Ir ao conteúdo

Como configuro o roteador ZTE H3601PE em modo de acesso?

Ir à solução Resolvido por Daviferreirax,

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos! Pessoal, há poucos dias eu mudei de provedor, aqui eles instalaram uma onu huawei eg8010h e um roteador zte h3601pe, aquele tal de multipro da multilaser. Noto que há modificações no firmware, mas no geral, é similar ao firmware original, com acesso total. O provedor me passou tanto o usuário e senha do roteador quanto o usuário e senha da conexão pppoe.

Eu não uso o h3601pe como roteador principal, ele é capado em opções de configurações, no lugar dele, uso meu ASUS ac68u v3 como roteador principal, pois o ac68u tem várias opções de configurações, sem contar a possibilidade de se usar firmwares alternativos, como o finado merlin, openwrt, fresh tomato, ddwrt entre outros, então a gama de configurações é enorme.

No ASUS ac68u não uso a função wifi dele, desligo ela, pois é wifi5 ainda, nisso quem fará essa função de wifi será justamente o h3601pe, que é wifi6 ax3000. O problema é que não entendo muito dos modos de configuração do zte, não faço ideia do que seria o modo de acesso dele. No momento estou usando o modo agent, acho que ele é a versão modo de acesso, pois desabilita tudo, fica apenas a função do wifi disponível.

Mas na opinião de vcs, qual seria a melhor configuração para esses dois roteadores, para que eu obtenha o melhor desempenho possível da rede? Não pretendo usar de forma alguma a função wifi do ASUS ac68u, pois ele não é um roteador novo e o wifi desse modelo deixa muito a desejar. Desde já agradeço por qualquer ajuda que vcs puderem me enviar, fico grato!

Postado

@Blacklynx Fala cara, eu entendi todo o cenário mas não entendi sua dúvida principal.

Sobre o que fazer com os roteadores, como você quer usar o wifi 6 do ZTE eu deixaria da seguinte forma.

ONU em modo bridge -> Roteador ASUS discando o PPPoE, como servidor DHCP e com wifi desligado -> ZTE apenas como access point wifi, não ligar o DHCP dele pois quem vai dar os IPs é o ASUS.

• Curtir 1
Postado

@Daviferreirax oi amigo, tudo bem! É isso que quero fazer, mas não sei qual seria o modo access point do zte, esses modelos novos o firmware tem essas seguintes opções, você poderia me dizer qual seria a equivalente ao access point? A que achei mais parecido com access point foi a agent, ela deixa apenas as configurações de wifi e dhcp ativas, o restante é todo desabilitado. Seria essa a opção que devo escolher no zte?

naQqlDr - Imgur.png

Postado
7 horas atrás, Blacklynx disse:

a melhor configuração para esses dois roteadores, para que eu obtenha o melhor desempenho possível da rede? Não pretendo usar de forma alguma a função wifi do ASUS ac68u, pois ele não é um roteador novo e o wifi desse modelo deixa muito a desejar

O que deixa muito a desejar é o alcance das antenas em 5ghz. E o desempenho do wifi a 2.4ghz. Ao desligar o wifi nesse roteador você simplesmente deixa de usar 600mbps em 2.4ghz e 1300 em 5ghz. E a cobertura das antenas, que não tem como replicar a menos que coloque outro AP no mesmo lugar físico, um que julgue valer a pena...

Para um melhor desempenho geral deve usar as antenas todas, o que diz a aritmética. E deve usar DHCP em todos AP. Apenas divida o escopo. Isso vai te dar uma menor latência, claro. E alguma redundância. E um lease time na casa de minutos e não de dias no DHCP para que tudo se reorganize rápido caso um deles pare.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Blacklynx Entendi agora sua dúvida, no meu entendimento seria o modo repeater ou alguns dos modos bridge, pois esse AP não deve fazer nenhum roteamento na rede.

Pelo menos essa é a forma que gosto de trabalhar, em uma rede doméstica uso apenas um dispositivo sendo servidor dhcp e todos os outros apenas como extensão da rede principal.

Eu não estou acostumado com essa interface então não saberia exatamente qual usar, iria no erro e acerto mesmo. Mas eu iria fazendo na ordem, primeiro configuraria o ASUS tudo certinho, com ele tudo ok eu partiria para o AP que é o ZTE.

• Curtir 1
Postado
Em 22/03/2025 às 16:42, arfneto disse:

O que deixa muito a desejar é o alcance das antenas em 5ghz. E o desempenho do wifi a 2.4ghz. Ao desligar o wifi nesse roteador você simplesmente deixa de usar 600mbps em 2.4ghz e 1300 em 5ghz. E a cobertura das antenas, que não tem como replicar a menos que coloque outro AP no mesmo lugar físico, um que julgue valer a pena...

Para um melhor desempenho geral deve usar as antenas todas, o que diz a aritmética. E deve usar DHCP em todos AP. Apenas divida o escopo. Isso vai te dar uma menor latência, claro. E alguma redundância. E um lease time na casa de minutos e não de dias no DHCP para que tudo se reorganize rápido caso um deles pare.

Entendo seu posicionamento perfeitamente, seria ideal usar o wifi dos dois para aumentar a cobertura, mas infelizmente o wifi do ac68u é muito instável, nunca gostei da performance dele, mesmo usando sempre as verões mais recentes de seu firmware, até usei firmwares de terceiros, como o merlin, fresh tomato e etc, nunca fica legal.

Por isso que desisti de usar a parte wifi dele e delegar essa função para um roteador dedicado, assim manteria o roteador apenas como um AP, para fazer esta função. Nisso o zte h3601pe caiu muito bem, pois o wifi dele é excelente, possui um excelente compatibilidade com os equipamentos aqui de casa, sem contar que possui uma boa cobertura, não deixa a desejar.

Em 22/03/2025 às 18:45, Daviferreirax disse:

@Blacklynx Entendi agora sua dúvida, no meu entendimento seria o modo repeater ou alguns dos modos bridge, pois esse AP não deve fazer nenhum roteamento na rede.

Pelo menos essa é a forma que gosto de trabalhar, em uma rede doméstica uso apenas um dispositivo sendo servidor dhcp e todos os outros apenas como extensão da rede principal.

Eu não estou acostumado com essa interface então não saberia exatamente qual usar, iria no erro e acerto mesmo. Mas eu iria fazendo na ordem, primeiro configuraria o ASUS tudo certinho, com ele tudo ok eu partiria para o AP que é o ZTE.

Testei esses modos, o que mais se parece com o modo AP seria o repeater, pois ele tem apenas habilitado a função wifi, upnp. O modo agente tem habilitado além do wifi, tem o dhcp ativo, mas não vem com upnp. Eu preferi usar o modo controller bridge, até me recomendaram bastante, pois para esse modelo, usar ele como AP esse modo seria o mais indicado. Ele praticamente é uma fusão dos modos repeater e agent, pois as opções dos dois.

Estou gostando do desempenho, não notei perdas na velocidade, também as latências estão boas, acho que consegui achar o modo ideal. Assim fica o ASUS ac68u responsável pelo roteamento principal e o zte apenas como ponto de acesso, ficou da forma que você disse, está legal!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...