Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal.

Gostaria de fazer um upgrade no meu computador. Atualmente as configurações dele são:

Processador: Ryzen 5 3600

Placa-mãe: ASRock A320M-HD

memória RAM: 8GB Ram DDR4

Placa de vídeo: Radeon RX 570 Series

Fonte: Nidus 500

Armazenamento: HD de 1 tera/SSD de 240GB

Estou pensando em comprar 2 pentes de memória RAM de 8gb de 3200, seria um bom investimento?

Se sim, quais as marcar recomendadas?

Teria algum outro upgrade que vocês dariam prioridades em fazer?

Postado

Uso o computador para jogos leves, videos, whatsapp e este ano estou começando a faculdade, então seria para esses usos.

Até então, ele sempre supriu minhas necessidades, mas ultimamente tenho sentido ele muito travado/lento.

Postado
1 hora atrás, ToCoriza disse:

@Paulo Camera com 300 não tem muito o que fazer mesmo, da pra pegar 2x8gb da fury ou 2x16gb da asgard no aliexpress

Acho que o caminho é este mesmo, já terá um conforto melhor com mais memória RAM

Se sobre $$$ considere um SSD/NVMe para ficar no lugar do HD, provável que esta lentidão que está notando pode ser o HD ou a pouca ram

Postado

Certo e qual você indiciaria? Marca e modelo que dão certo na minha placa-mãe?

agora, opuss disse:

Acho que o caminho é este mesmo, já terá um conforto melhor com mais memória RAM

Se sobre $$$ considere um SSD/NVMe para ficar no lugar do HD, provável que esta lentidão que está notando pode ser o HD ou a pouca ram

Eu tenho um HD e um SSD. NO HD armazeno os programas e arquivos e o SSD roda o windows

Postado

Imaginei que usasse o HD assim, já fiz isso também.

Verá uma diferença se usar somente SSD.

O que eu faria: 

1. Buscaria pelo menos outro pemte de memória 8GB, se encontrar do mesmo que o seu atual, melhor. Mas dê uma olhada no Aliexpress, conseguirá comprar o par lá pelo mesmo preço de um aqui. Das marcas chinesas já usei Juhor.

2. Sobrando dinheiro, pegaria um NVMe para colocar o sistema e deixaria o SSD para arquivos e programas, exceto se precisar mesmo de 1TB.

Mas faça um teste nesta sua configuração atua, desconectando HD. Se não tiver programa instalado nesle e for somente backup. Se tiver programa instalado, está mais que explicado a lentidão e travamento.

• J.Augusto F alterou o título para Qual upgrade fazer no A320M-HD, Ryzen 5 3600 e Radeon RX 570?
Postado

não vejo necessidade de dois pentes, a placa-mãe so tem 2 slots de memória, então so mais um e 8gb

os outros upgrades sao SSD e placa de Vídeo, 

esse processador da conta ate de uma 4070 ou 6650

a placa-mãe não deve suportar processadores mais fortes como o 5700X3D

e trocar o 3600 pelo 5600 quase não vai sentir diferenca, tendo de trocar toda a maquina

Postado

@opuss entendi. O problema é que só o armazenamento do SSD é pouco, o meu HD que tem 1 terra tá pela metade. Vou precisar comprar outro SSD. Mas de qualquer maneira vou fazer o teste, desativando o HD e ficando só com o SSD.

Vou precisar pesquisar sobre NVMe, não conheço esse equipamento.

@Thiago Atanazio a minha ideia era pegar 2 pentes de 8gb da mesma marca e modelo, porque li que com a mesma marca e modelo eles tem um desempenho melhor.

Em relação a placa-mãe, eu vi que alguns pentes de memória não são compatíveis com ela. Isso procede? 

Tentei ver no site do fabricante as marcas suportadas, mas só me deixou mais confuso.

Outra dúvida que tenho também é em relação a frequência da memória. Li que o ideal seria uma de 3200mhz por conta do processador, é isso mesmo?

Postado

@Paulo Camera sobre os pentes iguais, nem é sobre desempenho, mais compatibilidade mesmo.

Não se prenda muito a lista de compatibilidade em relação a marcas/modelos das memórias, depois que uma placa-mãe é lançada outras memórias também são, e podem não constar na lista. Só precisa tomar cuidado em relação a comprar memória de servidor (ECC) ao invés das memórias para desktop.

Postado

@Paulo Camera

vamos la, tem de pegar o manual da placa-mãe para ver ate que clock de memória ela trabalha, você pode colocar um de 3200mhz e ela so trabalhar a 2400mhz por exemplo

quanto a pente de memória não precisa ser exatamente a mesma marca, procurar clock e latencia iguais,

caso sejam diferentes, vai trabalhar no menor clock

consultando o site do fabricante da para ver que ela trabalha sim a 3200mhz

https://www.ASRock.com/mb/AMD/A320M-HD/index.br.asp

Postado

Realizei a compra ontem.

Comprei dois pentes dessa memória RAM:

memória RAM Corsair Vengeance LPX, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Black - CMK16GX4M2E3200C16

E esse SSD NVMe M2:

SSD Sandisk Plus 500gb M.2 2280 Pcie Gen3 NVMe.

Agora é aguardar chegar e instalar. Estou ansioso, acho que vai ficar legal.

Muito obrigado pela ajuda galera. 🙏🏻🙏🏻

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...