Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, galera! Bom dia, boa tarde, boa noite a todos que estão por aqui.

Recentemente, voltei para um antigo trabalho como estagiário em uma faculdade na área de TI. Desde a última vez que trabalhei lá, nos laboratórios de informática, percebi que um grande problema persiste: os computadores, de tempos em tempos, precisam ser formatados e reinstalamos todos os programas. Normalmente, clonamos o SSD de um computador para os demais e, em seguida, congelamos as máquinas com um software específico.

Estou buscando uma maneira de melhorar e agilizar esse processo. Pensei em algo como formatar os computadores via rede, trazendo também os programas necessários de forma automática (algo meio parecido com aquelas ISOs customizadas). Recentemente, ouvi falar sobre Servidor PXE e achei que poderia ser uma solução viável. O que vocês acham?

Além disso, eu tenho mais experiência com Active Directory (AD), pois já trabalhei com essa tecnologia. Minha ideia inicial é implementar o AD para ajudar no controle, já que os alunos, às vezes, instalam programas, mudam o papel de parede e fazem outras alterações nos PCs. Quero realmente limitar o que podem ou não fazer. Pesquisando, percebi que o AD também pode oferecer algumas soluções interessantes.

Por exemplo, seria possível, pelo AD, executar instalações via rede nos PCs? Ou vocês conhecem algum outro método que poderia ser mais eficiente? Estou completamente aberto a sugestões ou até mesmo a manter o sistema atual. Meu objetivo é tornar todo o processo mais ágil, garantir eficiência na execução e limitar ao máximo o acesso dos alunos às configurações dos computadores.

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Elias_Silva disse:

Fala, galera! Bom dia, boa tarde, boa noite a todos que estão por aqui.

Recentemente, voltei para um antigo trabalho como estagiário em uma faculdade na área de TI. Desde a última vez que trabalhei lá, nos laboratórios de informática, percebi que um grande problema persiste: os computadores, de tempos em tempos, precisam ser formatados e reinstalamos todos os programas. Normalmente, clonamos o SSD de um computador para os demais e, em seguida, congelamos as máquinas com um software específico.

Estou buscando uma maneira de melhorar e agilizar esse processo. Pensei em algo como formatar os computadores via rede, trazendo também os programas necessários de forma automática (algo meio parecido com aquelas ISOs customizadas). Recentemente, ouvi falar sobre Servidor PXE e achei que poderia ser uma solução viável. O que vocês acham?

Além disso, eu tenho mais experiência com Active Directory (AD), pois já trabalhei com essa tecnologia. Minha ideia inicial é implementar o AD para ajudar no controle, já que os alunos, às vezes, instalam programas, mudam o papel de parede e fazem outras alterações nos PCs. Quero realmente limitar o que podem ou não fazer. Pesquisando, percebi que o AD também pode oferecer algumas soluções interessantes.

Por exemplo, seria possível, pelo AD, executar instalações via rede nos PCs? Ou vocês conhecem algum outro método que poderia ser mais eficiente? Estou completamente aberto a sugestões ou até mesmo a manter o sistema atual. Meu objetivo é tornar todo o processo mais ágil, garantir eficiência na execução e limitar ao máximo o acesso dos alunos às configurações dos computadores.

Bom dia, Elias.

Você me despertou boas memórias de quando também fui estagiário de TI na Universidade Federal do meu Estado, onde fiquei por dois anos. Meu antigo chefe poderia te indicar ótimos programas de gestão dos sistemas via rede, usando o servidor PXe que você citou. Para monitoramento remoto e controle de acesso dos PCs, o Veyon é uma boa opção, se utilizado juntamente com usuários de níveis específicos na máquina.

Por exemplo: todas as máquinas são configuradas com um usuário Administrador, para manutenção e controle remoto, e um usuário público, com nível de acesso de Convidado, sem senha, que fica disponível para os alunos. O computador do professor, em cada laboratório, fica com o Veyon master (controlador) instalado e ligado a todos os slaves (computadores dos alunos).

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@Elias_Silva Boa tarde! Estou fazendo exatamente o mesmo que você, e por aqui eu acabei com o problema de sistemas quebrando, programas sumindo e alunos mexendo onde não eram pra mexer configurando a conta de usuário deles como limitada e obrigatória. Limitada é simplesmente uma conta sem permissões de administrador, e obrigatória são contas "somente leitura", onde você pode configurar do jeito que quiser e, assim que ativada, todas as alterações subsequentes são descartadas após o logoff.

Leia a documentação da Microsoft sobre contas obrigatórias aqui:

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows/client-management/client-tools/mandatory-user-profile

• Curtir 2
  • Amei 1
  • Rio McCloud alterou o título para Como agilizar processo de instalação do Windows em laboratório de informática?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...