Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu tenho uma 3060 12gb com um Ryzen 5 5500 e comecei a ter alguns problemas de desempenho. Sendo o mais recorrente, quedas de FPS + stuttering.

E para piorar, eu comecei a notar alguns artefatos em alguns jogoso, como Kenna: Bridge of Spirits: 

(meu exemplo)

Comparando com esse exemplo aqui: 

Parece que eu estou jogando outro jogo.

Meu monitor é 165hz e não sinto diferença ao tentar mudar os gráficos do jogo em relação ao FPS. 

Qualquer opinião é bem vinda.

• Rio McCloud alterou o título para Ryzen 5 5500 + RTX 3060 com baixo desempenho e artefatos gráficos em jogos
Postado

@RukaOFFICIAL Qual o resto da config do pc?

Já rodou testes de desempenho pra verificar o comportameto dos parametros como temp, clocks, consumo, etc?

Só pra constar, Kena tem FPS travado em 30 no PS5 (segundo vídeo utilizado de exemplo). Se você tiver botado configs gráficas muito "pesadas" pra seu setup, realmente n vai ter como comparar com um jogo rodando a 30 travado

Esse é o "segredo" da maioria dos consoles, ter o fps travado de muitos jogos pra parecer ter melhor desempenho 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, RukaOFFICIAL disse:

Olá, eu tenho uma 3060 12gb com um Ryzen 5 5500 e comecei a ter alguns problemas de desempenho. Sendo o mais recorrente, quedas de FPS + stuttering.

E para piorar, eu comecei a notar alguns artefatos em alguns jogos, como Kenna: Bridge of Spirits:

Bom dia.

Começando pelo mais básico: que versão exata de sistema operacional você está usando?

(Depois de muito quebrar a cabeça com outro colega que tinha um setup parecido com o seu, descobrimos que era [realmente] o Windows 11 tendo problemas de compatibilidade com o driver gráfico dele, por isso a pergunta logo de cara)...

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico A fonte é essa: https://www.kabum.com.br/produto/419464/fonte-neologic-gamer-600w-80-plus-bronze-apfc-com-cabo-nl-600, mas caso já alerte que ela seja ruim, eu já comprei essa daqui: https://www.kabum.com.br/produto/103281/fonte-xpg-core-reactor-750w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo-com-cabo-preto-core-reactor kkkkkk , só avisando. 

Sobre deixar aberto, melhora um pouco a temperatura, mas ainda as quedas e aquele artefato ainda continua, como nesse novo exemplo que eu fiz: 

Sem uso, ele fica assim: 

Captura de tela 2025-02-26 141004.png

@G4R0D

Fonte Neologic 600w 80 Plus Bronze

Placa-mãe: a520m-HVS (ASRock)

memória RAM: 2x8 Kingston

Processador: Ryzen 5 5500 (Cooler Padrão)

Placa de Vídeo: RTX 3060 12gb (Zotac)

Gabinete Aquário (3 Fans)

Monitor Hero AOC 27" 165hz (com cabo Displayport)

Teclado Redragon Kumara

Mouse Redragon Cobra

Sobre temperatura, ela pegou essa temperatura: 

que eu mostrei para o amigo ali.

Mas ainda me incomoda esses borrões de movimentos que faz e o gráfico parecer "holográfico". Não sei se essa é a palavra certa. Não tem uma solidez quando eu olho para qualquer gráfico na tela.

Posso até mostrar em outros jogos isso.

@Gabriel U Foi uma certa confusão, porque eu tinha o Win 11, funcionou bem durante algum tempo e depois começou essa chatice. Descobri que o Win 10 tinha um desempenho melhor e mudei para ele, mas mesmo assim, esse negócio estava desse jeito. Mudei novamente e estou agora aqui com o Windows 11.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, RukaOFFICIAL disse:

@Gabriel U Foi uma certa confusão, porque eu tinha o Win 11, funcionou bem durante algum tempo e depois começou essa chatice. Descobri que o Win 10 tinha um desempenho melhor e mudei para ele, mas mesmo assim, esse negócio estava desse jeito. Mudei novamente e estou agora aqui com o Windows 11.

Entendi. Se troca de sistema operacional não bastou pra você, o fator comum aí continua sendo o seu driver gráfico.

Nesse caso, pode ser necessário verificar se as dependências do seu Windows estão bem instaladas e configuradas. Siga este tutorial aqui para isso.

• Curtir 1
Postado

@RukaOFFICIAL 165 fps tá puxado pra config q está, um forma de diminuir essa sensação do drop é você deixar na metade do se frame hate165/2= ~83, ou ativar o DLSS, mas acho q diminuir o fps vai ser melhor visualmente.

Até porque se tu n tá jogando nenhum fps competitivo q precisa de reação de ms de vantagem acima de 60-120 estável  é mais q suficiente, o resto é só numerozinho q mexem com a cabeça pra gente achar q tá com o pc da nasa

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
21 horas atrás, RukaOFFICIAL disse:

E para piorar, eu comecei a notar alguns artefatos em alguns jogoso, como Kenna: Bridge of Spirits: 

(meu exemplo)

Comparando com esse exemplo aqui: 

Parece que eu estou jogando outro jogo.

Meu monitor é 165hz e não sinto diferença ao tentar mudar os gráficos do jogo em relação ao FPS. 

Qualquer opinião é bem vinda.

Esses defeitos visuais de Ghosting em volta do personagem é muito comum de ser causado por upscallers, frame gen e excesso de Nitidez .Também pode ser jogo mal portado pro PC, não é nem um pouco típico de defeitos de hardware. Eu vi também um pouco de defeito de cintilação ali na questão da transição de água com fluxo linear pra pequenas ondas, mas eu tô tendo que caçar defeito e se você não me falasse eu teria jogado o jogo sem perceber isso(também causado pelas mesmas tecnologias citadas acima). Pelo menos  o meu palpite é configuração do jogo/driver. Não custa também testar outra versão pra ter certeza.

Faz muito tempo que eu não uso uma GPU Nvidia, mas, GPUs AMD muitos presets de driver são aplicados filtros de nitidez, tenta ver se não é o caso na sua RTX 3060 também.

12 horas atrás, RukaOFFICIAL disse:

@Edvaldo J. Frederico A fonte é essa: https://www.kabum.com.br/produto/419464/fonte-neologic-gamer-600w-80-plus-bronze-apfc-com-cabo-nl-600, mas caso já alerte que ela seja ruim, eu já comprei essa daqui: https://www.kabum.com.br/produto/103281/fonte-xpg-core-reactor-750w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo-com-cabo-preto-core-reactor kkkkkk , só avisando. 

Sobre deixar aberto, melhora um pouco a temperatura, mas ainda as quedas e aquele artefato ainda continua, como nesse novo exemplo que eu fiz: 

Sem uso, ele fica assim: 

Captura de tela 2025-02-26 141004.png

@G4R0D

Fonte Neologic 600w 80 Plus Bronze

Placa-mãe: a520m-HVS (ASRock)

memória RAM: 2x8 Kingston

Processador: Ryzen 5 5500 (Cooler Padrão)

Placa de Vídeo: RTX 3060 12gb (Zotac)

Gabinete Aquário (3 Fans)

Monitor Hero AOC 27" 165hz (com cabo Displayport)

Teclado Redragon Kumara

Mouse Redragon Cobra

Sobre temperatura, ela pegou essa temperatura: 

que eu mostrei para o amigo ali.

Mas ainda me incomoda esses borrões de movimentos que faz e o gráfico parecer "holográfico". Não sei se essa é a palavra certa. Não tem uma solidez quando eu olho para qualquer gráfico na tela.

Posso até mostrar em outros jogos isso.

Temperaturas e clocks normais por aqui, tudo como deveria funcionar também.

Sobre o Windows 11:Ele tem histórico problemas de desempenho em games sim, porém, hoje em dia é um sistema que apresenta desempenho idêntico ao Windows 10 em jogos mais antigos e desempenho superior em muitos jogos lançados recentemente, que foram otimizados para o Windows 11, como o Ghost of Tsushima, juntando isso ao fato que o Windows 10 vai perder suporte da MS em outubro desse ano, sugiro o uso do Windows 11. "Hardware recente se usa software recente", esse conceito simples vai te poupar muita dor de cabeça e vai evitar muito "papo furado" de "techtuber" palpiteiro que surta vendo que o Windows 11 usa mais recursos(ou seja, faz um uso melhor do hardware.)Ele bota 32GB de RAM no PC dele e não quer que seja usado, vai entender... Ele acha que a quantidade de recursos que o sistema ALOCA quando o computador está em iddle vai ser o mesmo que quando ele tá executando um programa pesado...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@RukaOFFICIAL

Dando uma pesquisada, aparentemente A questão do ghosting na personagem é só realmente um defeito gráfico nesse jogo, várias pessoas com combinaçãoes completamente  diferentes de CPU/GPU reclamando desse mesmo problema, só pesquisar em inglês que você acha

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Venho com uma última atualização para vocês. Já que devo sempre responder a todos sempre que possível. 

Ao, - @Mr.Robott, @G4R0D, @Gabriel U, e @Edvaldo J. Frederico, - eu fiz um leve upgrade, que não fará diferença, mas eu fiz para notificar a todos que comentaram.

Aumentei a memória RAM para 32gb, 2 pentes, caso fosse alguma insuficiência de memória. 

memória RAM XPG Spectrix D35G, RGB, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16: https://www.kabum.com.br/produto/477150/memória-ram-xpg-spectrix-d35g-RGB-16gb-3200mhz-DDR4-cl16-branco-ax4u320016g16a-swhd35g 

Se fosse alimentação, eu comprei a XPG Core Reactor 750w Gold Plus, que consta numa lista famosa, que é tier A.
https://www.kabum.com.br/produto/103281/fonte-xpg-core-reactor-750w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo-com-cabo-preto-core-reactor 

E um AirCooler também Air Cooler Gamer Rise Mode Storm 8 White: https://www.kabum.com.br/produto/506059/air-cooler-gamer-rise-mode-storm-8-white-amd-intel-120mm-branco-rm-acst-w

e por último, 3 fans Acegeek Prime, ARGB, 3x120mm, Branco, AG-PRIME3X1-WH (o anúncio sumiu da Pichau)

Não sei se o problema melhorou ou piorou. Já que não vi mudança, tendo em vista que talvez eu tenha tolerar essa minha neurose.

Fiquem com as últimas análises e deem o veredito final se pode ter algum problema, ou se é apenas eu.

Kenna (travado em 82fps): 

Stray (60fps travado por padrão): 

Stray (82fps travado): 

CS2 (sem trava no Low e no High): 

Desculpa pela demora, estou um pouco sem tempo, e a todos da comunidade, se está lendo até aqui, muito obrigado pela atenção de cada um que apareceu aqui.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
13 horas atrás, RukaOFFICIAL disse:

Venho com uma última atualização para vocês. Já que devo sempre responder a todos sempre que possível. 

Ao, - @Mr.Robott, @G4R0D, @Gabriel U, e @Edvaldo J. Frederico, - eu fiz um leve upgrade, que não fará diferença, mas eu fiz para notificar a todos que comentaram.

Aumentei a memória RAM para 32gb, 2 pentes, caso fosse alguma insuficiência de memória. 

memória RAM XPG Spectrix D35G, RGB, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16: https://www.kabum.com.br/produto/477150/memória-ram-xpg-spectrix-d35g-RGB-16gb-3200mhz-DDR4-cl16-branco-ax4u320016g16a-swhd35g 

Se fosse alimentação, eu comprei a XPG Core Reactor 750w Gold Plus, que consta numa lista famosa, que é tier A.
https://www.kabum.com.br/produto/103281/fonte-xpg-core-reactor-750w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo-com-cabo-preto-core-reactor 

E um AirCooler também Air Cooler Gamer Rise Mode Storm 8 White: https://www.kabum.com.br/produto/506059/air-cooler-gamer-rise-mode-storm-8-white-amd-intel-120mm-branco-rm-acst-w

e por último, 3 fans Acegeek Prime, ARGB, 3x120mm, Branco, AG-PRIME3X1-WH (o anúncio sumiu da Pichau)

Não sei se o problema melhorou ou piorou. Já que não vi mudança, tendo em vista que talvez eu tenha tolerar essa minha neurose.

Fiquem com as últimas análises e deem o veredito final se pode ter algum problema, ou se é apenas eu.

Stray (82fps travado): 

Desculpa pela demora, estou um pouco sem tempo, e a todos da comunidade, se está lendo até aqui, muito obrigado pela atenção de cada um que apareceu aqui.

Tarde

Upgrade sempre são bem vindos mais a troca da fonte de alimentação achei desnecessária.

Meu PC da assinatura uso uma placa de vídeo igual a sua (a minha é mais antiga que a sua), porém o consumo do meu processador é bem maior que o seu processador e uso de boa com uma fonte de 500 watts

Fiquei encafifado que em nem um dos jogos testados você conseguir usar 100% da placa de vídeo.

A sua placa de vídeo roda no padrão PCI-E 16x 4.0 e sua placa-mãe processador PCI-E 16x 3.0, que mesmo esse modelo de placa de vídeo rodando em PCI-E 16x 3.0 você teria que tirar 100% de uso desta placa de vídeo.

É bastante provável que a sua placa de vídeo esteja rodando em PCI-E 4x 3.0 e para tirar a prova real é só baixar o GPU-Z

Se estiver rodando em PCI-E 4x 3.0 pode ser apenas um mau contato no conector da placa de vídeo ou soquete da placa-mãe.

joivkm2mipp9rugsgdaz

Agora se tudo estiver correto só testando essa placa de vídeo em outro PC.

Eu já testei um Ryzen 5600G com uma RTX 3060 12G e sei o que essa placa de vídeo pode entregar.

O Ryzen 5500 e 5600G os dois tem quase o mesmo desempenho, você pode conferir nesse vídeo AQUI.

Baixe o programa Superposition e faça o teste no perfil 1080P e tem que dar no mínimo 5000 pontos.

image.png

Tem o teste do 3D Mark que no teste do Time Spy no teste gráfico precisa da na média os 8000 pontos.

image.png

• Membro VIP
Postado
Em 18/03/2025 às 01:27, RukaOFFICIAL disse:

Stray (82fps travado): 

Só vi um pouco de ghosting no stray travado a 60 quadrosnum momento especifico quando tava aparecendo aquela mensagem pra apertar q, mas pra perceber eu tive que dar zoom e botar em 0.25x(talvez fosse sim mais perceptível sem a compressão do youtube)mas parece ser só algo pontual, nada pra se preocupar.

Todas as outras capturas não consegui ver nada(mesmo com zoom e show motion). Se eu for forçar a barra o Kena realmente eu tenho a impressão que tem um problema de aplicar mais nitidez que deveria nas cenas, mas não é relacionado com o seu hardware

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...