Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tinha um plano de internet de fibra de 50 megas e agora passei pra 600 megas. A fibra chega e conecta direto num roteador Huawei EG8141A5. A empresa ficou de me trazer um roteador novo, mas estão sem no momento e só vão trazer depois. Acontece que esse Huawei EG8141A5 tem uma porta gigabit, minha placa de rede é gigabit, coloquei um cabo CAT6 e não era pra alcançar os 600 mbps? Só chega no máximo em 300 mbps mais ou menos. O que posso fazer aqui pra já ir usufruindo desses 600 mbps?

• Moderador
Postado

@hellshock, bom dia!

Isso não me soa como um problema do roteador mas sim do provedor.

Se o roteador wi-fi possuísse duas portas gigabit seria possível testar a conexão entre dois dispositivos locais, mas testa em outros horários do dia para aferir se o limite em 300 mbps continua.

A qualidade do cabo também pode afetar, pois existem fabricantes que utilizam material de baixa qualidade nos fios, mas mesmo CAT5 em curtas distâncias era para ser capaz de um gigabit...

Postado

Sua conexão não é com a internet e sim com a rede local. Nada tem a ver com 50 ou 600 mbps de contrato com o provedor.Se desligar o cabo de fibra otica vai ver que a rede fica igualzinho.

Qu velocidade o sistema reporta para a conexão? conexões via cabo ocorrem a 10, 100 ou 1000 mbps. Veja o que o sistema diz, mostre aqui.

Não precisa de cabos CAT6 para essas velocidades.

9 horas atrás, hellshock disse:

O que posso fazer aqui pra já ir usufruindo desses 600 mbps?

Entenda que se conseguir 50mbps em 4 dispositivos em sua rede, por exemplo, já estará usufruindo desse aumento de banda para a internet. Esses 600mbps são para dividir entre TODOS os dispositivos conectados. Considere que um vídeo a 4K pode gastar até uns 25mbps, um pouco mais dependendo do vídeo em si. Em FHD até uns 6. Um download pode e vai ser limitado em geral também pelo outro lado da conexão.

Essas "medições de velocidade" medem apenas parâmetros de transmissão para dados que não são processados nem de um lado nem de outro e são meros indicadores. 600mbps são 75 megabytes por segundo e talvez nada em sua rede consiga processar ou mesmo gravar dados vindo da rede nessa velocidade... E ninguém te entregue dados de graça nessa taxa --- hipotética --- de transmissão

De todo modo comece por testar a velocidade de conexão reportada pelo sistema e não por esses aplicativos medidores com a internet.

Postado

Em conexão Ethernet tá lá 1,0Gbps.

Quando eu vou testar eu desligo wifi, deixo conectado só o PC.

Eu testo no Nperf e na Steam.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!