Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve rapazeada, meu pc começou dar umas quedas bruscas de FPS em jogos, porém não acontecia, e pelo que vi não é problema da CPU nem da GPU, pesquisando na internet vi que pode ser a alta temperatura causada pela placa-mãe, e queria uma indicação se tem como resolver isso ou somente trocando de peça? Tava pensando em trocar a placa-mãe e o processador, talvez comprar na Acbuy, o que vocês acham? Também gostaria de indicações de placa-mãe e processadores. Abaixo as configs do meu pc.

placa-mãe: ASUS B450M GAMING

PROCESSADOR: AMD Ryzen 5 3600X

PLACA DE VÍDEO: RX 6750 XT

memória RAM: HYPER X PREDATOR - 16GB - 3600MHZ (dual channel 2x 8gb)

SSD: XPG S41 - M.2 512GB

HD: WESTERN DIGITAL 1 TB

GABINETE: SHARKOON PURE STEEL

WATER COOLER: ID COOLING AURAFLOW - 360MM

VENTILADORES (FAN): RISE MODE RGB

FONTE: COOLER MASTER 750W

Postado
10 minutos atrás, Thalisson Dambroz disse:

GABINETE: SHARKOON PURE STEEL

Esse seu gabinete parece todo fechado, sem entrada de ar frontal, isso é horrível para o air flow. Você pode pegar um gabinete com frente em mesh que os problemas de temperaturas, se houver, irão melhorar muito.

Postado

O fluxo de ar do seu gabinete não é dos melhores, o que acaba aumentando as temperaturas. O Montech Air 903 Base é uma boa opção, mas há modelos mais baratos que também oferecem um bom resfriamento. Se quiser mais desempenho, trocar o processador pode ser uma boa ideia. Na plataforma AM4, o 5700X3D é a melhor escolha em performance no momento.

• Curtir 2
Postado

Pois é, já sabia do problema desse gabinete, porém a temperatura da GPU não sobe tanto, nem do CPU, e já faz quase 3 anos que tenho esse setup, e somente agora começou essas quedas, posso retirar o vidro dele para testar se é isso o problema, o que vocês acham? ou o problema do air flow é em outro lado do gabinete?

Postado

@Thalisson Dambroz Já falaram do gabinete mas eu queria dar uma investigada melhor no que pode ser. Seria bom se você mandasse um print no momento que começar a travar com a overlay do MSI afterburner mostrando:

% de uso

Consumo

Frequência

Temperatura

Isso da sua GPU e CPU.

Assim fica mais entender o que está rolando.

Abaixo um exemplo:

image.png.2aea0ec7be710d19b15d5fbaa32a0e58.png

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para Indicação de upgrade para Ryzen 5 3600X e Radeon RX 6570XT
Postado

@Daviferreirax @Daviferreirax

image.png.8702289fb4b4ff5a570763a7eb3700d2.pngimage.png.c47b381a7123a9f1d176bf9bc512bcab.png

image.png.e0deb6f97ad5694308237306f589bb30.pngimage.png.7c851c9622f9017cc8a913e70618ca66.png

image.png.3212449fbeea032653bb8bd06e86cffd.pngimage.png.d932f19215b327aad792086d9bd98b77.png

Opa amigo, fiz os testes aqui e pelo jeito é na placa de Vídeo o problema, porém não entendo muito, mas curiosamente hoje está mais frio aqui onde moro, e o jogo não travou muito, os prints da esquerda são antes de travar, e os da direita logo após as quedas de fps. Aliás, eu fiz undervolt na minha placa de Vídeo, abaixo print, porém ja uso a algum tempo, na real fiz antes de estrear a placa, ela é praticamente nova, pouquissimo uso, fiz o undervolt pois é uma placa que esquenta muito. Até pesquisei bem antes de fazer.

image.png.fac33385c7fc7c0c2c2e9c7fd54b9bc7.png

Postado

@Thalisson Dambroz Sim, pelos prints deu pra ver claramente que é algo envolvendo a GPU, dá pra ver nos momentos que o fps tá baixo que a frequência e consumo da GPU vão no chão.

Já identificamos o problema, agora nos resta descobrir a solução.

A 6750xt realmente é quente e muita gente faz undervolt, mas talvez seja isso a causa da instabilidade, já tentou desfazer o undervolt pra ver como ela vai se comportar? provavelmente vai esquentar muito mais, mas vamos ver se ela vai continuar dando essas travadas. Se confirmado que o problema é o undervolt você pode tentar ligar ele novamente mas sem forçar muito a barra, pois cada chip é único, muita gente copia as configuraçoes da internet mas é importante entender que mesmo que a outra placa seja uma 6750xt de modelo idêntico da sua os chips são diferentes, as vezes uma se dá bem com undervolt e a outra não.

Depois de testar desfazer o undervolt eu tentaria trocar a fonte por alguma outra só pra testes mesmo, tenta pegar uma emprestada. Já vi casos em que a fonte estava com defeito e não alimentava corretamente a placa de vídeo em alta demanda.

• Curtir 1
Postado

@Daviferreirax Pois é, vou fazer os testes e ver, porém além do undervolt também fiz um underclock nela, não pode ser isso também? Uma outra solução não poderia ser baixar mais um pouco o clock? Ou será que já está baixo demais? Mas irei fazer os testes e ver como se comporta. Agradeço pela sua ajuda.

Postado

@Thalisson Dambroz Em relação a  temperatura está tudo de acordo sim. Tem que ver depois que desfizer as alterações na GPU.

Mas ai fica difícil culpar o airflow também, a 6750XT é uma excelente GPU mas tem esse problema crônico de altas temperaturas em vários modelos.

• Curtir 1
Postado

@Tiberio @Daviferreirax  Fiz os testes só desfazendo as alterações de undervolt e underclock e não resolveu, ontem removi os cabos sleeved e aparentemente funcionou, voltou ao normal, até baixei ainda mais a tensão da placa, porém essa semana ta fazendo frio aqui no RS então pode ser isso também, se for algo relacionado a temperatura, mas vou fazer mais testes nos próximos dias, caso o problema voltar respondo aqui pra vermos outra solução, no mais muito obrigado pela ajuda de vocês!

• Solução
Postado

@Thalisson Dambroz Show, se resolver depois confirma aqui pra gente, eu pessoalmente já não sou fã de comprar esses cabos de terceiros, só uso os da fabricante mesmo.

Se for confirmado os cabos como a causa mais um motivo pra não recomendar pra ninguém.

• 3 semanas depois...
Postado

@Tiberio @Daviferreirax Cara, fiz varios testes mexendo na tensão e no clock da placa de Vídeo e não resolveu, continua dando quedas bruscas na frequência, o que sera que pode ser? Também retirei os cabos sleeved e não é nem eles o problema, e é estranho porque mesmo com a placa a 60% de uso ele da essas quedas. Outra coisa que percebi que é nesse game em especifico, no Insurgency Sandstorm, Joguei Battlefield 5 no máximo e a frequência não chega nem nos 2000 MHz, não entendo como um jogo faz a frequência ficar estão alta e outro não, mesmo com a placa com mais uso no Battlefield ela ficava com a frequência bem menor.

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Indicação de upgrade para AMD Ryzen 5 3600X e Radeon RX 6570XT

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...