Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal, tenho uma esteira Polimet EP 1600. Esses dias ela parou de funcionar com meu filho, a parte de acionamento esquentou bastante. Deixei esfriar o motor, e ao girá-lo manualmente percebi que ele estava "enroscando".

Pensei em levá-lo a um profissional, mas acreditem não encontrei ninguém em minha região que trabalha como motores de esteira. Já trabalhei com manutenção mecânica industrial e tenho uma noção rudimentar de elétrica, dessa forma retirei o motor da esteira e desmontei para ver o que ocorreu.

Havia um material que parece um plástico preto que derreteu e subiu no induzido, criando uma camada de material em volta dele (dessa forma esse material enroscava nos imãs do motor). Com calma fui retirando esse material deixando o induzido limpo (como nas fotos), fiz os testes básicos de continuidade com multímetro e percebi que no coletor, a continuidade fica 180 graus, ou seja, metade das paletas deram continuidade de um lado e pegando uma paleta de outro lado, metade deram continuidade, ou seja em vez de ser 360 graus, ficou 180 graus (metade e metade), e nenhuma paleta dá continuidade com todas, e ao montar o motor ocorre o seguinte:

Ao ligá-lo em uma fonte de PC 12 V, corrente continua,  ele não gira e ao tentar girá-lo com as mãos, percebe-se que o magnetismo gerado segura o eixo e se forçar, começa a zunir.

Enfim gostaria de saber o que aconteceu com esse motor, se compensa repará-lo, locais que façam esse trabalho, etc.

Vi que esse motor é de corrente continua, com tensão alta (até 180 volts) er a placa da esteira converte a corrente alternada em continua para alimentá-lo.

WhatsApp Image 2025-02-04 at 09.22.54.jpeg

WhatsApp Image 2025-02-04 at 09.22.55.jpeg

WhatsApp Image 2025-02-04 at 09.22.55(1).jpeg

• Membro VIP
Postado

Todas as paletas dão continuidade entre si num motor bom. Pra não girar, pode haver fios em curto por sobreaquecimento, rotor travando nos ímãs, rolamento travado... e sei lá o que +..

• Curtir 1
Postado

Boa tarde. Imagino que pode ser várias coisas, mas eliminando 1) rotor travando nos imãs - descartado, o induzido foi limpo e está bem centralizado, ele roda de boa desligado; 2) rolamentos travados - descartado, pelo mesmo motivo anterior estão rodando bem.

Como disse, já trabalhei com manutenção industrial, então todas as questões mecânicas foram resolvidas, só não manjo de eletricidade de motores, mas pelo que você falou, se todas as paletas tem que se comunicar entre si, isso não está ocorrendo, o que pode indicar a causa do problema.

Enfim eu gostaria de saber o que pode ter acontecido com esse motor. Se compensa repará-lo,descartá-lo etc. Se conhecem algum profissional que faça esse reparo, etc.

Para efeito de comparação um novo está saindo por R$ 700,00.

Postado
7 horas atrás, Hiperion disse:

Ao ligá-lo em uma fonte de PC 12 V, corrente continua,  ele não gira e ao tentar girá-lo com as mãos, percebe-se que o magnetismo gerado segura o eixo e se forçar, começa a zunir.

12V, é fraco pra fazer o motor girar. E a fonte de PC querendo desarmar vai mesmo fazer o motor zunir. 

Dá pra ligar na rede de 110/127V mas tem que ter pelo menos um diodo pra ligar. 

7 horas atrás, .if disse:

Todas as paletas dão continuidade entre si num motor bom.

Existe desse tipo, e também o que dá continuidade ... 

7 horas atrás, Hiperion disse:

180 graus (metade e metade), e nenhuma paleta dá continuidade com todas

Esses são semelhantes aos motores de partida dos carros, tem rotação mais baixa e mais torque. 

2 horas atrás, Hiperion disse:

Enfim eu gostaria de saber o que pode ter acontecido com esse motor. Se compensa repará-lo,descartá-lo etc. Se conhecem algum profissional que faça esse reparo, etc.

Para efeito de comparação um novo está saindo por R$ 700,00.

Parece estar bom, só que a fonte de PC não é adequada para ligar ele. 

Se realmente tiver ruim, um eletricista cobra menos pra consertar esse. 

Pra ter uma ideia, ntes de tudo subir o preço (2019),  paguei R$50,00 em cada induzido de umas ferramentas que eu tenho aqui. Todos de tamanho semelhante ao de uma furadeira. 

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Bom dia. Logo quer comprei essa esteira, desliguei a placa e liguei essa mesma fonte nesse motor e rodou. Fraco devido a tensão, mas ele girou, porém você deu umas dicas importantes, pois como ele é de cc pode ser que o coletor funcione dessa maneira.

Outra dica boa, profissionais que mexam com motores de corrente contínua como da linha automotiva e de ferramentas. Não tinha pesquisado antes, somente para motores de corrente alternada, então talvez compense eu pesquisar com esse pessoal. Eu lembro que antigamente havia um local em minha cidade que o cara recuperava tudo, motor de arranque, bateria, motor de limpador etc. Ele desmontava, limpava, refazia os enrolamentos, tinha dispositivos para teste etc. Fechou a certo tempo, mas sempre há pessoas com esse perfil no mercado.

• Amei 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!