Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal!

Tenho em casa uma rede mesh com 3 roteadores AX5400 cobrindo a casa da frente e do fundo. O roteador principal, recebe via cabo, internet do equipamento da operadora. Para dispositivos Android, Windows e IOT, não há nenhum problema de conexão. Já para dispositivos IOS, há momentos do dia em que simplesmente não consigo usar, os iPhones conectam, ao tentar acessar qualquer site, o iPhone é desconectado do wifi, em alguns segundos conecta de volta, ao tentar acessar qualquer site, o iPhone é desconectado do wifi e fica esse looping infinito. Após muito desliga wifi, reinicia aparelho por algum motivo que eu ainda não consegui descobrir, volta a funcionar e depois de algum tempo começa todo o looping novamente. 

Tenho certeza que não é problema em um iphone isolado, já testei em 3 diferentes, iphone 13, 11 e XR e todos em algum momento do dia apresentam esse comportamento.

Coisas que já verifiquei:

-Há somente 1 roteador fornecendo DHCP para a rede. Verifiquei todos os nós do mesh e nenhum nem sequer tem a opção de ativar o dhcp. Uma dúvida sobre esse ponto, o router da operadora provavalmente tem dhcp ativo, mas ele deve estar fornecendo somente para o router principal da rede mesh correto? eu deveria também desativar o dhcp do router da operadora? faz sentido isso impactar somente dispositivos Apple?

-Já extendi o TTL do DHCP, sem sucesso

-Já tentei reservar IP para os IPhones, sem sucesso

-Já resetei as configurações de rede de todos os iPhones, , sem sucesso

Estou meio que sem ideias do que tentar agora, alguma sugestão?

Obrigado!

mesh.png

Postado

Bem, algumas ideias:

As redes 2.4Ghz e 5Ghz estão unificadas? Se estão, iria sugerir separar e forçar os iPhones a usarem apenas a 5Ghz.

Outra coisa que vale verificar é se o pais (Brasil) está configurado corretamente nos roteadores. Podem estar oferecendo sinal em bandas incompatíveis (difícil ser isso, mas vai saber).

Postado

Sim, as redes wifi estão unificadas, vou fazer esse teste e verificar se há diferença com relação ao problema

Confesso que não me atentei a configuração de pais, tanto que quando acesso o roteador, ele está em chinês(todos foram comprados na Aliexpress), vou checar aqui como faço isso. Aqui eu configurei o primeiro e fiz o mesh pelo botão mesh, funcionou de primeira e não mexi mais nisso

Postado
Em 17/02/2025 às 12:54, Diegaum88 disse:

Sim, as redes wifi estão unificadas, vou fazer esse teste e verificar se há diferença com relação ao problema

Confesso que não me atentei a configuração de pais, tanto que quando acesso o roteador, ele está em chinês(todos foram comprados na Aliexpress), vou checar aqui como faço isso. Aqui eu configurei o primeiro e fiz o mesh pelo botão mesh, funcionou de primeira e não mexi mais nisso

Estou com o mesmo problema só que tanto com Android como IOS.

Troquei dispositivos IoT wifi para Zigbee e parece que ficou pior, não tenho nem 15 dispositivos IoT conectados.

Tenho um PC com uma placa wifi rodei o comando "ping -4 -t 8.8.8.8" durante um tempão e a unica coisa que aconteceu foi variar o tempo em poucos milisegundos. Como faço para rodar esse comando no celular?

Modem de internet em bridge, um AX73 distribuindo DHCP, em mesh tenho um EX511, sou leigo configurei tudo através das informações do aplicativo do roteador, já troquei canais, já desfiz a união de 2,5 e 5ghz.

Existe algum procedimento ideal de configuração de roteadores? Vocês que são mais experts nos roteadores fazem alguma coisa de diferente que até os medianos não sabem?

Postado

Verifique se nas configurações de segurança do Wi-Fi está em WPA2 Personal e criptografia AES. Não deixe em auto e nem WPA3. Se mexer nisso terá que refazer a conexão dos outros 2 com o principal.
nunca presenciei isso, mas vi relatos de problemas parecidos usando WPA3 em iphones.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!