Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tentei dar boot pelo CDrom/DVD em placas mãe mais novas e nem aparece o drive de CD no BIOS.

Por acaso eles foram descontinuados nas placas mais novas ou existe alguma opção secreta para isso?

Obrigado.

Postado

Tive mesmo problema. Em que tentei dar boot em uma B760M aorus elite, poderia tentar com DVD mais recente ou ver como está formatado o DVD

Postado

Verifique se sua placa-mãe está com o boot configurado para a forma correta, seja CSM/Legacy ou UEFI. Se você está tentando bootar via CD-ROM, muito provavelmente só irá funcionar se a BIOS estiver configurada para CSM/Legacy.

• Obrigado 1
Postado
34 minutos atrás, Banunin disse:

Tive mesmo problema. Em que tentei dar boot em uma B760M aorus elite, poderia tentar com DVD mais recente ou ver como está formatado o DVD

Os drives são praticamente zerados nunca foram usados, (vieram nos ultimos PCs que os suportavam), mas como ninguém usava, foram removidos das máquinas.

Deve fazer um ano que estão aqui (uma pilha de drives zerados).

Mas a BIOS nem reconhece para poder recusar a formatação do disco (midias originais bootaveis).

31 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Verifique se sua placa-mãe está com o boot configurado para a forma correta, seja CSM/Legacy ou UEFI. Se você está tentando bootar via CD-ROM, muito provavelmente só irá funcionar se a BIOS estiver configurada para CSM/Legacy.

Até procurei esta opção mas não achei, por isso pensei que não tinha mais a opção.

(no caso a placa que estou tentando agora é uma APM A520G)

Postado
1 hora atrás, Blumer Celta disse:

Até procurei esta opção mas não achei, por isso pensei que não tinha mais a opção.

(no caso a placa que estou tentando agora é uma APM A520G)

A situação fica meio complicada quando você lida com placa-mãe genérica. Esse tipo de placa-mãe mal vem o básico do básico na BIOS.

Na minha teoria, se ela suporta dar boot em HDD/SSD conectado via SATA, deveria dar boot em qualquer outro dispositivo via SATA, desde que ele esteja tudo configurado corretamente. E como estamos falando de um CD-ROM, tem 99,99% de chance de que ele não esteja configurado para dar boot via EFI.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

A situação fica meio complicada quando você lida com placa-mãe genérica. Esse tipo de placa-mãe mal vem o básico do básico na BIOS.

Na minha teoria, se ela suporta dar boot em HDD/SSD conectado via SATA, deveria dar boot em qualquer outro dispositivo via SATA, desde que ele esteja tudo configurado corretamente. E como estamos falando de um CD-ROM, tem 99,99% de chance de que ele não esteja configurado para dar boot via EFI.

Valeu, obrigado pelas dicas.

• Membro VIP
Postado
16 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Se você está tentando bootar via CD-ROM, muito provavelmente só irá funcionar se a BIOS estiver configurada para CSM/Legacy.

14 horas atrás, GuilhermeGB disse:

E como estamos falando de um CD-ROM, tem 99,99% de chance de que ele não esteja configurado para dar boot via EFI.

Inicialização por disco óptico em UEFI é suportada; usa o mesmo método "El Torito" do tempo do BIOS, que deve ser compatível com qualquer drive, visto que é algo que surgiu no final do anos 1990, porém com um carregador de inicialização separado. Aqui tem uma explicação sobre o assunto:

https://mjg59.dreamwidth.org/4957.html

As mídias do Windows/Linux, quando queimadas em DVDs, iniciam em UEFI para quem quer um gostinho de retrocomputação. 🤣 Eu ainda tenho uma que outra:

win8pro_dvd.webp.847f622025d5af3e6451024b3a5607b5.webp

🔥

Edit: @Blumer Celta @Banunin @GuilhermeGB

Talvez as mídias em questão não tenham suporte para iniciarem em UEFI? Pois um CD do Windows XP 32-bit, por exemplo, não tem. Em teoria, Vista (SP1+) e 7, ambos 64-bit, iniciam, mas neles a implementação é tão velha que, em hardware atual, não duvido da existência de problemas de compatibilidade. Suporte decente para UEFI surgiu apenas a partir do Windows 8.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Pode ser. Cabe um esclarecimento: não faz diferença a mídia ser CD ou DVD, pois o sistema de arquivos ISO9660 é o mesmo. A questão é se essa mídia foi feita com suporte ou não para inicialização via UEFI.

Por exemplo, se um arquivo ISO de 100 MB com suporte for queimado num CD-R e num DVD-R, ambos vão iniciar. A parte "física" é abstraída pelo leitor óptico.

• Obrigado 1
Postado

Valeu pessoal, cada dia aprendendo mais.

Fiquei encucado também por não aparecer o drive na BIOS (mesmo que sem mídia dentro).

Achei que apareceria.

Estava tentando instalar o ubuntu destes que vem com revistas(prensado), mas vou ver se acho um disco mais novo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...