Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Procudo informação sobre como adaptar esse dispositivo de serial para usb.
Tambem procuro a especificação da fonte de energia. Comprei um usado que não possui a fonte.
Achei alguns topicos muito antigos no forum, coisa de 20 anos atras. Estou marcando alguns usuarios na espectativa de recebrem notificação, para ver se conseguem ajudar.
Desde já, agradeço.

@N3uR0nI0
@Genoma Digital

@Luigi Sortudo

@leobrandao

• Membro VIP
Postado

Ele era ligado na antiga serial do pc? Obviamente a 1ª coisa que pensou foi num adaptador usb serial, né?

Aqui tem mais membros pra você mencionar...

Você possui os drivers? Se sim compartilhe pois parece que pessoas há anos não encontram.

Postado

Isso, ele liga na porta serial. Peguei o volante essa semana, ainda não testei com um adaptador serial-usb.
Tenho o cd original com o driver. Posso compartilhar. Mas pelo que vi, geralmente o pessoal está procurando é algum driver mais novo.

• Membro VIP
Postado
51 minutos atrás, sonik_br disse:

ainda não testei com um adaptador serial-usb

Pois teste e nos conte. Ele não é tão caro. Saiba que existe uma boa chance de não funcionar. Pois o método de acesso às portas antigamente era algo como "direto" tipo em c : outport(0x3f8,0x55); deve ter sido o método usado pelos drivers.

Já a usb não cria uma porta literal mas sim é tudo por sw, permissões e etc...

Além do que a serial tinha várias entradas e saídas.  O conversor usb serial geralmente só tem 1 de cada: tx e rx.

57 minutos atrás, sonik_br disse:

algum driver mais novo

... mas se o equipamento for antigo, pelo exposto acima não deve ser compatível. O que não te impede de testar, claro.

Compacte o conteúdo do seu cd em zip. Se o forum chiar pelo tamanho, crie link compartilhado temporário que eu tento usar meus superpoderes de :aranha: pra anexar no post 😁

1 hora atrás, sonik_br disse:

Tenho o cd original com o driver. Posso compartilhar.

Sucessos!

Postado

Chegado em casa eu compartilho o driver.
Creio que o adaptador serial não vai funcionar mesmo. Outra opção é usar uma placa pci-e com entrada serial, e ver se consigo usar isso num pc mais novo e rodar uma VM, expondo a entrada serial para um windows 95, por exemplo.

O ideal seria expor a USB nativa que existe no aparelho. Mas não sei fazer e quem fez, sumiu do forum 😞

De qualquer forma, meu intuito com esse dispositivo é desenvolver um adaptaor (externo) e fazer ele funcionar em computadores e consoles mais atuais.
Vou precisar do serial mais pra fazer engenharia reversa mesmo do protocolo dele (sim, ja existe alguma documentacao no driver de linux).

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, sonik_br disse:

usar isso num pc mais novo e rodar uma VM, expondo a entrada serial para um windows 95, por exemplo.

Boa ideia. Acho que tenho alguns adaptadores deste. A qualquer momento devo testar pra ver numa VM XP.

O ideal seria expor a USB nativa que existe no aparelho. Mas não sei fazer e quem fez, sumiu do forum

Se for só soldar o conector até que não é nada difícil. Publique fotos internas pra gente ver. O phóda é que se tiver que alterar o fw dele, aí o bixo pega.

Vou precisar do serial mais pra fazer engenharia reversa mesmo do protocolo dele (sim, ja existe alguma documentacao no driver de linux).

Da hora também. Conecte no tx/rx do adaptador e rode um terminal qualquer. Sugiro o PuTTY. Ele reconhece a COM virtual como rs232. Acione os controles e faça uma tabela com os dados... óbvio d+? 😁

Sucessos de novo!

Postado

Entendo perfeitamente a vontade que tens.

Caso esta vontade já esteja passando...

poderia usar a mecânica deste volante e colocar dentro um Arduíno nano, e deste usar as funções (teclado e mouse),

e montar um volante novo totalmente compatível com PCs novos.

Ou ainda montar um "zero delay" com este Arduino, e usar dentro deste volante. (existem códigos de zero delay para ele flutuando pela net.

Ainda em tempo, pode usar aquela montagem de usar um mouse velho invertido para criar um volante de PC.

E colocar dentro desta carcaça.

Postado

@Blumer Celta Minha finalidade em comparar o volante é para tentar jogar alguns jogos de DOS com forcefeedback e eventualmente, fazer engenharia reversa para conseguir emular e adaptar os dispositivos que são I-FORCE.
Mas sua ideia é bastante válida tambem. Se o aparelho realmente estiver com defeito, posso recriar algum outro volante com ele.
Possui um projeto para adaptar volantes da logitech. Em teoria eu consigo recriar um volante que utiliza o protocolo da logitech e poderia funcionar em PC e Consoles.

• Curtir 1
Postado
Em 21/02/2025 às 13:34, .if disse:

Se for só soldar o conector até que não é nada difícil. Publique fotos internas pra gente ver. O phóda é que se tiver que alterar o fw dele, aí o bixo pega.

Exatamente.

Alterar o firmware não é para meros mortais, como eu.

Pode ser que o cara só tenha soldado o cabo mesmo, precisa verificar se funciona)

Pode tentar procurar por este outro fabricante (que tem versões dele vendidas com USB e Serial)

No site dele tem os drives para USB (não baixei, mas os links estavam lá, pode ser que ainda funcione)

https://vapodblog.wordpress.com/2016/12/02/trust-racing-wheel-force-feedback/

ainda em tempo:

a3593b88408310c89e49edbb82a8713117b91d74

Postado

Legal! Parece ser o mesmo modelo, porém com outro branding.
Em outro forum me informaram que ao conetar o usb no pc, aparece como " dispositivo serial para usb".
Preciso conseguir fazer o meu ligar para testar. A fonte que achei não serve, estou olhando outra.

Bom achado esse link de blog, pois é bem mais "recente"!
2023, talvez eu consiga entrar em contato.

Postado
Em 28/02/2025 às 18:34, sonik_br disse:

" dispositivo serial para usb"

Isso parece ótimo. Neste caso, provavelmente você já tem 80% do caso resolvido.

Provavelmente você só vai precisar dos drivers (que talvez sejam estes: https://support.thrustmaster.com/en/product/ffdrw-en/ )

E pode ser necessário fazer os "novos Windows" aceitarem os drivers... o volante... e os jogos antigos)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...