Ir ao conteúdo

SSD Kingston A400 não é reconhecido pelo BIOS da placa-mãe G41M-ES2L

Ir à solução Resolvido por Mascote01,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, preciso da ajuda de vocês, recentemente comprei um SSD pra colocar no meu PC (é o mesmo da assinatura), tudo correu bem, coloquei ele no PC, depois ativei ele etc... aí comecei a instalar o Windows no novo SSD, removi meu HD antigo e dei Boot pelo pen-drive normalmente, instalei o W10 sem problemas, após a instalação eu reiniciei o PC e continuei usando e terminando a configuração, mas do nada o PC travou e logo em seguida reiniciou, quando reiniciou o sistema não reconheceu mais o SSD, não entrou no Windows recentemente instalado, o SSD parece normal, acende a luz vermelha indicadora de atividade etc... mas fiquei desesperado pois o SSD não aparece mais na BIOS e nem no Gerenciador de Disco do Windows, não sei o que fazer, simplesmente não reconhece mais, já troquei os cabos etc, estou usando o HD antigo e não consigo encontrar o SSD em nenhum lugar. Preciso de ajuda!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Mascote01 disse:

@Gabriel U aqui esta, desculpe a demora:

Screenshot_1.png

Ok. Sua BIOS não é da Insyde Software.

Bom, nesse caso, é necessário investigar duas coisas:

1. Quando você fez a instalação do Windows no SSD, o HD estava conectado ao PC?

2. Sua BIOS está configurada para ler dispositivos Legacy ou UEFI?

• Curtir 2
Postado
agora, Gabriel U disse:

Quando você fez a instalação do Windows no SSD, o HD estava conectado ao PC?

quando eu instalei o Windows no SSD, o HD não estava conectado no PC.

4 minutos atrás, Gabriel U disse:

Sua BIOS está configurada para ler dispositivos Legacy ou UEFI?

eu vi muita informação sobre isso mas não sei como verificar, não aparece essas opções na minha BIOS

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Mascote01 disse:

quando eu instalei o Windows no SSD, o HD não estava conectado no PC.

Ótimas notícias.

Esse é exatamente o jeito certo de se instalar o sistema num disco novo, e infelizmente, o erro mais comum de se cometer no processo é fazer o contrário.

3 minutos atrás, Mascote01 disse:

eu vi muita informação sobre isso mas não sei como verificar, não aparece essas opções na minha BIOS

Pra começar, faça o teste mais simples.

Se você resetar sua BIOS aos padrões de fábrica, o boot pelo SSD sofre alguma alteração? Tente isso primeiro, por favor (sem HD ou pendrive conectados ao PC)...

• Curtir 2
Postado
1 minuto atrás, Gabriel U disse:

Se você resetar sua BIOS aos padrões de fábrica, o boot pelo SSD sofre alguma alteração? Tente isso primeiro, por favor...

ja tentei resetar, mas o problema é que o SSD não aparece na BIOS, logo que aparece a primeira tela da BIOS igual a que eu mandei, logo abaixo são listados os HDs conectados, o HD Samsung que estou usando aparece normalmente mas o SSD não, mesmo se trocar os cabos do HD para o SSD, nada acontece, a luz no SSD acende vermelha, tal como acendia quando eu estava instalando o Windows mas ele não aparece na BIOS e nem no Gerenciador de Discos no Windows

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

ja tentei resetar, mas o problema é que o SSD não aparece na BIOS, logo que aparece a primeira tela da BIOS igual a que eu mandei, logo abaixo são listados os HDs conectados, o HD Samsung que estou usando aparece normalmente mas o SSD não, mesmo se trocar os cabos do HD para o SSD, nada acontece, a luz no SSD acende vermelha, tal como acendia quando eu estava instalando o Windows mas ele não aparece na BIOS e nem no Gerenciador de Discos no Windows

Tá legal. Nesse caso, duas hipóteses:

1. Sua imagem do sistema pode ter se corrompido espontaneamente (menos provável, mas quero acreditar que tenha sido isso primeiro), ou;

2. Seu SSD é de má qualidade ou está danificado (que é a mais provável, embora eu espere que não seja o caso).

De que marca seu SSD é?

• Curtir 2
Postado

@Gabriel U

1 minuto atrás, Gabriel U disse:

De que marca seu SSD é?

meu SSD é novo, comprei faz quase 2 meses e não tenho mais como devolver, só pude instalar ele no PC hoje e nunca tinha tirado da embalagem. a marca dele é Kingston SA400 240Gb, comprei na kabum, aqui esta o link: https://www.kabum.com.br/produto/85197/SSD-kingston-a400-240gb-sata-iii-2-5-leitura-500mb-s-gravação-350mb-s-preto-sa400s37-240g

foi recomendação aqui do clube em outro tópico que eu fiz

@Gabriel U o que voce acha que eu devo fazer? vou baixar o CrystalDiskInfo e ver se o SSD aparece

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, Mascote01 disse:

@Gabriel U

meu SSD é novo, comprei faz quase 2 meses e não tenho mais como devolver, só pude instalar ele no PC hoje e nunca tinha tirado da embalagem. a marca dele é Kingston SA400 240Gb, comprei na kabum, aqui esta o link: https://www.kabum.com.br/produto/85197/SSD-kingston-a400-240gb-sata-iii-2-5-leitura-500mb-s-gravação-350mb-s-preto-sa400s37-240g

foi recomendação aqui do clube em outro tópico que eu fiz

Entendi.

Vamos descartar, por enquanto, a possibilidade de seu SSD estar danificado. O pendrive que você utilizou para instalar o Windows no PC. Que tamanho ele tem (em GB)?

• Curtir 2
Postado

@Gabriel U o pendrive que eu usei para instalar o Windows é de 8Gb da marca Multilaser, usei o MediaCreationTool  baixado do site da micrsoft para criar o pendrive Bootavel, eu já usei ele para instalar o Windows umas 3 vezes em outros computadores.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Gabriel U o pendrive que eu usei para instalar o Windows é de 8Gb da marca Multilaser, usei o MediaCreationTool  baixado do site da micrsoft para criar o pendrive Bootavel, eu já usei ele para instalar o Windows umas 3 vezes em outros computadores.

Tudo bem. Seu pendrive será o nosso plano B, se o plano A falhar.

Por ora, você ainda tem um sistema instalado no HD?

• Curtir 2
Postado

@Gabriel U tenho sim, é o que estou usando para tentar resolver o problema, enquanto isso o SSD ainda esta conectado ao PC. instalei o CrystalDiskInfo e reiniciei o PC mas mesmo assim o SSD não apareceu no CrystalDiskInfo. uma coisa que eu percebi agora, a luz vermelha do SSD esta piscando repetidamente sem parar, ante ficava acesa continuamente.

aqui uma imagem do Cristal disk sobre meu HD, talvez ajude em alguma coisa: image.png.6977a0b53716f2111a739749785a17ac.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Gabriel U tenho sim, é o que estou usando para tentar resolver o problema, enquanto isso o SSD ainda esta conectado ao PC. instalei o CrystalDiskInfo e reiniciei o PC mas mesmo assim o SSD não apareceu no CrystalDiskInfo. uma coisa que eu percebi agora, a luz vermelha do SSD esta piscando repetidamente sem parar, ante ficava acesa continuamente.

Você pode baixar o Kingston SSD Manager.

Depois disso, caso o SSD ainda não seja detectado, experimente conectá-lo em outras portas SATA do seu PC (para verificar a possibilidade de algum mau contato nelas).

Use o programa para verificar se seu SSD é genuíno e se ele exibe alguma mensagem de detecção de problemas com ele.

• Curtir 2
Postado

@Gabriel U baixei aqui, SSD conectado no PC mas o programa que você me falou só reconhece o HD, minha placa tem 4 portas SATA, tentei em todas elas mas não apareceu.

aqui a foto, so reconhece o HD: image.png.3f13ca28a59c52a5f3ac96f227738190.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Mascote01 disse:

@Gabriel U baixei aqui, SSD conectado no PC mas o programa que você me falou só reconhece o HD, minha placa tem 4 portas SATA, tentei em todas elas mas não apareceu.

aqui a foto, so reconhece o HD: image.png.3f13ca28a59c52a5f3ac96f227738190.png

Tá legal.

Uma última verificação requer que voltemos à sua BIOS. Se a detecção do SSD não puder ser corrigida pela BIOS, não temos muito o que fazer. Volte à sua BIOS, e me mande fotos de cada uma das telas dela, por gentileza.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Mascote01 disse:

Pessoal, preciso da ajuda de vocês, recentemente comprei um SSD pra colocar no meu PC (é o mesmo da assinatura), tudo correu bem, coloquei ele no PC, depois ativei ele etc... aí comecei a instalar o Windows no novo SSD, removi meu HD antigo e dei Boot pelo pen-drive normalmente, instalei o W10 sem problemas, após a instalação eu reiniciei o PC e continuei usando e terminando a configuração, mas do nada o PC travou e logo em seguida reiniciou, quando reiniciou o sistema não reconheceu mais o SSD, não entrou no Windows recentemente instalado, o SSD parece normal, acende a luz vermelha indicadora de atividade etc... mas fiquei desesperado pois o SSD não aparece mais na BIOS e nem no Gerenciador de Disco do Windows, não sei o que fazer, simplesmente não reconhece mais, já troquei os cabos etc, estou usando o HD antigo e não consigo encontrar o SSD em nenhum lugar. Preciso de ajuda!

Bom dia

Se você trocou o cabo sata do SSD, trocou o cabo de alimentação e mesmo assim não reconheceu, infelizmente o SSD deu problema.

Para tirar a prova real só testando em outro PC.

E SSD do tipo sata 2.5 tem que ser reconhecido pela placa-mãe, não importa se a placa-mãe suporte Legacy ou UEFI.

Pra você ter ideia que o que a placa-mãe suporta não faz diferença, instalei um adaptador IDE para Sata em um computador Pentium II ou III com windows NT e uma SSD de 64Gb da Kingston (uma das primeiras SSD, e a computador que instalei ele fica dentro desta máquina do tipo CNC Walter HMC 500).

Esse adaptador, está certo que ele limita demais o desempenho da SSD, só instalei uma SSD nesta máquina CNC , porque  o computador estava instalado usava um HD e a máquina quando está em funcionamento, o mesmo dava muitos solavanco e não tinha HD que aguentava, depois que instalei a SSD a máquina zerou rsrs.

Quem quiser ver o funcionamento desta máquina só assistir esse vídeo AQUI AQUI.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, Mascote01 disse:

@Edvaldo J. Frederico como pode ter dado problema? eu sequer usei uns 40 minutos, tempo de instalar o Windows...

@Gabriel U vou fazer isso

O SSD é um hardware qualquer, e o mesmo está propício a dar problemas como qualquer hardware ou equipamento eletrônico, não importa se você usou 5 minutos ou 5 anos.

O SSD tem pelo menos nota fiscal, se sim você pode tentar aciona a garantia da Kingston.

Mais antes de acionar a garantia, teste a SSD em outro computador.

https://www.kingston.com/br/support/technical/emailsupport?m=sa400

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico muito frustrante mano, não tenho como comprar outro, demorei pra juntar $ e comprar esse ai quando consigo usar ele estraga, não quero acreditar que ele esta estragado pois ele acende as luzes, 1 fica ligada constante e a outra fica piscando sem parar.

• Curtir 1
  • Rio McCloud alterou o título para SSD Kingston A400 não é reconhecido pelo BIOS da placa-mãe G41M-ES2L
  • Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, Mascote01 disse:

@Edvaldo J. Frederico muito frustrante mano, não tenho como comprar outro, demorei pra juntar $ e comprar esse ai quando consigo usar ele estraga, não quero acreditar que ele esta estragado pois ele acende as luzes, 1 fica ligada constante e a outra fica piscando sem parar.

Sei como é cara, mais quando você  se propõe a fazer algo como por exemplo "Nadar em um piscina", você "Pode se refrescar na piscina ou se afogar", tudo na vida tem um lado bom (ou menos pior) e o lado ruim.

Quando é algo para os outros pior ainda.

Você não tem nem um primo, tio, amigo que você possa fazer o teste desta SSD?

O teste é rápido, só desligar o HD ou SSD ou até mesmo o gravador de um outro computador e ligar seu SSD para ver se pelo menos é reconhecido.

Tente mudar de porta SATA da placa-mãe, e por coincidência estou mexendo agora em um PC com uma placa-mãe igual a sua e o mesmo usa SSD.

E quando você compra algo da internet, principalmente se for algo de maior valor (acima dos 80 reais +/-), nunca demore para fazer testes por conta deste problema que você está enfrentando.

Boa sorte cara.

• Curtir 2
Postado
58 minutos atrás, Mascote01 disse:

muito frustrante mano, não tenho como comprar outro, demorei pra juntar $ e comprar esse ai quando consigo usar ele estraga

SSD Kingston A400 não é um modelo confiável.

Se confirmado problema com a unidade, acione a garantia.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...