Ir ao conteúdo

Dúvida entre ASRock B660M e ASUS TUF B760M para upgrades para Core i5 12400F?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Opa, Beleza?

Estou na dúvida sobre placas mãe de até 1200 para esse processador, recebi indicações sobre a "ASRock B660M Phantom Gaming 4" e também a "ASUS TUF GAMING B760M-E D4".

No futuro penso em um upgrade pro processador, como uma i7 14Gen, então acho que com esse valor da pra pegar uma placa boa pra n precisar mudar também.

• J.Augusto F alterou o título para placa-mãe para Core i5 12400F?
Postado

Se quer um conselho, melhor você investir em plataforma AM5 pensando em futuros upgrades. Isso porque AM5 vai continuar recebendo novas gerações até 2027, no mínimo, então haverá opções atuais de CPU com preços competitivos nos próximos anos. Core i7 é um tipo de CPU que não abaixa de valor, você encontra Core i7 de gerações anteriores que perdem até pra i5 atual sendo vendidos por bem mais do que o preço de um i5 atual.

Outro detalhe é que você combinando esses CPUs da Intel com memória DDR4 você não terá o mesmo desempenho do que combinado com DDR5. Os benchmarks e testes que você vê por aí são todos com DDR5.

Postado

@GuilhermeGB Agradeço a indicação e pretendo migrar para AMD algum dia (Meu foco não é apenas jogos), quem sabe até em vez de comprar o i7… porém agora preciso apenas da placa Intel por questões financeiras mesmo, já possuo o processador e comprar AMD seriam 2 gastos

Postado
1 hora atrás, MarcosWL disse:

ASRock B660M Phantom Gaming 4"

O VRM desta placa-mãe é bem ruim, frita até com o i5-12400F.

O mais lógico é combinar o i5-12400F com a placa-mãe mais barata possível, já que é um "steep gap" de baixo custo, sem "futuro".

• Solução
Postado

@MarcosWL entendo. Então o que eu recomendo você fazer é pegar uma placa-mãe simples que já atenda esse i5 12400F e deixa pra investir numa placa boa quando for pegar um CPU superior. 

Das duas placas que você citou, apenas a ASUS TUF seria uma candidata para suportar um Core i7 no futuro, a ASRock nem passa perto, é uma placa de entrada. Ela só está precificada errado por ser uma modelo antigo do chipset B660, já foi substituída pela versão com chipset B760 que tem um preço um pouco mais coerente na casa dos R$850. Mas se fosse pra pegar uma placa pensando só no i5 12400F, uma H610 de R$600-700 estaria de bom tamanho.

• GabrielLV alterou o título para Dúvida entre ASRock B660M e ASUS TUF B760M para upgrades para Core i5 12400F?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...