Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!
Estou tendo o problema que meu computador esta reiniciando quase toda vez que inicio algum jogo.
Comecei a ter esse problema após trocar a placa de vídeo que usava por uma XFX Radeon RX 6750XT..
Troquei a fonte também, mas o erro persiste, o problema ocorre com a fonte nova e ocorria com a fonte antiga.
Tentei resetar a BIOS, trocar as memórias do slot, mas não solucionou.
Poderiam me ajudar?

Segue as configurações do meu setup:

- Placa-mãe: MSI B450m Mortar Max
- Processador: Ryzen 5 5600
- GPU: XFX Radeon RX 6750 XT Speedster Qick319
- RAM: 32GB (4x8)
- Fonte: Gamdias Cyclops M1-750B - 750W, 80 Plus, Bronze

Postado

@Banunin Esqueci de adicionar isso no topico, mas não é temperatura.
Iniciei os jogos acompanhando as medições do sistema, mas as temperaturas estavam normais.
O computador desliga assim que inicia o jogo. O jogo mal roda, ele abre e reinicia o PC. Dá nem tempo do PC esquentar kkkkk

Postado

@lordekay2 Reinstalei o Windows do zero hoje e deu o problema, então acho que podemos descartar driver.
A fonte como disse no post já troquei, ocorreu com a fonte antiga e com a atual, que é nova, tem nem uma semana que troquei.

Postado
48 minutos atrás, LadyCaosWinc disse:

ocorreu com a fonte antiga e com a atual, que é nova

Qual era a antiga fonte?

ela pode ter estragado alguma peça do seu PC, caso seja de baixa qualidade.

• Batata Defumada alterou o título para Computador reiniciando ao iniciar algum jogo após trocar a GPU pela RX 6750XT
Postado
1 hora atrás, LadyCaosWinc disse:

Uma PCYes Electro V2.de 600W.

Essa fonte é de baixa qualidade, usa uma topologia ultrapassada de group regulation, que não é adequada para ser usada com processadores e placas de vídeo modernas.

1 hora atrás, LadyCaosWinc disse:

Mas pode ser isso?

Pode ser, uma fonte que recomendo sempre aqui para a RX6750xt é a MSI MAG A650GL, que é uma fonte robusta, de excelente qualidade e tem 10 anos de garantia.

2 horas atrás, LadyCaosWinc disse:

O computador desliga assim que inicia o jogo. O jogo mal roda, ele abre e reinicia o PC. Dá nem tempo do PC esquentar kkkkk

Também não confio muito nessas fontes da Gamdias.

2 horas atrás, LadyCaosWinc disse:

RAM: 32GB (4x8)

Já testou com apenas dois pentes de memória?

Postado

rapaz, eu to com o mesmo problema, só muda q meu Ryzen é um Ryzen 7 5700x3D, troquei fonte e placa-mãe e nada de resolver, to quase vendo de vender essa placa de Vídeo, e começou depois de eu fazer upgrade pra ela, da uma olhada no seu visualizador de eventos e ve se tem algo relacionado a WHEA LOGGER

Postado

Uma atualização aqui
Após ir fazendo alguns testes nas peças do PC
Usando só duas memórias, reconectando os cabos, alternando as memórias de slot e etc
O que funcionou aqui pra mim foi alternar as memórias de slot, mantive a configuração (4x8), mas alternei elas de lugar.
Por exemplo, as memórias A e C estavam nos slots 1 e 3, as memórias B e D nos slots 2 e 4, alternei para B1, A2, D3 e C4.
Após fazer isso não tive mais o problema do computador desligar ao iniciar um jogo.

Não garanto que seja a solução definitiva para alguém, tem uns dois dias e meio que fiz isso e até então o problema não voltou a me ocorrer

• Curtir 1
Postado

Update 2.0
No domingo, dia 16/03
Voltou a ocorrer o problema do computador reiniciar.
O que fiz desta vez para testar as causas:

- Ligar o PC diretamente na tomada, sem o filtro de linha: Não resolveu

- Rodar o DDU para reinstalar os drivers da GPU: Não resolveu

- Rodar o MemTest86 para testar a RAM: Nenhum erro nas memórias

- Atualizar a BIOS e testar sem XMP.: BIOS já está atualizada e não tem XMP das memórias

- Testar sem periféricos USB e com apenas um SSD conectado: Não resolveu.

Nesse momento estou testando minha GPU antiga, uma RTX 2060 no lugar da RX 6750XT, rodei alguns jogos e não tive o problema do PC reiniciar em nenhum deles.
Estou agora formatando outra máquina para testar a RX 6750XT nela e ver se o problema ocorre nesse outro PC

Postado

Update 3.0
Fiz os testes em duas máquinas.
Na minha máquina atual, ao trocar a RX 6750XT pela minha GPU antiga, uma RTX 2060, não tive o problema de desligamento. Rodei teste de stress na GPU, testei com alguns games e não tive o problema.
Na outra máquina, a que instalei a RX 6750XT para testar, testei com um sistema formatado do zero, instalei os drivers, rodei teste de stress e alguns games e também não tive o problema de desligamento do sistema.

Então com isso descartei que o problema esteja na GPU, na fonte, nas memórias ou algo assim.
Mandei a questão no chat gpt e ele me sugeriu testar agora:

- Configurar PCIe Gen3 na BIOS

- Desativar Gerenciamento de energia do PCI Express no Windows

- Atualizar drivers do chipset

Vou testar essas alternativas e retorno depois com os resultados

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...