Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, meu computador se encontra em modo MBR/Legacy, eu queria saber como faço para trocar para UEFI, visto que o Disco está em MBR...

Já tentei alterar pela BIOS e não dá certo, acho que preciso fazer a conversão de MBR para GPT, assisti alguns videos, vi que a conversão é pelo promp de cmd, e fiz as estapas, mas tá aparecendo esse erro quando vou converter...

Se alguém puder me ajudar o que fazer...

ERRO PROMPT.jpg

Postado
1 minuto atrás, FoxBlack disse:

Baixa o aplicativo, instala e executa como administrador. Nele vai ter a opção para converter o disco de MBR para GPT. 

Acaabei de fazer isso, mas na parte que vou converter, pede para pagar pra usar o aplicativo

image.thumb.png.35085d7756eefa486b1e7392bacbb99a.png

Postado

Alternativa OpenSource -> Gparted

após baixar a imagem iso, grave a  mesma em um pendrive utilizando o Ventoy

Acesse o BIOS e configure o sistema para inicializar pelo pendrive. 

Aguarde o carregamento do Gparted e na aba superior busque a opção para converter o disco.

Postado
6 minutos atrás, FoxBlack disse:

Aguarde o carregamento do Gparted e na aba superior busque a opção para converter o disco.

Tem algum Vídeo ensinando a fazer isso? sou leigo nisso Fox, se puder me ajudar...

10 minutos atrás, FoxBlack disse:

Nessa forma, vai apagar todos meus arquivos?

Postado

Independente da ferramenta utilizada, converter a tabela de partição sempre irá resultar na perca de dados. Na conversão o disco(HD/SSD) é zerado.

Postado
3 minutos atrás, FoxBlack disse:

Independente da ferramenta utilizada, converter a tabela de partição sempre irá resultar na perca de dados. Na conversão o disco(HD/SSD) é zerado.

Entendi, é basicamente eu está formatando novamente o computador né? No caso tenho que baixar uma ISO de um Windows? pra instalar nesse Ventoy?

alguém ajuda?

@mattausvoce que ta vendo o topico, sabe tirar essas minhas duvidas?

Postado

@thalesnatan10 amigo, eu só sei refazendo do zero. Então baixe a ISO do Windows usando o MediaCreationTool.bat, grava num pendrive, desliga o CSM da BIOS e deixa tudo em UEFI Only (voce só deixa o CSM ligado se for instalar alguma versão do Windows anterior ao 7). Aí dá o boot pelo pendrive, formata tudo e show. Se o secureboot impedir de dar o boot pelo pendrive, desliga ele e depois que instalar o Windows voce ativa novamente. 

Postado
11 minutos atrás, mattaus disse:

@thalesnatan10 amigo, eu só sei refazendo do zero. Então baixe a ISO do Windows usando o MediaCreationTool.bat, grava num pendrive, desliga o CSM da BIOS e deixa tudo em UEFI Only (voce só deixa o CSM ligado se for instalar alguma versão do Windows anterior ao 7). Aí dá o boot pelo pendrive, formata tudo e show. Se o secureboot impedir de dar o boot pelo pendrive, desliga ele e depois que instalar o Windows voce ativa novamente. 

Minha BIOS atualmente tá assim pra funcionar, ai só funcionando no modo MBR/Legacy, então no caso, tenho que praticamente formatar como você disse, ai essas opções de deixarr tudo em UEFI, é como tá aqui na primeira foto? eu desativo o CSM também né? Só que quando eu desativo o CSM, se não me engano some as opções de boot ali embaixo, que é pra escolher o Pendrive como primeira opção né

Foto.jpg

Foto 2.jpg

Postado

@thalesnatan10  Converter a tabela de partição do disco(HD/SSD) não tem nenhuma relação com a instalação do sistema operacional.

A conversão de MBR para GPT ou vice-versa é feita antes da formatação/instalação do sistema.

Postado
8 horas atrás, FoxBlack disse:

Essa informação não procede, a ferramenta mbr2gpt.exe faz a conversão do disco onde está instalado o Windows de mbr para gpt sem perda de dados, porém o autor do tópico já tentou usar a ferramenta mas infelizmente não deu certo.

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows/deployment/mbr-to-gpt

Postado
18 minutos atrás, Tiberio disse:

Essa informação não procede, a ferramenta mbr2gpt.exe faz a conversão do disco onde está instalado o Windows de mbr para gpt sem perda de dados, porém o autor do tópico já tentou usar a ferramenta mas infelizmente não deu certo.

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows/deployment/mbr-to-gpt

Isso funciona na prática ou é só uma teoria? Se é um procedimento viável, então deve ser feito antes de carregar o sistema., ou não ?

Postado
11 minutos atrás, FoxBlack disse:

Se é um procedimento viável, então deve ser feito antes de carregar o sistema., ou não ?

No link que enviei acima mostra como a ferramenta funciona, nunca utilizei ela, mas diz que a conversão é feita dentro do Windows, depois de finalizado o procedimento basta reiniciar o PC, entrar na BIOS e alterar para uefi.

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, thalesnatan10 disse:

Minha BIOS atualmente tá assim pra funcionar, ai só funcionando no modo MBR/Legacy, então no caso, tenho que praticamente formatar como você disse, ai essas opções de deixarr tudo em UEFI, é como tá aqui na primeira foto? eu desativo o CSM também né? Só que quando eu desativo o CSM, se não me engano some as opções de boot ali embaixo, que é pra escolher o Pendrive como primeira opção né

Foto.jpg

Foto 2.jpg

Bom dia a todos no tópico.

A alteração de estruturas de partição no disco, de MBR para GPT, fará com que as informações de inicialização sejam reorganizadas. Se, em MBR, a tabela de arquivos fica bem no início do disco, para ser a primeira coisa a ser lida no boot, em GPT, ela assume uma partição completamente separada, que ainda pode ser criptografada (boot seguro), e pode ser lida de forma independente.

A alteração entre os dois tipos, quase sempre, resulta em perca de dados, afinal, todas as partições do disco precisam ser apagadas no processo, e recriadas com outra organização em seguida.

No entanto, existem algumas ferramentas desenvolvidas para contornar essa limitação, mas, para testar, é sempre bom fazer backup antes (salve seus arquivos mais importantes em outro lugar antes de testar).

Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/hardware/24868-como-converter-uma-partição-mbr-para-gpt-sem-ter-que-formatar-seu-SSD-no-windows?form=MG0AV3

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Gabriel U disse:

No entanto, existem algumas ferramentas desenvolvidas para contornar essa limitação, mas, para testar, é sempre bom fazer backup antes (salve seus arquivos mais importantes em outro lugar antes de testar).

Elementar meu caro @Gabriel U  👏

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!