Ir ao conteúdo

Computador com Pentium E5400 e 4GB RAM roda Windows 11 bem?

Ir à solução Resolvido por Mascote01,

Posts recomendados

Postado

pessoal, estou pensando em instalar Windows 11 no meu PC que é o mesmo da assinatura, estou usando Windows 10 pro atualmente e não tenho problemas com ele, será que o Windows 11 vai rodar normalmente? windows 11 é mais pesado que o Windows 10? qual a diferença do W11 para o W10?

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Mascote01 disse:

pessoal, estou pensando em instalar Windows 11 no meu PC que é o mesmo da assinatura, estou usando Windows 10 pro atualmente e não tenho problemas com ele, será que o Windows 11 vai rodar normalmente? windows 11 é mais pesado que o Windows 10? qual a diferença do W11 para o W10?

Boa noite.

Sinceramente, eu não recomendo esse upgrade de sistema operacional para a sua máquina. Eu poderia justificar isso de muitas formas, mas principalmente o seguinte:

1. Processador não suportado oficialmente. O Pentium E5400 é um Dual Core de 2.7GHz. Curiosamente, considerando núcleos e frequência bruta, se assemelha a um Celeron N4020, que ainda é muito popular em notebooks de baixo custo no Brasil. As diferenças entre eles, no entanto, são muitas (a começar pelo fato de que o Celeron tem suporte a Windows 11, e o Pentium não).

2. O Windows 11 consome mais recursos de CPU e RAM em idle (isto é, em estado ocioso). Embora seja um mito a ideia de que um sistema realmente eficiente seja um que use o mínimo possível de RAM pra funcionar, o fato é que o Windows 11 é muito mais "inchado" de recursos inúteis do que o Windows 10, por exemplo. A carga de telemetria é maior. Os anúncios são mais abundantes. Efeitos estéticos na interface gráfica também deixam o sistema mais pesado para gráficos mais antigos. Seu PC não terá a mesma fluidez do Windows 10 quando você atualizar.

3. Muitos recursos essenciais não presentes, ou "emulados". Como dito antes, o Windows 11 tende a usar mais CPU e RAM. Outro motivo pelo qual isso pode ocorrer é porque o Windows 11 depende mais da telemetria e de requisitos próprios de segurança, como o TPM (que, basicamente, é um processador secundário para lidar somente com a criptografia e proteção dos dados que chegam à CPU principal, nesse caso, o seu Pentium). Como esse TPM não está presente na sua plataforma, ou sua CPU fica mais desprotegida do que as oficialmente suportadas, ou parte dos recursos de criptografia precisará ser processado pela CPU principal.

Caso tenha outras dúvidas, será um prazer esclarecer.

[CONTEXTO]

Até o presente momento, testei um total de 4 versões do Windows 11: Home 23H2, Pro 23H2, Pro 24H2 e IoT Enterprise 24H2 (no escritório onde trabalho). De todas elas, a única que eu poderia recomendar, considerando o desempenho, a estabilidade e a quantidade menor possível de problemas que encontrei ao longo dos meus testes, é a IoT Enterprise 24H2, mas ela não é destinada para uso doméstico, então essa indicação não é possível. 

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Computador com Pentium E5400 e 4GB RAM roda Windows 11 bem?
  • Coordenador
Postado

O fato do seu computador não ter compatibilidade oficial com o Windows 11 não é relevante. Basta usar o Rufus para criar um disco de boot e funcionará perfeitamente e sem qualquer limitação.

Por meio do Rufus, também é possível instalar o Windows 11 em modo offline (sem conta Microsoft). Após a instalação, basta remover recursos inúteis e desativar o que for possível nas opções de privacidade do sistema. Você vai ficar com um sistema enxuto, rápido, e sem qualquer anúncio.

Contudo, mesmo fazendo essas alterações, o Windows 11 pode sim ser um pouco mais pesado que o Windows 10, e o que vai te limitar aí é o desempenho do próprio hardware. Para esse hardware bastante antigo, cada mínima vantagem conta, então é melhor continuar no Windows 10.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@KairanD @Gabriel U muito interessante o ponto de vista de vocês, de qualquer modo eu posso fazer um teste e ver se fica ruim. eu ja vi pessoas aqui no próprio fórum com problemas em PC com Celeron 1.0Ghz, dito isso, eu acredito que só o fato de ser um processador já é suficiente pra rodar Windows 11, é claro que não os muito mais antigos, mas de acordo com o site da microsoft, até um Intel Atom x6200FE roda windows 11.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
41 minutos atrás, Mascote01 disse:

@KairanD @Gabriel U muito interessante o ponto de vista de vocês, de qualquer modo eu posso fazer um teste e ver se fica ruim. eu ja vi pessoas aqui no próprio fórum com problemas em PC com Celeron 1.0Ghz, dito isso, eu acredito que só o fato de ser um processador já é suficiente pra rodar Windows 11, é claro que não os muito mais antigos, mas de acordo com o site da microsoft, até um Intel Atom x6200FE roda windows 11.

De fato. Você é livre pra testar o sistema como quiser.

Apenas a título de curiosidade, o processador mais fraco que já vi tentarem rodar Windows 11 até hoje foi um Intel Atom N455, com 2GB RAM DDR3 (em um netbook HP Mini 5103). Levou "apenas" 35 (trinta e cinco) dias para a instalação limpa acabar, e mais uns 03 (três) dias para a configuração inicial do sistema ser concluída.

• Coordenador
Postado

Instalar e funcionar de fato ele vai. A questão é o como...

Eu trabalho diariamente com um laptop que tem um Core i7-3537U e 16GB de RAM. Para uso profissional doméstico (reuniões via Teams, edição de documentos e planilhas, programação no VSCodium, etc.), ele funciona muito bem com o Windows 11 Home, mesmo abrindo muitas coisas ao mesmo tempo.

Recentemente instalei o Windows 11 Home em um laptop ainda mais antigo, com um Core i5-480M e 4GB de RAM. Para uso básico, funcionou.

O Pentium E5400 tem menos da metade do desempenho do Core i7-3537U. Além disso, ele também é mais fraco que o Core i5-480M. Você até pode testar o Windows 11 no seu Pentium, mas não espere nada além do uso bem básico: https://www.cpubenchmark.net/compare/1099vs777vs1845/Intel-Pentium-E5400-vs-Intel-i5-480M-vs-Intel-i7-3537U

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...