Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu SSD Sata da Sandisk tá com alerta, fui testando alguns programas tipo o Hard Disk Sentinel e vi que era devido a quantidade de dados que já foi escrito nele. Tem algum jeito de eu dar uma pequena sobrevida a ele?

ImportedPhoto_1738341229746.jpg.49ba80bec1529e67847bb475b3ac6b89.jpg

• Moderador
  • Solução
Postado
19 minutos atrás, Paulovin7 disse:

que era devido a quantidade de dados que já foi escrito nele. Tem algum jeito de eu dar uma pequena sobrevida a ele?

Não. Os fabricantes informam um valor de TBW (Total Bytes Written) que indica quantos dados podem ser escritos na unidade antes de ela perder a garantia (não significa necessariamente que irá pifar quando atingir esse valor), sendo que esse valor existe exatamente pois a vida útil de um SSD é determinada pela quantidade de dados escritos. Então não há nada que possa ser feito.

Postado

@GabrielLV

3 minutos atrás, GabrielLV disse:

Não. Os fabricantes informam um valor de TBW (Total Bytes Written) que indica quantos dados podem ser escritos na unidade antes de ela perder a garantia (não significa necessariamente que irá pifar quando atingir esse valor), sendo que esse valor existe exatamente pois a vida útil de um SSD é determinada pela quantidade de dados escritos. Então não há nada que possa ser feito.

Entendi, poxa estava querendo vender ele pois comprei um NVMe e iria ficar somente com esse novo mas pelo visto vou manter ele como um secundário até o fim dele chegar kkkk. Obrigado!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
20 horas atrás, GabrielLV disse:

Com todo respeito discordo parcialmente em que não há nada que possa ser feito.

Antes de me tornar um sucateiro de SSD eu também achava que nada poderia ser feito para reparar ou modificar a saúde do SSD.

Agora, entretanto, após tomar conhecimento de que em alguns casos é possível instalar uma nova firmware no SSD, constatei que a instalação da nova firmware faz com que a contagem de TBW seja zerada e desta forma os programas indicadores de saúde da unidade pensam que o SSD é novo e o exibem como saudável.

Na teoria o SSD ganha uma sobrevida, como por exemplo no caso abaixo:

Já no caso da unidade Sandisk não ter uma firmware disponível na internet, ai sim não há mais nada à ser feito, exceto se for remover fisicamente as nands para usa-las em outro SSD.

• Confuso 1
  • Moderador
Postado
5 horas atrás, Pincipi disse:

Antes de me tornar um sucateiro de SSD eu também achava que nada poderia ser feito para reparar ou modificar a saúde do SSD.

5 horas atrás, Pincipi disse:

constatei que a instalação da nova firmware faz com que a contagem de TBW seja zerada e desta forma os programas indicadores de saúde da unidade pensam que o SSD é novo e o exibem como saudável.

Como você mesmo disse, os programas de análise de HD/SSD PENSAM que o SSD é mais novo. Ou seja, não aumentou a vida útil coisa alguma, apenas removeu os valores (ou seja: adulterou os resultados).

A vida útil das NANDs são medidas por ciclos de escrita. Você adulterar o contador fará com que a vida útil já desgastada retorne? Obviamente não. É a mesma coisa que eu mudar a minha data de nascimento para 20 anos mais recentes e achar que isso faz com que eu fique mais jovem/que eu "ganhei 20 anos de idade a mais". Essa afirmação não tem pé nem cabeça.

O procedimento que você está sugerindo, como você mesmo disse, irá apenas resetar o contador, sendo que é exatamente este procedimento que muitas marcas de SSDs vendidas em meios duvidosos fazem: vendem unidades que foram maciçamente usadas e depois adulteram o contador para que pareça nova. Volto a perguntar: Isso faz com que a vida útil retorne, ou simplesmente reseta um contador? A sua afirmação não faz nenhum sentido e não condiz nem um pouco com a realidade, além de por si só já ser contraditória.

• Membro VIP
Postado

Vamos lá, por partes, sou adepto da teoria da obsolescência programada.

Abra a sua mente e saia da matrix.

Em resumo; realmente zerar o contador não muda em nada a real vida útil das nands.

O desgaste físico delas não tem com ser alterado de fato, o que se consegue fazer é um exame de superfície no qual são apontados os setores defeituosos e os bons.

Este exame não pode ser fraudado ou adulterado, pode ser contornado apenas reduzindo a capacidade visível ao usuário

Por exemplo vou comparar chulamente um pneu de carro com a nand, ambos tem desgaste conforme o uso.

No caso do pneu se faz uma inspeção visual ou se mede com um aparelho.

Neste exemplo comparativo um programa do fabricante faz a medição.

No caso das Nands os programas fazem um exame de superfície e indicam o real desgaste.

Agora entra a minha teoria da obsolescência programada, formulada com base na prática de reinstalação de firmwares em SSDs.

A firmware em si tem uma programação de fábrica oculta ao usuário, não tem como descrever aqui os diversos conceitos técnicos envolvidos mas, a base da teoria é que o contador da firmware dita quando o SSD vai morrer ou não, seguindo a sua programação.

Neste momento entra a minha prática com SSDs mortos os quais encontrei firmware disponível na internet, ao instalar uma nova firmware o contador zerou e as nands permanecem fisicamente como mesmo desgaste de uso.

Na sequência vou usando o SSD ressuscitado até o contador indicar que o SSD deve morrer e de fato o SSD morre mas, ao reinstalar novamente outra firmware, o ciclo continua, o contador é zerado e o SSD retorna à vida como se nada tivesse ocorrido porém o desgaste físico das nands agora é maior do que antes.

Tem SSD que ao ser ressuscitado funciona um pouco e logo em seguida revela todos os seus setores defeituosos e ai é fim da linha mesmo.

Mesmo que seja novamente ressuscitado, em seguida acusa o defeito nas nands.

Tem SSD que ao ser ressuscitado funciona muito bem por mais uma vida útil inteira sem revelar qualquer setor defeituoso.

E tem SSD que pode ser ressuscitado diversas vezes passando por vários ciclos de vida e morte antes de suas nands se tornarem incapazes de ler o que foi gravado.

Isso tudo varia muito de um SSD para outro.

Voltando na comparação da nand com o desgaste do pneu, digamos que você foi usando seu carro e o fabricante estimou que os pneus durariam 40 mil km e quando chega nesta quilometragem, ou até mesmo antes, o programa de monitorar os pneus diz que acabou a vida útil deles e que devem ser trocados, não importa se estão desgastados realmente ou não, essa é em síntese apertada a teoria da obsolescência programada.

Ocorre que se zerar o contador do desgaste do pneu, este passa a ser considerado novo como se tivesse sido trocado e o novo ciclo recomeça.

Se o pneu estiver desgastado de verdade o programa acusa que deve ser trocado, igual o caso do SSD com as nands ruins.

Se o pneu não estiver desgastado, ele vai rodar normalmente até atingir a contagem ou realmente se desgastar.

Numa nova comparação, usando o exemplo de nossa vida útil que segundo alguns cientistas é de 120 anos, ai nosso fabricante nos programa para morrer com vinte anos, se formos ressuscitados nesta primeira morte, em teoria, ainda nos resta mais cem anos de vida útil.

Você renasce agora com vinte anos, com expectativa real de cem anos restantes e expectativa de vida do fabricante de vinte anos.

Lhe convido a testar por si mesmo pegando um SSD condenado e procurar por uma firmware para ele, instalando e usando até ele morrer novamente e reinstalar a firmware.

Eu só passei a acreditar nisso tudo vendo com meus próprios olhos.

• Haha 1
  • Moderador
Postado

@Pincipi Acho interessante que você concorde com as afirmações, mas ao mesmo tempo use argumentos contraditórios, utilizando expressões como "saia da matrix" ou se referindo ao desgaste natural de uma peça como "obsolescência programada".

A questão principal aqui é a dúvida central do tópico: se é possível ou não aumentar a vida útil de uma peça. Pelo que você mesmo mencionou, isso só seria viável alterando os valores especificados pelos programas (ou seja: adulterando os valores).

2 horas atrás, Pincipi disse:

O desgaste físico delas não tem com ser alterado de fato, o que se consegue fazer é um exame de superfície no qual são apontados os setores defeituosos e os bons.

Este exame não pode ser fraudado ou adulterado, pode ser contornado apenas reduzindo a capacidade visível ao usuário

Quanto ao restante, prefiro não comentar, pois o objetivo deste tópico – e do fórum como um todo – é discutir questões técnicas, e não levantar hipóteses sem embasamento técnico sobre possíveis intenções ou "mentiras ocultas" dos fabricantes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...