Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um AMD Ryzen 7 5700G (com OC), placa TUF GAMIMG B550M-PLUS, 16G RAM, SSD 1 Tera, Fonte NZXT C Series, 650W (80 plus bronze), Deepcool Gammaxx AG400 cooler 120mm, Gabinete Gamer Montech x3 MESH (6 fans) e, provavelmente, vou comprar uma RTX 4060 como placa de vídeo. A minha dúvida é se é necessário trocar o air cooler por um water cooler ? Se sim, qual vocês indicam? De um exemplo de um mais caro e outro mais barato, por favor.

• Solução
Postado

@steelljoule Boa tarde meu caro, eu pessoalmente gosto mais de cooler a ar, mais pela questão da facilidade em manter e também segurança (zero risco de vazamento).

No seu caso acredito que até daria para manter o cooler atual, mas pensando em um upgrade de processador no futuro então vale a pena trocar para ter mais segurança na temperatura, aí depende do seu orçamento. Um bom WC sai na faixa dos 500 reais pra cima, não vou te indicar nenhum modelo pois não tenho o conhecimento necessário, deixo para quem souber comentar aqui.

Eu uso um R9 5900X stock com um AG620 deepcool digital, comprei usado na OLX e não me arrependo, processador não passa de 85 graus em full load e olha que nem uso uma pasta térmica especial. Sendo assim, com base no que sei que funciona, te recomendo ir atrás de um AG620 ou AK620 da deepcool.

AG620 Digital

image.png.b30627eec7950ee81320427930be2a72.png

AK620 Digital

image.png.1caddd15b24412484fa12388b3870842.png

Você encontra esses dois modelos com facilidade na OLX, tem também as versões deles sem serem com painel digital no topo, o que é apenas um detalhe meramente estético, já que em questão de desempenho na refrigeração todos eles são praticamente iguais. Espero ter ajudado!

• Amei 1
  • Coordenador
Postado

@steelljoule Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

No título, você perguntou se a placa de vídeo precisa de water cooler, e o tópico está no setor de placas de vídeo. Seria isso mesmo? Você está pensando em montar um water cooler custom para a placa de vídeo? Essa placa é de entrada e tem baixo consumo, esquentando pouco.

Ou está se referindo ao cooler do processador?

Postado

@KairanD Fala, meu caro. Muito obrigado pela recepção. 

Cara, na realidade, o intuito do meu post é saber se adicionando a placa de vídeo nesse setup já existente, a temperatura do processador aumentaria bastante tendo que ser necessário substituir o cooler atual que está instalado. Sendo objetivo, estava me referindo ao cooler do processador.

Como este é o primeiro post que eu realizo no fórum e sou bem leigo no assunto, provavelmente, o título ficou confuso e o setor foi selecionado erroneamente. 

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Ryzen 7 5700G precisa de water cooler após adição de GeForce RTX 4060?
Postado
2 horas atrás, steelljoule disse:

Tenho um AMD Ryzen 7 5700G (com OC), 

Deepcool Gammaxx AG400 cooler 120mm,

Gabinete Gamer Montech x3 MESH (6 fans) .

Não precisa mexer no cooler do CPU, não vai alterar nada porque colocou uma GPU, aliás vai aliviar para o 5700G porque a iGPU ficara inativa.

O gabinete X3 MESH tem bom airflow.

1 hora atrás, lugu9 disse:

... mas pensando em um upgrade de processador no futuro 

Deixa para "comprar hardware para o upgrade futuro" quando...  o futuro chegar. 😜 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...