Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal. Até ontem eu usava dois monitores 1080p de uns 15 anos atrás, mas aí eles finalmente morreram (quase simultaneamente, curiosamente). Comprei 2 monitores 4k de 32" para substituí-los (Samsung UJ59). Mas assim que o computador ligou, o lag generalizado ficou evidente. Não estou falando de jogos nem nada, até mover o mouse pela tela dá lag. Eu meio que já esperava isso, já que minha placa de vídeo é fraca. Listo abaixo minha configuração atual:

2 monitores Samsung UJ59 32" 4k

i5 9400F @ 2.90 GHz

GeForce GTX 1050

BIOSTAR B360MHD PRO

2x 8GB DDR4

SSD 1TB (OS)

2x HDD 8TB

Corsair CX750

Gabinete CoolerMaster CM 690

Windows 11 Pro

Antes de mais nada tenho uma pergunta, para garantir que não estou fazendo bobagem: o lag generalizado que está ocorrendo é função exclusivamente da placa de vídeo, correto? Essa é a minha hipótese, e é por isso que quero fazer um upgrade da placa de vídeo. Mas se algo mais dessa configuração for um gargalo significativo, peço que por favor me avisem.

Gostaria, portanto, de recomendações de placa de vídeo para substituir minha GTX 1050. Idealmente eu gostaria que a nova placa cumprisse as seguintes condições:

1. Placa da NVIDIA. Iria me poupar problemas de driver e oferece recursos que AMD não oferece para um dos programas que uso;

2. Manter minha fonte atual. Ter que comprar também uma nova fonte ia ser bem ruim, já que essa que tenho é nova (menos de 6 meses, a anterior morreu);

3. Manter minha placa-mãe atual. Sei que essa placa-mãe que tenho é bem limitada, mas seria bom se fosse possível mantê-la sem comprometer o desempenho. Caso eu precise trocá-la provavelmente vou acabar optando por um update generalizado no PC;

4. O uso básico seria pacote Office/AutoCAD, e o uso mais pesado que faço é ocasional edição de vídeos (1080p) no DaVinci Resolve. Idealmente a nova placa deveria ser capaz de dar conta dessa demanda;

5. Compatibilidade para futuros updates. É possível que eu troque MB/RAM/CPU no futuro próximo, e é essencial que a placa de vídeo que vou adquirir agora tenha lugar nessa futura configuração.

6. Orçamento de R$ 3 mil. Tenho certa flexibilidade nesse valor. Obviamente quanto menos eu gastar, melhor.

Estou muito por fora dos modelos atuais de placa de vídeo, mas vi aqui que uma possível candidata seria a RTX 3060 12GB, que parece estar na faixa de R$ 2000 a R$ 2500, dependendo do fabricante. Essa alternativa faz sentido? Ela cumpre as condições que listei acima? Há uma alternativa mais barata que já daria conta do recado? Ou será que valeria a pena investir um pouco mais para um grande salto de desempenho?

Agradeço desde já a todos pela atenção e pela orientação.

• Vitoria Gabriela alterou o título para Recomendação de placa de vídeo de até R$3.000,00 para utilizar em monitores 4K.
Postado

a 3060 não vai rodar 4k, acho que nem mesmo a 4060.
nessa faixa de preço eu diria a rx 6750 XT, que é bem superior à 4060, mas como você diz que não quer AMD, tem a 4060 TI por 3.300,00 que ainda te deixa alí pelos 34-37 fps em 4k no ultra.

padão mesmo para 4k, é começando no mínimo pela 4070 super.

• Membro VIP
Postado
agora, Swalls disse:

tem a 4060 TI por 3.300,00

R$ 3.095 na Guerra Digital.

agora, Swalls disse:

te deixa alí pelos 34-37 fps em 4k no ultra.

Pelo que entendi ele não vai jogar, só software de edição e similares. A RTX 3060 12gb deve até ser suficiente, mas não é boa opção pelo valor.

agora, Jack Stone disse:

mas vi aqui que uma possível candidata seria a RTX 3060 12GB, que parece estar na faixa de R$ 2000 a R$ 2500

Essa placa de vídeo não deveria custa mais de R$ 1.600, já a RTX 4060 menos de R$ 2.000. Os valores estão muito acima do que deveria.

• Curtir 1
Postado

Boa noite, pessoal. Muito obrigado a todos pelo retorno.

De fato eu não vou "jogar" nada, essa era já passou para mim. Mas é bom saber que a 3060 não vale a pena pelo preço, e que seria melhor optar pela 4060 TI ou superior.

Mas tenho uma dúvida: dado que vou usar duas telas 4k, o "tamanho" da memória não é relevante? A RTX 3060 é 12GB e a 4060 TI é "apenas" 8GB. Tem muito tempo (décadas, literalmente) desde que me informei sobre placas de vídeo, posso estar lembrando errado e estou certamente desatualizado.

Mas agora que fui informado a respeito do tamanho dessa disparidade custo/benefício da AMD em relação à NVIDIA, estou até reconsiderando essa minha exigência por NVIDIA. Quer dizer, a 6750 XT tem preço da RTX 3060 e desempenho superior à da RTX 4060? Aí começa até a valer a pena o esforço (leia-se: tempo de trabalho perdido) para fazer conversão de drivers, eventual formatação, etc. Tentando manter perto dos 3 mil do título, qual placa da AMD vocês recomendariam?

Nota complementar: o problema original que eu reportei (lag até na movimentação do mouse) era em parte fruto de um erro muito simples, que vou descrever aqui na esperança de ajudar pessoas que possam vir a passar pela mesma situação. O UJ59 tem duas portas HDMI e apenas uma delas (a porta 2) tem capacidade de rodar 4k a 60 Hz. Por desconhecimento eu havia conectado à porta 1, então ambos os monitores estavam rodando a 30 Hz! Foi só trocar de porta e configurar corretamente 4k/60Hz nas opções gráficas do Windows que o grosso do lag sumiu. Ainda há várias outras ações simples (trocar de desktop virtual, minimizar janelas, etc.) que ainda apresentam uma clara lentidão, então continuo motivado a trocar a placa gráfica.

Postado
Em 08/03/2025 às 20:34, Jack Stone disse:

Tentando manter perto dos 3 mil do título, qual placa da AMD vocês recomendariam?

RX 6750 XT 12GB, o ruim é que só estou encontrando XFX, brasil está falido mesmo.

acima disso só tem placa de R$ 4.000,00+.

• KairanD alterou o título para Recomendação de placa de vídeo de até R$ 3.000,00 para utilizar em monitores 4K
  • Coordenador
  • Solução
Postado

Quer dizer, a 6750 XT tem preço da RTX 3060 e desempenho superior à da RTX 4060?

Brutalmente superior. A RX 6750 XT está em um patamar claramente acima.

Esta é a que compensa atualmente, por R$ 2.600,00: https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-xfx-radeon-rx-6750-xt-speedster-qick319-12gb-gddr6-192-bit-rx-675xyjfdp

Aí começa até a valer a pena o esforço (leia-se: tempo de trabalho perdido) para fazer conversão de drivers, eventual formatação, etc.

Não precisa formatar. Basta remover os drivers da placa antiga, reiniciar, remover a placa antiga, instalar a placa nova e instalar os drivers da placa nova.

Ainda há várias outras ações simples (trocar de desktop virtual, minimizar janelas, etc.) que ainda apresentam uma clara lentidão, então continuo motivado a trocar a placa gráfica.

Sinceramente questiono se isso seria culpa da GPU... Mesmo a GTX 1050 deveria dar conta disso tranquilamente. Não acho que ela é o problema.

• Membro VIP
Postado

Tentando manter perto dos 3 mil do título, qual placa da AMD vocês recomendariam?

A questão é a tecnologia CUDA da Nvidia que pode ser mais benéfica para seu uso, fazendo com que a RX 6750 XT não seja tão interessante. Precisa ver até onde vale a pena trocar pela AMD.

Se fosse para jogos, certamente a AMD oferece um desempenho bruto maior.

Postado
5 horas atrás, KairanD disse:

Brutalmente superior. A RX 6750 XT está em um patamar claramente acima.

Esta é a que compensa atualmente, por R$ 2.600,00: https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-xfx-radeon-rx-6750-xt-speedster-qick319-12gb-gddr6-192-bit-rx-675xyjfdp

Não precisa formatar. Basta remover os drivers da placa antiga, reiniciar, remover a placa antiga, instalar a placa nova e instalar os drivers da placa nova.

Sinceramente questiono se isso seria culpa da GPU... Mesmo a GTX 1050 deveria dar conta disso tranquilamente. Não acho que ela é o problema.

Muito obrigado pela recomendação relativa à troca de drivers, lerei com atenção.

E também comecei a achar que esses problemas de desempenho não são (apenas, ou sequer majoritariamente) por causa da GPU. Decidi repensar a minha estratégia e vou orçar um upgrade placa-mãe/CPU/RAM em torno de uma RX 6750 XT. Já está passando da hora, mesmo, esses 16GB de RAM sempre foram um gargalo significativo para mim.

Agradeço a todos os colegas por terem me ajudado a não cometer o erro de um upgrade caro e ineficaz. Da minha parte o tópico já pode ser fechado.

5 horas atrás, Pedroou disse:

A questão é a tecnologia CUDA da Nvidia que pode ser mais benéfica para seu uso, fazendo com que a RX 6750 XT não seja tão interessante. Precisa ver até onde vale a pena trocar pela AMD.

Se fosse para jogos, certamente a AMD oferece um desempenho bruto maior.

O software que eu uso que tem a capacidade de ser acelerado pelas placas da NVIDIA é o Ansys, programa de engenharia (método dos elementos finitos). A questão é que, no nível atual e para o tipo de análise que realizo, não me beneficio dessa aceleração. Então comprar placa NVIDIA seria apenas uma forma de estar preparado para uma eventual expansão dessa capacidade de se beneficiar do paralelismo. É uma aposta que, aprendi neste tópico, não vale o investimento.

7 horas atrás, Swalls disse:

RX 6750 XT 12GB, o ruim é que só estou encontrando XFX, brasil está falido mesmo.

acima disso só tem placa de R$ 4.000,00+.

Só mais uma pergunta que me ocorreu: algum problema com a XFX? Não é uma fabricante de boa reputação?

Postado
Em 07/03/2025 às 09:20, Swalls disse:

O preço real da 4070 seria ali pelos 3.600,00. Mas não dá para achar por menos de 4.700,00.

A RTX 5070 12 GB encontra R$ 5.400,00 e como tem pouca diferença de desempenho da RTX 4070 dificilmente esta última vai cair de preço.

O preço de GPU esta ruim no mundo todo, tem lojas gringas cancelando pre-vendas feita pelo MSRP anunciado pela NVidia, para vender mais caro.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...