Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, comprei um fonte 12v 30A, para acionar uma carga resistiva (um automático de partida veicular) que tem resistência de 0,5 omhs, o que resultaria em uma carga de 24A. A fonte tendo 30A deveria aguentar, o problema é que ao ligar ela desarma pela proteção de curto.

Seria possível remover essa proteção para conseguir ligar a carga em questão?

Segue anexo uma imagem da fonte , embalagem e carga.

Obrigado a quem puder ajudar!

IMG_20250213_223010251.jpg

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, rodrigocirilo disse:

uma carga resistiva (um automático de partida veicular). 

Ele é um solenoide, puramente uma carga indutiva. 

que resultaria em uma carga de 24A

A principio sim, mas depois que ele liga a corrente cai. 

Lembrando que ele não foi feito pra ficar ligado por muito tempo, em minutos o cobre dele derrete. 

Seria possível remover essa proteção para conseguir ligar a carga em questão?

Remover a proteção, não é possível. 

Mas você pode engana-la. 

Tem várias maneiras. 

Uma delas é você colocar um resistor em série e uma chave, primeiro você liga com o resistor e depois aciona a chave pra ficar direto. 

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, rodrigocirilo disse:

para acionar uma carga resistiva (um automático de partida veicular)

.. se me permite opinar, só pra teste rápido você pode usar uma bateria mesmo. Nem precisa ser zero bala. Pode ser qualquer uma que consiga acumular um mínimo de carga. Algo me diz que você deve ter alguma aí de bobeira.  Até mesmo destas pequenas de no-break. Use sua fonte pra manter a carga dela no mínimo ou vê se seu ajuste chega a uns 13..14v. Tipo a bateria funcionaria como um supercapacitor.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Renato.88 disse:

Lembrando que ele não foi feito pra ficar ligado por muito tempo, em minutos o cobre dele derrete. 

Mas você pode engana-la. 

Tem várias maneiras. 

Uma delas é você colocar um resistor em série e uma chave, primeiro você liga com o resistor e depois aciona a chave pra ficar direto. 

Ok, vou fazer esse teste, faz sentido para mim isso aí, só achei estranho essa fonte "slim" ter 30A de capacidade..

23 minutos atrás, .if disse:

.. se me permite opinar, só pra teste rápido você pode usar uma bateria mesmo. Nem precisa ser zero bala. Pode ser qualquer uma que consiga acumular um mínimo de carga. Algo me diz que você deve ter alguma aí de bobeira.  Até mesmo destas pequenas de no-break. Use sua fonte pra manter a carga dela no mínimo ou vê se seu ajuste chega a uns 13..14v. Tipo a bateria funcionaria como um supercapacitor.

Esse teste eu já fiz, por incrível que pareça a única bateria de chumbo que eu tinha em mãos era uma de 6v, com uma fonte de 10a (sem proteção para curtos) ela aguentava por quase 1 segundo acionando a carga, mas depois a fonte abria o bico, mas eu cogitei sim arrumar uma bateria para esse propósito.

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Renato.88 disse:

depois que ele liga a corrente cai. 

Me fez lembrar....

Certa feita na infância analisei um motor de partida dum fusquinha. Percebi que o tal automático/solenóide possuía duas bobinas: uma com bemmm grosso ficava em série com o motor de partida e outra com fio fino ficava nos 12V mesmo. Alguns segundos matutando sobre e logo deduzi que a em série fazia empurrar o pistão pra engrenagem do de partida acoplar no motor do carro. Pra o de partida girar, esta em série de 0.5R iria zoar pois ia dar os 24A mencionados por vós. Em paralelo com ela estava uma chave que dava um curto pra fornecer os + de 70A pro motor de partida. Em seguida a em paralelo com os 12V mantinha magneticamente a engrenagem acoplada com uma corrente menor e a chave fechada pra corrente brutal pro motor...

Sistema bem engenhoso que suponho que ainda é usado nos carros atuais.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado
9 horas atrás, Renato.88 disse:

Mas você pode engana-la. 

Tem várias maneiras. 

Oi Renato, tenho uma duvida sobre um determinado Ci, Microcontroladore ,você pode me ajudar, como posso te enviar a minha dúvida, por favor me ajude, mande msg no privado

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, .if disse:

na infância analisei um motor de partida dum fusquinha. Percebi que o tal automático/solenóide possuía duas bobinas:

Assim que inventarem - se não já inventaram - uma máquina do tempo, vou retornar e me autodizer que minha teoriazinha estava certa

maxresdefault.jpg

😜

Ao amigo @Everton dos Santos Silva sugiro que, em caso do silêncio do amigo mencionado, crie sua dúvida no forum microcontroladores. Quiçá alguma luz lhe seja concedida 🙃

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, .if disse:

Me fez lembrar....

Certa feita na infância analisei um motor de partida dum fusquinha. Percebi que o tal automático/solenóide possuía duas bobinas: uma com bemmm grosso ficava em série com o motor de partida e outra com fio fino ficava nos 12V mesmo. Alguns segundos matutando sobre e logo deduzi que a em série fazia empurrar o pistão pra engrenagem do de partida acoplar no motor do carro. Pra o de partida girar, esta em série de 0.5R iria zoar pois ia dar os 24A mencionados por vós. Em paralelo com ela estava uma chave que dava um curto pra fornecer os + de 70A pro motor de partida. Em seguida a em paralelo com os 12V mantinha magneticamente a engrenagem acoplada com uma corrente menor e a chave fechada pra corrente brutal pro motor...

Sistema bem engenhoso que suponho que ainda é usado nos carros atuais.

Esse automático que vou usar (em uma automaçaozinha aqui) tem um contato no final do curso da solenóide, algo como, assim que a engrenagem está acoplada ao motor, ele libera os 12 pro motor de partida, retirada a partida libera esse botão ao mesmo tempo que desengrena do motor.

Enfim, vou testar a sugestão do colega, ver se uma resistência mantém a fonte viva, antes de entrar a soleniide e acabar com tudo hehe

• Membro VIP
Postado

Talvez com palavras menos fluídas mas foi exatamente isso que supramencionei 🙃

18 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

uma resistência mantém a fonte viva,

Talvez.. só não sei se vai ser capaz de acionar o êmbolo. Como visto acima ele tem uma R bem baixa: a tal bobina de atração: esta fica em série com o motor de arranque. A I é meia alta pois tem que fazer uma força semibruta pra vencer a mola que é bem parrudinha...

JGJTJGZ2FyYWdlbWRhc2JhdGVyaWFzLmNvbS5ici

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, .if disse:

Enfim, vou testar a sugestão do colega, ver se uma resistência mantém a fonte viva, antes de entrar a soleniide e acabar com tudo hehe

Acho que essas fontes não entregam o que prometem, enfim gato por lebre.

Vou tentar mais alguma coisa, sem ideias por enquanto.

Postado
Em 14/02/2025 às 08:43, rodrigocirilo disse:

achei estranho essa fonte "slim" ter 30A de capacidade..

Eu também acho. Mas tem a questão das cargas, com coisas resistivas elas se dão melhor, capacitivas nem tanto mas é melhor que indutivas. 

Em 14/02/2025 às 11:19, Everton dos Santos Silva disse:

Oi Renato, tenho uma duvida sobre um determinado Ci, Microcontroladore ,você pode me ajudar, como posso te enviar a minha dúvida, por favor me ajude, mande msg no privado

Entendo quase nada sobre micro controlador, sugiro que crie um tópico na área de micro controlador. 

Em 14/02/2025 às 13:04, rodrigocirilo disse:

Esse automático que vou usar (em uma automaçaozinha aqui) tem um contato no final do curso da solenóide, algo como, assim que a engrenagem está acoplada ao motor, ele libera os 12 pro motor de partida, retirada a partida libera esse botão ao mesmo tempo que desengrena do motor.

Pra mim esse é o funcionamento comum do motor de partida, da pra usar os contatos e ligações já presentes nele. 

Siga os esquemas de @.if

17 horas atrás, rodrigocirilo disse:

A ideia da resistência, é pra acionar de início. 

Quando o solenoide querer funcionar aí põe direto. 

Um interruptor em paralelo com o resistor. 

Caberia até um sistema eletrônico caso funcione, pra acionar o resistor e depois "retirar" de maneira automática. 

• Curtir 1
Postado
Em 15/02/2025 às 14:15, Renato.88 disse:

Eu também acho. Mas tem a questão das cargas, com coisas resistivas elas se dão melhor, capacitivas nem tanto mas é melhor que indutivas. 

Entendo quase nada sobre micro controlador, sugiro que crie um tópico na área de micro controlador. 

Pra mim esse é o funcionamento comum do motor de partida, da pra usar os contatos e ligações já presentes nele. 

Siga os esquemas de @.if

A ideia da resistência, é pra acionar de início. 

Quando o solenoide querer funcionar aí põe direto. 

Um interruptor em paralelo com o resistor. 

Caberia até um sistema eletrônico caso funcione, pra acionar o resistor e depois "retirar" de maneira automática. 

Cara, essa fonte é enganação, fiz um teste com um motor, pesando no eixo, quando chegou em 9A, ele abre o bico..

Postado
26 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

Cara, essa fonte é enganação, fiz um teste com um motor, pesando no eixo, quando chegou em 9A, ele abre o bico..

Aí, qualquer fonte abre o bico.... Motor com eixo travado é um curto circuito. 

Tem que fazer o teste com resistores. 

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Renato.88 disse:

Aí, qualquer fonte abre o bico.... Motor com eixo travado é um curto circuito. 

Tem que fazer o teste com resistores. 

Não travei o eixo, só foi adicionando peso, até a fonte não aguentar e parar....

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...