controla a bomba 01 da companhia está regulada para ligar assim que a caixa atingir 30% da sua capacidade certo? Ai você vai colocar uma outra boia para a bomba 2 mas porém ira regular para que ela acione a bomba apenas quando a caixa tiver com 20% da capacidade dela entendeu? você deixa a boia 02 com regulagem abaixo da 1.

Em tese eu acredito que funcione, pois sempre que você estiver com o fornecimento da água da companhia normal, a sua boia sempre vai acionar com os 30% de capacidade.

Quando ocorrer falta de água da companhia, e seu consumo atingir os 20% que a boia 02 está regulada, ai vai acionar a bomba do poço. ( e o fluxostato vai fazer com que a alimentação da bomba 01 seja cortada por não haver água vindo da companhia)

Obs( e a boia da bomba 02 também ira garantir que sua bomba 02 desligue assim que a caixa encher )

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado

A automação pedida é simples. Segue o desenho:

Sem título.png

O desenho começa pelo botão de rearme. A explicação dele estará no final. 

Faltando água na caixa, a boia fecha o contato. A energia liga o relé temporizado na energização e desce pelo contato normal fechado do relé temporizado T1 na energização para ligar a contatora da bomba da rua. Temos então várias situações possíveis:

1 - Há água na rua e dentro do prazo de 5 segundos do temporizado a bomba liga e fluxostato, sentindo a passagem da águas fecha o contato. Quando passarem os 5 segundos o relé T1 aciona seu contato na direção da contatora da bomba do poço mas o fluxostato mantém a contatora da bomba da rua ligada. Na direção da contatora do poço temos um contato auxiliar NF da contatora da rua que, por estar acionada, abre e impede que a bomba do poço seja ligada. Quando a caixa encher o contato da boia desliga e todo o sistema cai, é o que se espera.

2 - Não há água na rua e dentro do prazo de 5 segundos do temporizado a bomba liga e o fluxostato, não sentindo a passagem da água, não fecha o contato. Quando passarem os 5 segundos o relé T1 aciona seu contato na direção da contatora da bomba do poço. Na direção da contatora do poço temos um contato auxiliar NF da contatora da rua que, por estar desligada, permite que a bomba do poço seja ligada exceto se a boia do poço acusar baixo nível e abrir o contato. Quando a caixa encher o contato da boia desliga e todo o sistema cai, é o que se espera.

3 - Não há água na rua e nem no poço. O sistema fica tentando ligar a contatora do poço sem sucesso devido ao poço seco. Mesmo que a água da rua retorne o sistema não percebe e fica preso na armadilha. Nas boias de nível temos, normalmente, 3 fios: o comum, o que fecha no nível alto com o comum e o que fecha no nível baixo com o comum. Se, faltando água na rua, no poço e a caixa d'água pedindo reabastecimento, uma lâmpada de sinalização ou alarme sonoro ou qualquer outra coisa pode te avisar da situação. É a função da lâmpada no circuito (opcional). 

Finalmente o botão de rearme. Pressionando momentaneamente o botão de desarma a armadilha e o sistema volta a tentar bombear a água começando pela rua.

• Curtir 1
Postado

Outra solução seria utilizar um termostato na bomba da rua, que quando aquecer um pouco desligaria ela e ligaria a bomba do poço.
Não vai funcionar tão bem mas creio que é bem mais simples de montar que uma solução c/ fluxostato.

Postado
33 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Outra solução seria utilizar um termostato na bomba da rua, que quando aquecer um pouco desligaria ela e ligaria a bomba do poço.
Não vai funcionar tão bem mas creio que é bem mais simples de montar que uma solução c/ fluxostato.

Vai ter que colocar o termostato dentro da bobina, poucos tem habilidade para isso. Se for aguardar que a carcaça fique quente até o inverno irá sabotar a sua ideia.

Sensores de vazão, colocados saída de água da boia são de fácil e intuitiva construção. Uma haste com um pá no extremo, como um remo. A água que cai empurra a pá e esta aciona um interruptor. Isso também é utilizado para saber se há ventilação suficiente em locais críticos, vento no lugar da água.

Outra montagem: um copo com furo pequeno no fundo, a água da boia caindo dentro. O peso da água aciona a haste, igual ao remo. Quando a água parar de fluir o pequeno furo esgota a água e a haste sobe. Recursos básicos de instrumentação em ambientes explosivos, onde a energia elétrica é proibida. O interruptor não necessita ser elétrico, pode ser pneumático.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...