Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, pessoal! Recentemente, comprei uma RTX 3050 ASUS 6GB e estou percebendo algo estranho durante os jogos. Sempre que começo a jogar jogos mais pesados pela primeira vez, o desempenho apresenta um leve lag no início, mas depois de alguns minutos o sistema se estabiliza e o desempenho fica normal, sem mais lags. As temperaturas da placa ficam estáveis, chegando no máximo a 71°C, e fiz até alguns testes no Furmark, onde a maior queda de FPS foi de 63-62, com uma maxima de 66.

Aqui está a configuração completa do meu PC:

Processador: Ryzen 5 4600G

Placa de vídeo: RTX 3050 ASUS 6GB

memória RAM: 16GB 3200MHz Juhor

Placa-mãe: B450M Mancer

Fonte: Thunder Mancer 500W 80 Plus

Armazenamento: SSD SATA Mancer 480GB

Em jogos como League of Legends, por exemplo, não tenho nenhum problema de desempenho durante a partida toda. Mas em jogos mais pesados, como Elden Ring, o lag acontece no começo, e depois de alguns minutos jogando o desempenho estabiliza e posso jogar por mais de uma hora sem problemas de stuttering ou queda de FPS.

Alguém já passou por algo parecido ou tem alguma sugestão do que pode estar acontecendo?

Postado

@ToinNeto Opa durante o Elden Ring quando acontece as travadas qual a porcentagem de uso do processador? As travadas iniciais acontecem geralmente porque o mapa está carregando e costumam ser por culpa do SSD ou do processador.

Uma dica não use o Furmark como teste para a sua placa, pois ele frita o controlador e as memórias, caso queira realizar teste de longa duração utilize o heaven pois ele irá simular um jogo normal. 

Postado

O uso da CPU não passa de 50-60%. Deixei um tempo no FurMark e não senti queda de FPS. No MSI, usei o monitoramento de FPS e percebi que, durante os engasgos, o FPS não cai. No entanto, com o tempo, os engasgos param.

image.thumb.png.29cd870704016b82b64ef0f9bcc75af9.png

Aqui uma imagem do furmark a 14 minutos

image.png.f1afb64c7362277e3bbbf5108bddd0da.png

usando o heaven que você pediu

apos refazer o teste no heaven o fps minimo ja mudou pra 40 por exemplo.

Postado

@Pedroou chegando em casa, dou uma conferida. Porém, será que não tem nenhuma relação com a própria placa de vídeo? Assim, não tive artefatos ou quedas. Sinto engasgar, porém o FPS não cai.

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, ToinNeto disse:

Sinto engasgar, porém o FPS não cai.

É uma sensação de lag com ping normal e FPS estável? Sentia isso quando tinha o COD Warzone no HD, saturava (chegava em 100%) de uso muito fácil e provocava essa sensação.

Postado
agora, Pedroou disse:

É uma sensação de lag com ping normal e FPS estável? Sentia isso quando tinha o COD Warzone no HD, saturava (chegava em 100%) de uso muito fácil e provocava essa sensação.

Isso meio que só acontece na primeira vez que jogo o game. O FPS não cai mais que algo entre 60-54, e, nisso, sinto um engasgo. Porém, mesmo que eu reinicie o game e teste de novo, ele para e roda liso.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou @Bruno7KK Opa, boa tarde! Descobri o que era depois de pesquisar bastante. Entendi que era o shader cache da NVIDIA. Com jogos mais pesados, a GPU dá um stuttering ao compilar os shaders e rodar o game ao mesmo tempo. Notei que, ao apagar o shader cache, os lags voltam; caso eu jogue, eles param, muito obrigado pelas respostas.

Postado

@Pedroou conversei com um amigo ele me explicou eu tava estranhando que lagava na primeira vez mesmo kk e com o tempo ia parando de vez, no caso n lagava mais apos um tempo.

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para Lags iniciais em jogos pesados na GeForce RTX 3050 e Ryzen 5 4600G

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...