Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal. Sou novo nesse mundo de montagem e manutenção e tenho uma dúvida acerca de limpeza: tenho um notebook Acer aspire 5 com um i5 7200u, ele tem um SATA chinês de 512GB e um NV2 kingston de 1TB, no qual está o Windows 11. Além disso, ele tem 20GB de RAM DDR4 em dual channel. Minha dúvida é a seguinte: eu nunca limpei ele (irresponsável é apelido kkkk) e atualmente, apesar do SSD, ele dá umas travadinhas. Um certo atraso ao subir a barra do Windows ou uma pequena lentidão ao renderizar a janela do programa. Caso eu faça uma limpeza nele e troque a pasta térmica, essa lentidão pode ser amenizada? Ou isso está ocorrendo apenas pelo fato dele estar desgastado pelo uso e pelo fato do Windows 11 ser mais pesado?

• Moderador
Postado

@Vinicius2305 A perda de desempenho pode ocorrer por conta de fatores isolados ou pela combinação de vários fatores. A limpeza do notebook, por si só, pode trazer uma melhoria, especialmente se a perda de desempenho estiver diretamente relacionada à falta de limpeza (como o superaquecimento). Mas, como você mencionou que usa um SSD "chinês", isso também pode estar contribuindo para a perda de desempenho, especialmente se o SSD for da XrayDisk, pois já já vi dezenas de relatos de problemas nos SSDs dessa marca.

"Fazer o procedimento X causará o resultado Y nesse problema?" Se o problema Y estiver sendo causado diretamente por X, então sim.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV O SSD chinês (Wenjinto) já foi bastante usado, mas atualmente está mais de enfeite do que qualquer outra coisa. O sistema e os programas estão todos no kingston nv2. Nesse caso, isso exclui o SSD como possível causa?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Vinicius2305 Não totalmente rs, principalmente se tiver programas instalados nele. Sendo que o próprio Windows acaba precisando ler as unidades de armazenamento de tempos em tempos para realizar algumas tarefas (como otimização, desfragmentação e outras tarefas da manutenção automática), e se a unidade estiver defeituosa, ela poderá causar instabilidades no S.O.

Postado

@Vinicius2305 pelo que descreveu, aparentemente limpeza não vai ajudar, mas recomendo que o faça.

1. Verifique o uso do seu SSD com o sistema operacional, quando ele está cheio, irá causar lentidão.

2. Tente passar o programa Crystal Disk Info nos SSDs e poste aqui os resultados.

• J.Augusto F alterou o título para Limpeza melhora o desempenho do Notebook?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!