Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bolei a seguinte ligação para usar uma TV box para transmitir no projetor e na TV ao mesmo tempo:

ESQUEMA.thumb.png.6c0f4e54ce969b2b92a448f37dd2c12a.png

O splintter HDMI vem com uma fonte, mas não gostaria de deixar ele ligado o tempo todo, então cortei a ponta e fiz um fio USB

Primeiro: liguei no USB A (2.0 e 3.0) da TV BOX, funcionou, porém mesmo com a TV box 'desligada/em sleep' o splintter continuava ligado (tentei alterar as configurações da tv box mas não deu pra desligar o usb quando 'desliga/sleep' ela)

Segundo: liguei no USB A da TV funcionou, com a TV desligada o splintter ligava/desligava, tudo ok

Terceiro: liguei no usb B (o usb A não funcionou) do projetor, funcionou, com o projetor ligado/desligado o splintter ligava/desligava, tudo ok

Quarto: fiz um fio 'Triplo', como na imagem, uma ponta é a fonte, outra é usb A ligada na TV, e outra usb B ligado no projetor,  
Quando o Projetor e a TV estão desligados o HDMI Splintter fica desligado,
Quando o Projetor e a TV estão ligados HDMI Splintter fica ligado,

Quando o Projetor está desligado e a TV ligada o HDMI Splintter fica ligado,

porém o problema ocorre quando o projetor está ligado, e a tv desligada a TV passa a consumir o +5v do projetor e deixa de alimentar o HDMI Splintter corretamente, o splintter fica travando ou desliga; mas basta eu remover o cabo USB A da TV que o projetor consegue alimentar os 5v do HDMI Splintter sozinho.
Nesse caso, em que se desliga a TV e ela passa a consumir o 5v do projetor, ela buga e não liga mais, até tirar o cabo USB dela, quando tira ela liga e continua com a imagem normal porque o HDMI Splintter volta a ser alimentado também.

Deu pra entender? Como posso 'resolver' isso?
A primeira ideia seria cortar o +5v que sai da TV e colocar um Diodo (?) que permite o fluxo de corrente elétrica em apenas uma direção, faz sentido?
Qual é o tipo de diodo recomendado? consigo encontrar esse componente facilmente? consigo retirar de qual tipo de sucata?  

De qualquer forma agradeço desde já por sua atenção.

• Confuso 1
Postado
3 horas atrás, ninja1305 disse:

A primeira ideia seria cortar o +5v que sai da TV e colocar um Diodo (?) que permite o fluxo de corrente elétrica em apenas uma direção, faz sentido?
Qual é o tipo de diodo recomendado? consigo encontrar esse componente facilmente? consigo retirar de qual tipo de sucata?

Sim, faz sentido. Você precisa de dois diodos, um para a, saída do projetor e outro pra saida da TV. 

Os diodos recomendados são os do tipo retificador, o mais comum é o 1N4007. 

Diodos são fáceis de encontrar em sucatas, pode ser fontes de computador por exemplo, ou qualquer eletrônico mais antigo. 

Pois os mais novos, usam componentes tipo SMD que são difíceis de trabalhar com eles. 

Pontes retificadoras, também servem, são comuns em televisão. 

Porém há risco de não funcionar bem, pois o diodo derruba um pouco da tensão que sai da fonte e pode atrapalhar o funcionamento do seu aparelho. 

Uma coisa mais certeira, é o uso de relés. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Renato.88 disse:

o diodo derruba um pouco da tensão

10 horas atrás, ninja1305 disse:

Qual é o tipo de diodo recomendado?

Tem diodo que derruba menos a tensão

retirar de qual tipo de sucata?  

Fonte de pc. Aquele que retifica o +3,+5 ou +12

Deu pra entender?

Não muito... no meu (meu) caso é normal 🤪

• Curtir 2
Postado

Obrigado pela explicação..

Consegui retirar de uma fonte atx velha 6 diodos:

SR560 HG - 5A
2x HER307 HG - 3A
HER204 HG - 2A
IN5408 HG - 3A
FR104 HG - 1A

Dei uma pesquisada e pelo o que entendi a corrente(Amperes) tem a ver com o nescessario pra ativar a passagem de corrente e a tensão(Volts) dele tem a ver com a capacidade maxima que ele aguenta?

Todos fazem a função de trasnformar corrente alternada em corrente continua?
Nesse caso posso usar qualquer um? os que tenho 2 iguais, HER307 funcionariam?

A ideia é abrir o fio dos cabos usb B e do A e fazer uma emenda no fio vermelho ligando as duas pontas do diodo?

Considerando que o projetor não apresenta problema, fazer isso só no cabo usb A da TV já resolveria ou estou arriscando a fonte do projetor com essa ligação? o projetor pode já ter um diodo na saida por isso não buga, diferente da TV?

Enfim, novamente obrigado pela atenção.

• Confuso 1
  • Membro VIP
Postado
13 horas atrás, ninja1305 disse:

retirar de uma fonte atx velha

Amigo os diodos de baixa perda geralmente são o que estão encostados no dissipador e são de 20A ou+

E continuo sem entender muito sua questão... portanto ainda estou no modo normal 😁

Postado
14 horas atrás, ninja1305 disse:

Nesse caso posso usar qualquer um? os que tenho 2 iguais, HER307 funcionariam?

Pode usar esses. 

A parte que está soldado na chapinha é a saída para o seu aparelho. O lado que tem um risco branco. 

O positivo da TV, vai em um diodo e o do projetor no outro. 

Os negativos continuam como estão. 

57 minutos atrás, .if disse:

continuo sem entender muito sua questão... portanto ainda estou no modo normal

Ele quer duas alimentações distintas para um mesmo aparelho. 

A ideia são os diodos não deixarem uma fonte receber energia da outra, pois atrapalha o funcionamento. 

• Membro VIP
Postado
30 minutos atrás, Renato.88 disse:

duas alimentações distintas para um mesmo aparelho. 

Puts... que burrice a minha...

Que tal se aproveitar a boa oportunidade pra saber como funciona uma porta OR?

DTL+Logic.PNG

😁 E pensar que toda a informática se baseia exclusivamente nestas portas. Dentro da sua cpu que você digita agora tem alguns biliões das portas acima 😜

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...