Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

me disseram disso: Só se for jogo antigo né? Porque vários jogos recentes tem trava de placas sem RTX (Indiana Jones, Final Fantasy VII Rebirth, Doom Eternal...). Esses jogos nem abrir na sua placa eles abrem.

tenho medo de comprar placa de vídeo nivida depois disso e estou pensando em comprar RX 6600 mas tenho que confirmar disso antes de comprar alguma placa de vídeo RTX porque tenho GTX 1650 super que roda de boas em 1080p 60 fps e nem queria ser obrigado de mudar 😞

essa fonte: 

mesmo assim fico na dúvida se meu GTX 1650 super vai conseguir rodar os jogos modernos porque comprei em 2021 ele tá firme e rodando de boas. 

• Membro VIP
Postado

É pelo suporte para Ray Tracing pelo que entendi. 

A RTX mais recente que ainda é vendida é a RTX 3060 12gb. 

7 minutos atrás, Mago Dragão Nascido disse:

tenho medo de comprar placa de vídeo nivida depois disso

Não entendi o motivo, é uma questão de tecnologia da placa de vídeo que o jogo precisa para rodar... Pode ser até uma RTX 2060.

O Ray Tracing começa suporte na AMD RX 6000. Então mesmo com uma RX 5700 XT o jogo não vai abrir.

• Solução
Postado

Não é que exista uma "trava"... esses jogos mais novos usam alguns tecnologias (principalmente de iluminação) que utilizam RayTracing, dai o requisito...

Mas não funcionam apenas em placas RTX da Nvida... Placas da AMD da Series 6000 também tem suporte a Raytracing (até a RX 6400 tem)

E sim, os jogos nem abrem se não tiver suporte a RayTracing no Hardware, por isso o requisito mínimo á RTX 2060, que é a placa mais simples com o suporte... as da Serie 10/16 ate suporta via driver, mas não tem o Hardware, por isso não abrem o jogo

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, bngomes disse:

até a RX 6400 tem

A verdade é que esse é um jogo para quem tem no mínimo uma RX 6750 XT ou RTX 4060 TI. Não espere bom desempenho com placa de vídeo de entrada. A própria RTX 2060 6gb vai apanhar muito para manter 60 FPS, mesmo tendo suporte, por isso o mínimo é a RTX 2060 super (8gb).

Postado

entendi muito obrigado galera, eu vou evitar comprar jogos AA e AAA novos até porque estão caros por exemplo gta 6 e nem pretendo atualizar o placa de vídeo só vou comprar jogos indies e jogar que eu tenho com meu placa de vídeo velho GTX 1650 até ele parar de funcionar. 

Postado

@Mago Dragão Nascido

Alguns jogos novos passaram a aderir algumas tecnologias e recursos como uso obrigatório, da mesma forma como em muitos casos apenas tendo suporte ao DirectX 12 para rodar.

Outros exemplos seriam o uso por padrão do ray tracing ou o polêmico mesh shader. (GTX 1080TI por exemplo mal rodou de forma aceitável Alan Wake 2 devido a falta de suporte ao mesh shader)

Infelizmente isto está sendo cada vez mais comum pelo avanço rápido das tecnologias, diferente de tempos atrás que placas viravam absoletas apenas por terem desempenho bruto defasado e a falta de alguns recursos faziam juz em vários cenários, porém hoje mesmo com placas com desempenho bruto ainda forte, ou seja, bom hardware, a defasagem se torna agora pelo lado do software.

Contudo esta informação não condiz apenas com a Nvidia, pois placas da AMD também possui algumas restrições comparado a linhas antigas.

Enfim, quem passou a informação se referindo apenas as placas RTX, lhe resumiu demais o contexto.

Edit:

Placas como a GTX 1650 / 1060 e RX 580 são consideradas de entrada no cenário atual, logo é comum rodar porcamente alguns novos títulos AAA.

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, Pedroou disse:

A verdade é que esse é um jogo para quem tem no mínimo uma RX 6750 XT ou RTX 4060 TI. Não espere bom desempenho com placa de vídeo de entrada. A própria RTX 2060 6gb vai apanhar muito para manter 60 FPS, mesmo tendo suporte, por isso o mínimo é a RTX 2060 super (8gb).

Eu zerei esse jogo na versão do GamePass com uma 3060... no ultra, com o RT padrão do jogo.. em 1080P roda cravado a 60fps boa parte do jogo. .teve algumas excessos mas muito poucas que o jogo caiu pra 45...

Segundo os teste do Digital Foundry e do Adrenaline, o jogo em si não é tão pesado quanto os requisitos levam a crer... o que pega mesmo é a VRAM... menos de 8GB o jogo roda muito mal...

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, bngomes disse:

o que pega mesmo é a VRAM... menos de 8GB o jogo roda muito mal

Tenho reparado que os jogos novos, principalmente os AAA, possuem apenas um padrão de texturas, logo as opções gráficas são mais referente ao visual e efeitos gerais.

Este padrão de texturas já são para rodar em resoluções altas, como em 4K, o que pesa muito em VRAM, mesmo que em FullHD e com tudo no mínimo, e isto tem acontecido com mais frequência devido as tecnologias como o FSR e o DLSS que tapam esta carência de desempenho bruto.

E sinceramente não sei até a VRAM é o fator limitante, pois possuo uma RX 7600 que seria com 8GB de VRAM e em 128bits, além de usar placa-mãe com PCI-e 3.0, o que piora o cenário da largura de banda. Não uso FSR em nenhum jogo e mesmo assim consigo rodar maior parte dos jogos em FullHD a 60FPS.

Jogo meus 2 centavos que o problema é mais em relação a otimização dos jogos em si e motores gráficos pouco explorados em questão de aprofundamento técnico.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Mago Dragão Nascido disse:

me disseram disso: Só se for jogo antigo né? Porque vários jogos recentes tem trava de placas sem RTX (Indiana Jones, Final Fantasy VII Rebirth, Doom Eternal...). Esses jogos nem abrir na sua placa eles abrem.

tenho medo de comprar placa de vídeo nivida depois disso e estou pensando em comprar RX 6600 mas tenho que confirmar disso antes de comprar alguma placa de vídeo RTX porque tenho GTX 1650 super que roda de boas em 1080p 60 fps e nem queria ser obrigado de mudar 😞

essa fonte: 

mesmo assim fico na dúvida se meu GTX 1650 super vai conseguir rodar os jogos modernos porque comprei em 2021 ele tá firme e rodando de boas. 

Até então, só ó indiana jones e o Doom the dark ages que vai sair daqui uns meses fizerem essa exigência, mas já existiam outros jogos que faziam uso de Ray Tracing em níveis baixos independente da qualidade gráfica( o jogo do avatar por exemplo.)

Não tem como cravar nada, mas eu duvido que em curto prazo as desenvolvedoras de jogos AAA passem a exigir aleceração de Ray tracing pra abrir os jogos.

Postado
3 horas atrás, DeKKo disse:

Até então, só ó indiana jones e o Doom the dark ages que vai sair daqui uns meses fizerem essa exigência, mas já existiam outros jogos que faziam uso de Ray Tracing em níveis baixos independente da qualidade gráfica( o jogo do avatar por exemplo.)

Não tem como cravar nada, mas eu duvido que em curto prazo as desenvolvedoras de jogos AAA passem a exigir aleceração de Ray tracing pra abrir os jogos.

Final Fantasy Rebirth tambem... Esse dois já saíram...  Alan Wake 2 também exigia mas fizeram um patch depois pra desabilitar o recurso que precisa nas placa mais antigas...

7 horas atrás, Lost Byte disse:

Tenho reparado que os jogos novos, principalmente os AAA, possuem apenas um padrão de texturas, logo as opções gráficas são mais referente ao visual e efeitos gerais.

Este padrão de texturas já são para rodar em resoluções altas, como em 4K, o que pesa muito em VRAM, mesmo que em FullHD

Indiana Jones tem uma opção de cache de textura na Vram que voce controla a quantidade... esqueci agora o nome do recurso...

Uma coisa que tenho notado nessa geração é que as especificações Baixa, Media, Alta e Ultra por exemplo, não diz mas tanto quanto a qualidade dos graficos e sim se referem maia a resolução (Baixa (720P), Media (1080p), Alta (1440p) e Ultra (2160p),, talvez tenha relação com o a VRAM pra atingir tais resoluções...  Em alguns jogos mudar de Alta pra Media quase não muda a qualidade gráfica na tela se voce tiver jogando em 1080p por exemplo...

Eu particularmente  acho que esse requisito de Ray Tracing por hardware é sem volta de agora em diante... 

• KairanD alterou o título para É verdade que placas de vídeo RTX são necessárias para rodar jogos modernos?
  • Coordenador
Postado
9 horas atrás, Pedroou disse:

A verdade é que esse é um jogo para quem tem no mínimo uma RX 6750 XT ou RTX 4060 TI.

7 horas atrás, Lost Byte disse:

E sinceramente não sei até a VRAM é o fator limitante, pois possuo uma RX 7600 que seria com 8GB de VRAM e em 128bits, além de usar placa-mãe com PCI-e 3.0, o que piora o cenário da largura de banda.

O Indiana Jones, citado neste tópico, é um jogo polêmico. Isso porque, apesar de exigir hardware para ray tracing e ser patrocinado pela Nvidia, acabou demonstrando a limitação que 8GB de VRAM podem provocar: https://www.digitaltrends.com/computing/indiana-jones-8gb-graphics-cards/

indiana-jones-1080p-benchmarks.jpg?fit=7

As placas da Nvidia costumam ter melhor desempenho em ray tracing. Contudo, ao mesmo tempo, essa tecnologia joga muita carga sobre a VRAM... Como resultado, no teste acima (em 1080p), a RTX 4060 Ti de 8GB, por exemplo, levou uma surra monumental da RX 6700 XT, que tem 12GB. A RX 7600, também com 8GB, apresentou quase o mesmo desempenho de FPS médio da RTX 4060 Ti, que é uma placa superior. Isso reforça que o gargalo estava na VRAM. A situação fica ainda mais grave ao observar o FPS mínimo: placas de 8GB, em geral, apresentaram muito stutter.

O futuro é incerto e correções podem acabar chegando para esse jogo. Mas atualmente já é possível observar alguns casos que demonstram como a falta de VRAM pode ser um gigantesco gargalo em situações de uso muito intenso.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!