Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

De tanto ver reclamações desta mini máquina de lavar resolvi comprar a minha e ver com os próprios olhos o que acontece de fato com elas.

Fui no Shopping do chefe do benefício e lá ela custava R$ 22,00 sendo que no cartão de crédito tem uma taxa inclusa então, resolvi comprar pela Shopee por R$ 20,99 no cartão de crédito em 1X sem juros. Entre a compra e a entrega foram menos de 24 horas.

Eu não sei se este modelo é o de segunda linha ou o de primeira linha e nem mesmo se existe este tipo de diferenciação, o manual dele é este:

1.jpg.a27a713cf6bf50622360ba41d944dde7.jpg

Segundo o anúncio, o manual e os vídeos gravados por compradores, a turbina gira para um lado, para e depois gira para o outro lado.

Após 30 minutos de funcionamento desliga.

A máquina que recebi tem uma programação diferente, apenas gira num único sentido e para, gira e para.

Eu estava olhando ela funcionar até os 36 minutos sem parar, era em torno de 21:06h da noite quando dei uma leve cochilada e acordei às 03:10h da madrugada com a máquina desligada, sem girar.

Ai tirei da tomada e liguei de novo, a máquina simplesmente não ligou mais após várias tentativas, inclusive trocando o carregador.

Finalmente achei um motivo para abrir ela e ver o que tem dentro, tentando determinar a sua causa mortis.

No centro da turbina tem um parafuso que ao ser desparafusado permite que a turbina desencaixe do eixo e assim ficam três parafusos expostos que ao serem removidos permitem que a tampa abra e o interior seja revelado:

2.jpg.1f928cf615b218795fcab6f69edd920f.jpg

A priori, pela quantidade de água dentro dela eu arrisco dizer que a causa da morte foi por afogamento. Risos.

Antes de desmontar ela eu percebi que havia água dentro pelo barulho ao chacoalhar.

Sequei bem por fora e fiquei agitando tentando ver se vazava água por algum ponto e não pingou uma gota sequer.

Após remover a água e soltar os dois parafusos do motor pude observar melhor a placa:

3.jpg.dee7f069d0567a02c0ffcbc4581b4425.jpg

O fio rosa se soltou, minha teoria é que ocorreu eletrólise até corroer e soltar, formando uma camada de algo branco sobre a solda.

O outro lado é assim:

4.jpg.9a23a73b648508664d28cad9dc0633f3.jpg

Depois de dar uma limpada parcial de leve na placa e seca-la:

3a.jpg.695598ab9c0da6970401384362a981a7.jpg

Notei que deve ter ocorrido corrosão em outros pontos também, principalmente lá no R13 e R7.

O primeiro teste foi medir 5v nos fios de entrada, o que descartou a possibilidade de algo nos carregadores.

Depois liguei uma fonte direto nos fios do motor e também na saída da placa:

5.jpg.dba73290d9116f3933903943318f0a69.jpg

Com 3v o motor começa a girar e com 3,6V gira bem rápido. Cabe observar que a parte de plástico preto é uma espécie de caixa de redução ou engrenagens.

Mesmo com água dentro ele gira normalmente. Provavelmente ainda não deu tempo de ser afetado pela entrada de água.

Também testei o capacitor e aparentemente está bom.

Refiz a solda do fio rosa e liguei o conjunto constatando que a máquina morreu mesmo sem qualquer sinal de chance de sobrevivência.

Ai parti para tentar descobrir por onde a água entrou, a primeira suspeita seria pela entrada do fio:

6.jpg.9b50a26de1ed622c5678e3e9dd5528b4.jpg

Possibilidade descartada porque tem bastante cola quente e não há nenhum sinal de rachadura na capa do fio, restando agora a possibilidade de ter entrado água pela vedação do eixo, o qual é lubrificado com graxa que parece ser de silicone:

7.jpg.e39c393e8a038cbbdbe7fda9ce4bb983.jpg

Ou então pelos três furos dos parafusos de suporte ou até mesmo pela lateral ou junção com o anel vermelho.

Ocorre que no destaque em quadrado vermelho das fotos acima, onde tem o sulco de encaixe, colocaram pouca cola quente e tudo leva à crer que foi exatamente por ai que a água entrou.

Ou então fica a lista de prováveis suspeitos, na ordem de maior possibilidade para a menor possibilidade; primeiro neste sulco, depois pelos furos dos parafusos, seguido pelo retentor do furo do eixo, passando pela vedação vermelha e por fim na entrada do cabo.

Revendo tudo e analisando o projeto pelo ponto de vista de um usuário sem conhecimento técnico eu arrisco dizer que o produto é descartável, para ser utilizado uma única vez numa emergência e depois descartado, isso aqui não tem condições de ser usado por várias vezes, salvo melhor juízo ou avaliação.

A próxima etapa é tentar devolver o produto ao vendedor e comprar outra máquina igual para desmontar antes de mergulhar na água com o objetivo de tentar blindar ou vedar a placa, as fiações e o motor e quem sabe minimizar o efeito da infiltração de água.

Medir quantos Volts a placa manda para o motor.

Vou tentar também reforçar os pontos possíveis de vazamento com alguma vedação.

Ainda quero testar se funciona ou não com carregadores com menos de 2A e por último, bolar um jeito de ligar o motor direto sem a placa.

Quanto a saber se lava ou não a roupa, isso é irrelevante, eu não comprei a máquina para lavar roupa, eu a comprei para me divertir com ela.

Se você souber de mais algum segredo dela posta ai.

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado

Muito 10 irmão! De fato, pelo escurecimento de terminais, pode ter sido alguma eletrólise. E sim a má vedação foi a causa do afogamento 😄. Penso que o mínimo que deveriam ter feito seria envernizar - mergulhar num verniz.. mas já viu né.. o custo. Resolva também a questão da vedação senão o motor afoga também.

2 horas atrás, Pincipi disse:

ligar o motor direto sem a placa.

Pelo que vi da placa pela sua foto, ela tem uma ponte H pra fazer girar nos 2 sentidos. E claro, direto o motor vai girar apenas em 1 sentido.

Devia ter filmado pra gente ver. É perturbador pensar que um simples chacoalhar de água e sabão num balde lava mesmo por completo. Deve ser no máximo um par de meia, né? 😁

• Curtir 1
  • Haha 2
  • Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, .if disse:

Devia ter filmado pra gente ver.

Este é o link da minha compra, nas avaliações dos compradores tem as filmagens que fizeram dela funcionando.

Eu só pude testar uma vez, com um pano de prato gira normalmente e com dois panos um gira e o outro fica parado, não deu tempo de juntar os dois para ver se aguenta.

Acredito que deve servir para coisas leves como meias ou roupas intimas sem freadas, talvez até uma camiseta leve.

No vídeo do fabricante serve até para lavar pratos e talheres.

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Consegui fazer a devolução agora e como sei que vão querer saber como foi o processo, ai vai; No aplicativo tem um botão de reembolso e depois aparecem alternativas, escolhi a que descrevia que recebi o produto inteiro mas, apresentou defeito, ai direcionou para devolução e reembolso onde solicitou fotos e vídeos mostrando o defeito e aparecendo a embalagem original, ao clicar em enviar apareceu mensagem de erro dizendo que o produto não é elegível para devolução/reembolso, ficou assim por alguns minutos e tentei recomeçar o processo várias vezes sem êxito, até que apareceu selecionar transportadora agência Shopee e mostrou um endereço no mapa do aplicativo a 2,4 Km daqui, um tal de mercadão pet Guaianases, ao clicar em confirmar gerou um código de envio com código de barras, fui até o local indicado no mapa e lá havia um hotel, ai olhei o endereço e pelo google ficava a 42 Km daqui, como o aplicativo ainda estava aberto pude rolar e ver outro endereço a 3,2Km, o qual fica dentro de um mini shopping e logo ao entrar se vê a placa do reverso Shopee, mostrei a tela com o código de barras e pelo celular o funcionário apontou a câmera que fez um bip e já imprimiu e colou uma etiqueta no pacote, o recibo de entrega veio pelo e-mail.

Neste tempo em que fiz a devolução fiquei pensando em como fazer a vedação da placa e demais partes, ai cheguei a conclusão que é complexo e trabalhoso demais, o mais viável seria colocar a placa para fora da máquina, assim ela ficaria no seco sem necessidade de vedar, ai iria vedar só o motor.

Depois me ocorreu que após alguns usos os parafusos iriam enferrujar.

Decidi rever minhas opções e achei melhor não comprar outra igual, por enquanto. Depois analiso se vale a pena ou não arriscar outra compra.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...