Ir ao conteúdo

Recomendação de processador para PC com Ryzen 5 5500, visando jogos competitivos

Ir à solução Resolvido por Daviferreirax,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, tenho atualmente uma placa-mãe A520M S2H, com um Ryzen5 5500, 

Para alguns jogos competitivos, principalmente o Counter Strike 2, infelizmente o processador me deixa a desejar.

Existe algum upgrade possível sem que eu precise trocar a placa-mãe, e que me dê um aumento bem significativo de fps em jogos que utilizam bastante CPU?

Postado

@AguiarKawan Na plataforma AM4, e no seu caso, o ideal seria o Ryzen 7 5700X3D, mas não sei se a placa-mãe aguentaria ele. Fora isso, dependendo do quanto tens para gastar, em caso de troca de placa-mãe eu recomendaria ir com AM5 pegando o Ryzen 5 7600.

• Curtir 2
  • AguiarKawan alterou o título para Recomendação de Upgrade de CPU - Ryzen5 5500
Postado

@AguiarKawan Seria melhor você dar mais detalhes, ta batendo quantos fps? quantos fps você quer? qual a sua build completa?

Você pode ter diagnosticado precocemente gargalo de cpu mas pode ser outra coisa.

Pra esses casos eu gosto de analisar utilizando o MSI afterburner.

Pra ter um diagnóstico seria bom ter os seguintes dados:

% de uso

Consumo

Temperatura

Frequência

Isso da sua GPU e CPU.

Ai sim conseguiremos entender o que pode estar acontecendo.

Abaixo um exemplo:

image.png.1a79ec10e3c2841922cacaae8e3f6027.png

• Curtir 1
  • GabrielLV alterou o título para Recomendação de upgrade em PC com Ryzen 5 5500, visando jogos competitivos
Postado

@Daviferreirax

Eu possui a seguinte confirguração

Ryzen 5 5500

RX 6650XT

16GB de RAM DDR4 3200 (2x8)

A520M S2HWhatsAppImage2025-04-02at11_56_16.thumb.jpeg.93eb484e77ecdea5dd602e4abd997ebe.jpeg

Essa foto é um exemplo do que costuma ficar, acredito que a placa de vídeo é mais que suficiente, gostaria de algo na faixa dos 300FPS+ sempre, pois pretendo fazer um upgrade de monitor, tenho um 165hz mas quero ir para um 240 no futuro breve.

Muito obrigado pela disponibilidade em ajudar

• Solução
Postado

@AguiarKawan Então meu camarada, realmente o processador está limitando, a placa de vídeo tá dormindo. Porém da pra arrumar mais uma folga de FPS.
Acabei de ver um vídeo aqui que o cara pega uns 180 fps de média ativando o PBO na BIOS, o seu processador tá rodando em 4125Mhz e o dele está em 4450Mhz.
Tenta ativar pra dar um leve OC na sua CPU, como a temperatura está tranquila acho que dá pra subir mais um pouco.

Sobre trocar o processador, colocar um 5700x3D ou 5800x3D pode acabar sobrecarregando o VRM da sua placa-mãe, ai pra trocar a placa-mãe junto acho que seria melhor guardar grana e migra logo pra um AM5 tipo o Ryzen 7600x.
O vídeo que eu vi abaixo.

Postado

Cara, o VRM da tua placa não aguenta bem o 5700X3D. Se quiser mais desempenho, vai acabar tendo que trocar a placa-mãe também. Aí, nesse caso, acho que já compensa ir direto pra plataforma AM5.

• KairanD alterou o título para Recomendação de processador para PC com Ryzen 5 5500, visando jogos competitivos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!