Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tô montando um PC focado em modelagem e renderização para arquitetura, e preciso de uma placa de vídeo custo-benefício até R$1800. Minha configuração atual é:

Gabinete: Hx710l

Processador: Ryzen 5 5600GT

Placa-mãe: MSI B450 Pro VDH Max

Armazenamento: SSD NVMe 500GB

Fonte: MSI MAG 650W

memória RAM: 16GB (2x8GB Asgard)

Resfriamento: 6 fans ARGB + Air Cooler Jansbo CR1400 EVO

A dúvida é: AMD ou NVIDIA? Preciso de um modelo que rode bem programas como SketchUp, Revit, AutoCAD e renderizadores tipo Lumion e V-Ray, sem gastar mais do que posso.

Alguém com experiência nesses programas pode me dar um norte?

Postado

@Gleice_ls
 AS NVIDIA tem Vantagens:

Melhor suporte a programas profissionais como AutoCAD, Revit, SketchUp, Lumion e V-Ray.

No entanto, no valor de R$ 1.800, não encontro placas NVIDIA com um bom custo-benefício. Por isso, recomendo a AMD, que oferece opções mais baratas e potentes.

Uma excelente escolha seria a AMD Radeon RX 6600:

8GB de VRAM: Ideal para projetos de modelagem e renderização.

Custo-benefício: oferece desempenho sólido para o preço.
Se tiver sorte, você pode encontrar a RX 7600 nessa mesma faixa de preço, que é uma versão mais recente e com desempenho superior.

• Obrigado 1
Postado
5 minutos atrás, PandaNooby disse:

Se tiver sorte, você pode encontrar a RX 7600 nessa mesma faixa de preço, que é uma versão mais recente e com desempenho superior.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/32738/placa-de-Vídeo-ASUS-dual-amd-radeon-rx-7600-evo-oc-edition-8gb-gddr6-fsr-ray-tracing-dual-rx7600-o8g-evo?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwkN--BhDkARIsAD_mnIrgl6mNja1RQ_Y8wbnTSCht9uGjKEnqPw1sLdFkvac0YB4j0ekpYzIaAtPTEALw_wcB

É um pouquinho acima do preço, mas acho que vale.

• Obrigado 1
Postado

@Gleice_ls Assim, para performance MESMO, a RX 7600 seria melhor, mas pela tecnologia (DLSS, Ray Tracing) a NVIDIA é melhor. Eu no seu lugar, pegaria a RX 7600 visando tanto a performance quanto o custo-benefício. está aqui um vídeo comparação (o processador utilizado é o i5 13600K). 

Ambas são placas que vai rodar tudo, porém a NVIDIA tem recursos melhores na questão de DLSS, Ray Tracing, Mas em desempenho bruto mesmo, no seco ali, a RTX 3060 é menos potente que a RX 7600. RTX 3060 consome aproximadamente 170W, e a RX 7600 consome aproximadamente 165W. Meu veredito é que RX 7600 na faixa preço que você procura, é a melhor opção meu querido.

Abraço, tamo junto!

• Coordenador
Postado

Por mais que as placas da AMD nessa faixa de preço atualmente estejam compensando mais para jogos, o seu uso profissional tende a ser melhor com placas da Nvidia, tanto por compatibilidade com a tecnologia CUDA quanto pelo desempenho geralmente superior nesse quesito.

Nessa faixa de preço, você conseguirá pegar uma RTX 3060 12GB. Gastando um pouco mais, poderia pegar uma RTX 4060 em promoção. Não há muito para onde correr. Ou pode dar uma olhada no mercado de usados, é claro.

• Curtir 2
Postado
28 minutos atrás, KairanD disse:

Nessa faixa de preço, você conseguirá pegar uma RTX 3060 12GB. Gastando um pouco mais, poderia pegar uma RTX 4060 em promoção. Não há muito para onde correr. Ou pode dar uma olhada no mercado de usados, é claro.

https://www.kabum.com.br/produto/544058/placa-de-Vídeo-RTX-3060-zotac-nvidia-GeForce-12gb-gddr6-192-bits-a30600p-10m?utm_id=21722767675&gad_source=1&gbraid=0AAAAADx-HyGH-k2CpqnN67fWixLBvzwUQ&gclid=Cj0KCQjws-S-BhD2ARIsALssG0bdkz4QMrlA5maSH9Y2BvuGDBYkHr_qrR3zquIpN99VIlxonIZ34UUaAi1tEALw_wcB (Com o suporte da Zotac) , agora com o suporte do MSI: https://www.kabum.com.br/produto/384627/placa-de-Vídeo-RTX-3060-ventus-2x-msi-nvidia-GeForce-12gb-gddr6-dlss-ray-tracing-RTX-3060-ventus-2x-12g-oc?utm_id=21416437563&gad_source=1&gbraid=0AAAAADx-HyH14xE6R2AW4y5xQ4b6deQ47&gclid=Cj0KCQjws-S-BhD2ARIsALssG0YbU4F487nsvyLnYXF6mlep1z6RE3vq-SX8KlkVa-oAV5JxxGAfkdwaAhnnEALw_wcB 

Para uso profissional, não tem discussão, é NVIDIA, mas para jogos AMD. Eu prefiro a NVIDIA por conta dos recursos, mas em desempenho bruto mesmo, no seco como eu tinha dito, a AMD tem mais desempenho (entre placas intermediárias).

Postado

@Gleice_ls Nvidia depois dos lançamentos da série 500, ficou triste a situação no mercado, mas vai de 3060 ou 4060 que é sossegado.

Pois a Nvidia tem melhores drivers e compatibilidades para uso geral.

Citação

ANVIDIA temvantagens:

Melhor suporte a programas profissionais comoAutoCAD,Revit,SketchUp,Lumione e V-Ray.

RTX 3060: R$ 1.870.
https://www.kabum.com.br/produto/544058/placa-de-Vídeo-RTX-3060-zotac-nvidia-GeForce-12gb-gddr6-192-bits-a30600p-10m?utm_id=21722767675&gad_source=4&gclid=Cj0KCQjws-S-BhD2ARIsALssG0b6hAaRwIpdywdtzMo8clrASiC0bhgE_KvMykYrNHNSgN6QwQDZW2gaAkqTEALw_wcB

Antes das 5000, daria para comprar a 4060 por esse valor.

• Coordenador
Postado
3 horas atrás, IANI4NIAN disse:

Para uso profissional, não tem discussão, é NVIDIA, mas para jogos AMD.

Se fosse para jogos, certamente eu recomendaria a RX 7600. Mas, na situação de trabalho profissional apresentada, eu nem consideraria a placa de vídeo da AMD. Em tarefas de renderização profissional, o desempenho das placas da Nvidia tende a ser claramente superior. Às vezes a situação é ainda mais crítica e o programa nem consegue aproveitar a aceleração de hardware da GPU AMD.

A melhor opção dentro do orçamento é a RTX 3060 12GB mesmo.

• Curtir 1
Postado

@IANI4NIAN obrigado, teve uma promoção ontem dessa rx7600, acabei não vendo, mas vou ficar atenta, estava por 1600, vou esperar novamente e pegar ela

@KairanD puts, sério? Mas acho que vou arriscar na AMD, espero que funcionem bem 

@PandaNooby é que meio que 1800, estaria sendo o máximo máximo, estaria querendo pagar menos que isso, não vou usar em render tão pesados sabe

• Curtir 1
Postado

AMD: custo-benefício, logo vai ser melhor.

NVIDIA: Trabalho, que é o seu caso.

mesmo que algumas RX tenham mais potência bruta do que algumas NVIDIA, na NVIDIA você não paga apenas pelo processamento bruto, o valor alto também está integrado as tecnologias que são bastante úteis.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...