Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, uma semana abençoada a todos! 

Estou com uma dúvida: tenho 2 memórias xpg gammix d45 3600mhz 8gb cada.. e minha placa e processador suporta 3200 MHz somente, sem oc.. 

Se quando eu for comprar mais 2 módulos, eu comprar da mesma marca e modelo, porém com frequência 3200mhz, terei problemas? 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Gustavo Isaac Guimarães Lo disse:

Bom dia, uma semana abençoada a todos! 

Estou com uma dúvida: tenho 2 memórias xpg gammix d45 3600mhz 8gb cada.. e minha placa e processador suporta 3200 MHz somente, sem oc.. 

Se quando eu for comprar mais 2 módulos, eu comprar da mesma marca e modelo, porém com frequência 3200mhz, terei problemas? 

Bom dia a todos. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware, Gustavo.

A depender do seu processador, como disse o Cristian anteriormente, pode não ser uma boa ideia misturar 4 módulos de RAM. É preferível que você tenha dois pentes maiores do que 4 deles menores, que resultem na mesma capacidade (exemplo, é melhor ter 2x16 = 32GB RAM, do que 4x8GB = 32GB RAM).

Agora, caso queira manter o uso de 4 módulos, você não deve ter problemas. No entanto:

1. suas memórias juntas estarão configuradas a 2133mhz, no máximo (na primeira inicialização juntas). Você deverá entrar na sua BIOS, resetar os valores padrão de fábrica (para não ter problemas de compatibilidade), e depois entrar de novo na BIOS para ativar o DOCP (que vai empurrar as memórias para o máximo da sua placa, 3200mhz).

2. a frequência geral das suas memórias pode ficar abaixo dos 3200mhz máximos suportados, por conta da quantidade de pentes e da controladora do seu processador.

• Curtir 1
Postado

@CristianCDS R7 5700x

Msi b550m pro vdh

RTX 4060

500gb SSD M.2

Galax ômega 650w

2x8 gb memória xpg gammix 3600mhz.

Vou manter os 16 gb por enquanto mesmo, futuramente pego 2 de 16 e fixo com 32..

Tenho outra dúvida, minhas memórias são 3600mhz e minha placa-mãe e processador são no máximo 3200mhz sem oc.. quando eu for ativar o xmp de memória, vai dar problema? Por ela ser frequência maior que a da placa-mãe e processador..

@Gabriel U amigo, obrigado pelas informações! Outra dúvida, meu processador e placa-mãe suportam no máximo 3200mhz, e minhas memórias são 3600mhz. Se eu ativar xmp pra ficar em 3200mhz poderei ter problemas? Ou nem preciso ativar xmp?

• Membro VIP
Postado
31 minutos atrás, Gustavo Isaac Guimarães Lo disse:

@CristianCDS R7 5700x

Msi b550m pro vdh

RTX 4060

500gb SSD M.2

Galax ômega 650w

2x8 gb memória xpg gammix 3600mhz.

Vou manter os 16 gb por enquanto mesmo, futuramente pego 2 de 16 e fixo com 32..

Tenho outra dúvida, minhas memórias são 3600mhz e minha placa-mãe e processador são no máximo 3200mhz sem oc.. quando eu for ativar o xmp de memória, vai dar problema? Por ela ser frequência maior que a da placa-mãe e processador..

@Gabriel U amigo, obrigado pelas informações! Outra dúvida, meu processador e placa-mãe suportam no máximo 3200mhz, e minhas memórias são 3600mhz. Se eu ativar xmp pra ficar em 3200mhz poderei ter problemas? Ou nem preciso ativar xmp?

O XMP pode ser ativado sem problemas. Porém, dependendo do perfil escolhido (sua placa deve saber determinar qual a melhor opção), o resultado pode ser:

a. se as 4 memórias são Single Rank: 2933mhz

b. se as 4 memórias são Dual Rank: 2667mhz

Postado

@Gabriel U vou usar 2 pentes mesmo man. Quando eu quiser mais memória ai pego 2 pentes de 16, igual vcs me falaram.. ai sendo assim, você acha que as memórias vão funcionar em 3200mhz no xmp?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...