Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Estou tentando fazer funcionar um SSD NVMe M.2 Crucial P3 Plus, mas não consigo de jeito nenhum fazer aparecer o SSD no campo de instalação do Windows.

Fui ver a versão da BIOS e estou atrasado várias versões, estou na 2423 e a atual é 3611.

Fui assistir um vídeo sobre esse problema e o cidadão falou no vídeo que essa placa tem que atualizar uma por uma cada versão da BIOS, isto esta certo?

Não posso mesmo ir direto para a ultima atualização?

Postado

Tenho essa placa e nunca tive esse cuidado. Já pulei mais de uma versão, mais de uma vez.

É verdade que tem algumas versões de BIOS em algumas placas-mãe que se recomenda fazer o upgrade faseado, mas se fosse o caso haveria observações no texto das atualizações.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Fui assistir um vídeo sobre esse problema e o cidadão falou no vídeo que essa placa tem que atualizar uma por uma cada versão da BIOS, isto esta certo?

Isso só é verdade para modelos específicos. Placas da Gigabyte que costumam ter essa "frescura" de que para instalar algumas versões você precisa ir para alguma versão mínima antes. Na ASUS você pode só pegar a última versão e mandar bala.

De qualquer maneira, seu problema não parece ter nenhuma relação com versão de BIOS. A menos que seja um bug muito específico.

Postado
2 horas atrás, Mascote01 disse:

@Marcelotronic você já inicializou o SSD?

Boa noite, inicializar sim, criar partição não.

Habilitei o CSM e consegui fazer funcionar mas ao desabilitar de novo, PC não inicia, tem algum problema deixar habilitado? Da primeira vez que fui instalar o Windows 11 não funcionou por causa daquela trava dizendo que o PC não é compatível, ai fiz um ghost da imagem funcionou mas só com CSM ligado.

Postado

@Marcelotronic CSM é um modo de boot legado, meio limitado em alguns recursos. O UEFI é o modo de boot moderno, mais recomendo para se utilizar hoje em dia. Não tem nenhum grande problema em utilizar CSM, só é estranho que sua placa-mãe não tenha conseguido reconhecer seu SSD no modo UEFI. Por a caso esse SSD é novo?

Postado
11 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Marcelotronic CSM é um modo de boot legado, meio limitado em alguns recursos. O UEFI é o modo de boot moderno, mais recomendo para se utilizar hoje em dia. Não tem nenhum grande problema em utilizar CSM, só é estranho que sua placa-mãe não tenha conseguido reconhecer seu SSD no modo UEFI. Por a caso esse SSD é novo?

Sim, e não parece ser falsificado, instalei o software do fabricante e as informações batem, números de série etc.

CSM desabilitado, consigo utilizar o NVMe como um disco somente para documentos, mas não como disco de boot, vou fuçar mais um pouco quando chegar em casa.

Postado

@GuilhermeGB Finalizando, instalei windows com CSM habilitado antes de atualizar a BIOS, Verifiquei agora que com a atualização o CSM estava desabilitado, era só eu ter atualizado a BIOS.

O pior de tudo foi ter perdido a licença do windows 11 Pro, minha licença do w10 Pro comprada fora da microsoft não podia mudar hardware, mas eu pensei que fosse só com placa-mãe e processador, não ativou mais com a conta microsoft.

Agradeço a todos pela ajuda.

• Curtir 1
  • GabrielLV alterou o título para SSD NVMe não detectado na ASUS TUF B550M-Plus

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!