Ir ao conteúdo

Instalar o Windows 10 como FAT32 ou NTFS em pendrive bootável?

Ir à solução Resolvido por Mascote01,

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, estou para instalar o W10 num PC novo, zerado e fiquei em dúvida.

Eu vou usar o RUFUS 4.6 para criar um pendrive bootável e estou em dúvida se devo formatar o pendrive para FAT32 ou NTFS e qual dos dois utilizar no RUFUS.

O que daria de diferença ou possíveis problemas?

image.png.47432b7bc25f1a29481e74c1b143cf54.png

Postado

@danilo001bom dia

8 minutos atrás, danilo001 disse:

Oi pessoal, estou para instalar o W10 num PC novo, zerado e fiquei em dúvida.

Eu vou usar o RUFUS 4.6 para criar um pendrive bootável e estou em dúvida se devo formatar o pendrive para FAT32 ou NTFS e qual dos dois utilizar no RUFUS.

O que daria de diferença ou possíveis problemas?

deve colocar NTFS, mas porque você não usa o MediaCreationTool?

pendrives em NTFS não são reconhecidos como unidade de boot em sistemas UEFI, portanto, deve-se usar FAT32 (em sistemas não-UEFI, tanto faz se for FAT32 ou NTFS).

• Curtir 1
Postado

@Mascote01 ele mesmo já dá essa opção, se eu selecionar que quero FLASH USB?

Porque eu havia tentado uma vez e quando conectei o pendrive no PC novo, ele não fez a leitura informando erro de segurança, impossibilitando a instalação do Windows

Postado

Sempre utilizei Fat32 para gravação de imagens iso em Pendrives. Mas já faz um bom tempo que não utilizo o Rufus. Prefiro o Ventoy. O Ventoy cria 02 partições., uma de boot Efi e outra partição no formato ExFat que é para onde as imagens isos são copiadas.

Considero o Rufus ultrapassado.

• Solução
Postado

@danilo001 mano, faz o seguinte, baixa o MediaCreationTool nesse link: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10 e executa a ferramenta, ela vai fazer todo o procedimento enquanto você só fica olhando, muito mais fácil pra você que esta com dificuldade, e também é garantido que não vai dar problemas porque a própria Microsoft garante, na verdade a maneira correta de instalar o Windows é com essa ferramenta da Microsoft mesmo.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
Em 24/03/2025 às 08:43, FoxBlack disse:

Sempre utilizei Fat32 para gravação de imagens iso em Pendrives. Mas já faz um bom tempo que não utilizo o Rufus. Prefiro o Ventoy. O Ventoy cria 02 partições., uma de boot Efi e outra partição no formato ExFat que é para onde as imagens isos são copiadas.

Considero o Rufus ultrapassado.

Calma aí...

Como você grava as imagens com mais de 4GB de tamanho em uma partição FAT32? Você não tem nenhuma ISO de Windows, por exemplo que seja maior?

23 horas atrás, Daviferreirax disse:

@danilo001 Sempre utilizei FAT32 para pen drives com essa finalidade.

Repito a pergunta acima...

Caso você use Ventoy em vez de Rufus ou Balena Etcher.

Postado

@Gabriel U Correção, já tem uns anos que estou utilizando Medicat para essa finalidade e de fato é NTFS.

Lembro de ter que utilizar FAT32 no passado por algo relacionado com as BIOS UEFI, mas não lembro ao certo agora.

Perdão pelo equívoco.

image.png.781a576bc789de6ddd5138cae40fd472.png

Postado
20 minutos atrás, Gabriel U disse:

Calma aí...

Como você grava as imagens com mais de 4GB de tamanho em uma partição FAT32? Você não tem nenhuma ISO de Windows, por exemplo que seja maior?

@Gabriel U nos tempos que utilizava o Rufus sempre deixei em Fat32 e nunca tive problemas. Não estou afirmando que seja, mas pode ser que essa questão de Fat32 ou NTFS seja uma definição somente para o setor de inicialização. Repare que o Ventoy cria uma partição efi separada da partição que armazena a iso. Essa partição provavelmente seria Fat32. Igual por exemplo, na instalação do Manjaro, quando se cria uma partição Efi montada em /boot/efi  em formato Fat32. Por analogia deve ser o mesmo com o Rufus. A diferença é que no Ventoy se transfere a iso inteira para dentro do pendrive e o Rufus descompacta a imagem iso.

• Membro VIP
Postado
51 minutos atrás, FoxBlack disse:

A diferença é que no Ventoy se transfere a iso inteira para dentro do pendrive e o Rufus descompacta a imagem iso.

Justamente essa diferença que me deixou confuso.

Pelo menos para imagens de Windows, que são grandes, não é possível usar o Ventoy com partição em FAT32 (a ISO simplesmente não pode ser colocada lá dentro, porque a estrutura da partição não deixa). Agora, se for com Rufus ou qualquer outro método (que envolva a desmontagem da ISO em arquivos de sistema, que são menores), aí sim, faz sentido.

57 minutos atrás, Daviferreirax disse:

@Gabriel U Correção, já tem uns anos que estou utilizando Medicat para essa finalidade e de fato é NTFS.

Lembro de ter que utilizar FAT32 no passado por algo relacionado com as BIOS UEFI, mas não lembro ao certo agora.

Perdão pelo equívoco.

image.png.781a576bc789de6ddd5138cae40fd472.png

Agora sim, entendi.

Isso faz mais sentido. Usar NTFS para sistemas de inicialização é muito melhor do que FAT32.

Postado

@Gabriel U  Mas o Ventoy cria duas partições, sendo uma para controlar o boot, ou seja tornar o pendrive uma mídia inicializável., e uma outra partição no formato Exfat que onde são colocada as isos.  Ventoy não usa nem Fat32 e nem NTFS.

Detalhe -> diferentemente do FAT32, o ExFAT pode armazenar arquivos maiores (de até 16 EB) e em volumes grandes (de até 256 TB);

Ou seja, para uso doméstico não tem limites para o Ventoy. Se tiver espaço no pendrive pode ir colocando imagem iso. 

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, FoxBlack disse:

@Gabriel U  Mas o Ventoy cria duas partições, sendo uma para controlar o boot, ou seja tornar o pendrive uma mídia inicializável., e uma outra partição no formato Exfat que onde são colocada as isos.  Ventoy não usa nem Fat32 e nem NTFS.

Detalhe -> diferentemente do FAT32, o ExFAT pode armazenar arquivos maiores (de até 16 EB) e em volumes grandes (de até 256 TB);

Ou seja, para uso doméstico não tem limites para o Ventoy. Se tiver espaço no pendrive pode ir colocando imagem iso. 

Exatamente o que eu quis dizer.

Só que tem uma observação importante na sua fala: seja em GPT ou MBR, o Ventoy é perfeitamente capaz de usar FAT32 ou NTFS. Ele usa exFAT por padrão, mas isso pode ser alterado tranquilamente. No meu caso, sempre uso a seguinte combinação: MBR -> NTFS -> Partição alinhada com 4KB -> Secure Boot desabilitado. Nunca tive problemas com Ventoy em qualquer máquina, nova ou antiga, que eu já tenha usado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Como seu ISO provavelmente foi baixado pelo Media Creation Tool, não tem arquivo maior do que 4 GiB dentro, por isso o Rufus oferece as duas opções. Prefira FAT32, pois daí ele não usará o UEFI:NTFS, que é um carregador de inicialização "ponte" para BIOS UEFI que não suportem NTFS (vários não suportam). No entanto, concordo com o @Mascote01 : prefira o próprio programa da Microsoft para criar a mídia, visto que você já o está usando! O Rufus é útil quando a gente baixa o ISO direto do site, sem ser pelo programa.

Eu escrevi sobre essas opções do Rufus aqui.

Ventoy eu passo (minha preferência apenas, sem drama 😅), pois não suporta Secure Boot sem malabarismo e reza.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...