Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde! Estou para comprar uma placa de vídeo, uma rx6600, rx7600 ou rx6650xt. Estou em um grupo de promoções e ultimamente tem aparecido bastante está que está na foto em anexo, gostaria de saber se ela é boa e se vale a pena

IMG_3263.png

Postado

@Rychardz É uma placa Ok, só não é boa para QUASE TUDO, porque o VRAM não ajuda. Comprando hoje você não se decepciona se o foco for o custo-benefício.

Postado

@Rychardz Melhor em PERFORMANCE SIM, MAS em recursos, tecnologias, DLSS, Ray Tracing, só se a NVIDIA não tivesse mesmo kkk, fora que a NVIDIA também custa 2100, 2200, já a AMD 1700,1800. Pelo custo-benefício eu fico com a AMD, pelos recursos, tecnologia, eu fico com a NVIDIA. Ela é melhor em performance, mas em Ray Tracing (se você se importar com isso), ESQUEÇA, é NVIDIA.

Postado

@CARTMAN entendi. Estou procurando entre a 3090 e rx7600, esse tá sendo o teto, o preço delas ficam equiparados no meu grupo de promoção as vezes, sendo as RTX chegando em 2000 e a ex em 1800, se a diferença for pouca e a qualidade for discrepante, estou disposto a pagar um pouco a mais. Queria uma placa que rodasse a maioria dos jogos da atualidade e que eu n precisasse trocar nem tão cedo

Postado

@Rychardz Nesse caso indico a RTX, apesar da AMD ter mais desempenho bruto, tem muitos probleminhas com drivers. Aquele AMD Adrenalin é uma sacanagem não ter passado por uma atualização massiva, pois a AMD tem tantas placas de Vídeo que esquecem as mais antigas (não que a NVIDIA também não dê prioridade, mas pelo menos é bem mais estável). Em questão de potência, AMD é melhor, questão de qualidade gráfica, experiência de jogo mesmo, NVIDIA sem dúvidas. Com o Ray Tracing da NVIDIA, até o Minecraft fica lindo, com o Ray Tracing da AMD, é capaz de ficar mais feio do que já é kkk. Visando longevidade eu iria de RTX 4060 (visando TAMBÉM o custo-benefício)

https://www.kabum.com.br/produto/520724/placa-de-Vídeo-RTX-4060-1-click-oc-2x-teclab-lite-galax-nvidia-GeForce-8gb-gddr6-g-sync-dlss-ray-tracing?srsltid=AfmBOoqS_O66MwKlYFe60lUI_ulwkCo0-AwkH3AIyuZ6Y5W5LBtcwk2ePnc

É quase o mesmo preço da RTX 3060.

Postado

@marcelo-kayo É, mas fala pro cara que a AMD só melhorou a parada da Tecnologia nas novas RX 9070 e 9070 XT meu querido, porque o resto é o mesmo. A AMD foi perfeita nas RX 9070 e 9070 XT, mas nas gerações anteriores é bem abaixo, e quem usa AMD sabe bem disso.

@Rychardz

• Triste 1
Postado

@marcelo-kayo Emocionado é pensar que placa de 2022 da AMD melhorou tanto quanto as placas de 2025 recém lançadas. Se não for pra ajudar, não atrapalha.

''pode ir nela,  em relação a drivers a AMD já melhorou muito, e sobre esse "" monte"" de tecnologia que a NVIDIA tem'' ??????????, melhorou muito? só fala quando (que eu saiba, só esse ano).

@marcelo-kayo É, até porque de certo, se ele soubesse o que era melhor pra si, ele não teria vindo questionar no fórum, né? kkk.

• Triste 1
Postado

@CARTMAN por favor o cara falou sobre uma GPU especifica, em nenhum momento eu nem questionei você, só disse que ele optasse por mais tecnologias ou desempenho bruto, e vem você se eu não ajudei, deixe que ele mesmo me diga isso.

• Haha 1
Postado

@marcelo-kayo @Wolfgang Mozart kkkkkk que doideira. Então, eu gostaria de algo com mais potência, que rode bem os jogos da atualidade e que tenha uma boa vida útil. Mas nas informações aí, seria bom saber se a diferença dos gráficos é gritando, não quero algo “pior que o minecraft” kkkkkk. Eu iria parcelar, obviamente, a rtx4060 tá saindo a quase 3000 na kabum sem promoção, dito isto, tem também a rx6600 que apareceu aq q fica em torno de 1600

no final fica difícil pra mim escolher, já que vai ser q minha primeira placa de vídeo 😞

essa da foto é uma opção a mais que inesperadamente apareceu nesse presão, gostaria de saber sobre pois dependendo se aparecer dnv já posso pegar, se for boa

IMG_3802.png

• Coordenador
  • Solução
Postado

A RX 7600 QICK309 compensa bastante pelo valor de R$ 1.699,00 apresentado no primeiro print. A concorrente dela seria a RTX 4060, que também tem a limitação dos 8GB de VRAM. A RTX 3060 12GB é consideravelmente mais lenta que a RX 7600 e a RTX 4060, apesar dos 4GB extras de VRAM que podem contribuir com a longevidade. Ressalto que não faz sentido uma RTX 3060 custar mais caro que uma RX 7600.

A RTX 4060 tem recursos mais interessantes disponíveis e apresenta melhor eficiência energética que a RX 7600, tornando-a uma placa superior. Contudo, a RTX 4060 só compensa se estiver um pouco mais cara que a RX 7600, e não muito mais cara. Pelos valores atuais, no geral a RX 7600 tem compensado mais. A RX 6650 XT entrega desempenho muito próximo ao da RX 7600. A RX 6600 até faz sentido por R$ 1.300,00, mas tenha em mente que o desempenho dela está bem abaixo:

odX4dmxSVcAKwfs6pcqvJL-1200-80.png.webp

Recentemente, o FSR4 apresentado pela AMD na série RX 9000 se mostrou superior ao DLSS 3.5 da Nvidia, embora continue inferior quando comparado ao DLSS 4 (porém, desta vez, apresenta boa qualidade, sendo comparável, o que não era o caso do FSR3). Há uma boa chance do FSR4 ser lançado também para as RX 7000, mas não para as RX 6000 (que não possuem hardware dedicado de IA). É algo a se levar em conta também. Desta vez, nenhuma placa da Nvidia poderá usar o recurso (ao contrário do FSR3, que era universal).

Em 05/04/2025 às 22:12, Wolfgang Mozart disse:

''pode ir nela,  em relação a drivers a AMD já melhorou muito, e sobre esse "" monte"" de tecnologia que a NVIDIA tem'' ??????????, melhorou muito? só fala quando (que eu saiba, só esse ano).

O conjunto de tecnologias da Nvidia realmente se destaca e continua se destacando mesmo perante a série RX 9000 da AMD, apesar desta última ser bastante competitiva e comparável.

Contudo, a questão de estabilidade de drivers não é mais um ponto problemático da AMD. Isso já foi verdade (não tanto quanto as pessoas costumam exagerar, mas foi), na época das arquiteturas Polaris, Vega e pouco tempo após o lançamento da RDNA1. Após o amadurecimento das placas RDNA1, problemas se tornaram bem menos comuns e os drivers atualmente são bastante estáveis.

Inclusive, o Gamer's Nexus publicou uma análise recente comentando justamente que encontraram diversos problemas de estabilidade com drivers recentes da Nvidia (que impactaram desde a arquitetura Turing até a mais atual), classificando o lançamento das RTX 5000 como algo especialmente desastroso (à semelhança do que ocorreu com a AMD na época do caos do lançamento das RX 5000). Ao mesmo tempo, comentaram que não estão tendo problemas com os drivers da AMD.

Eu mesmo posso comentar por experiência própria: o motivo de eu ter trocado minha antiga GTX 1070 Ti foi ter perdido a paciência com recorrentes problemas. Tenho a RX 7600 XT há um ano e não tive problemas, mesmo possuindo uma biblioteca de jogos bastante extensa. É claro que não posso pegar um único caso e dizer que se trata de algo universal, mas tenho traumas até hoje das minhas duas experiências com a Nvidia, que foram ruins (GTX 760 2GB e GTX 1070 Ti 8GB).

Cabe também destacar que os drivers da AMD tendem a consumir menos recursos do sistema que os drivers da Nvidia, o que beneficia as Radeon em jogos CPU bound e sistemas antigos:

Na situação atual, eu colocaria a AMD como a melhor no quesito de drivers. A Intel seria a pior, devido ao absurdo overhead dos drivers das placas Battlemage (torço que resolvam isso no futuro).

• Curtir 1
Postado

@KairanDobrigado mano, acho que vou atrás da rx7600 ou RTX 4060 então, vou aguardar uma promoção e ver o preço de ambas, seguindo seu conselho, se a RTX não estiver muito mais cara, vou nela. Obrigado

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, KairanD disse:

Recentemente, o FSR4 apresentado pela AMD na série RX 9000 se mostrou superior ao DLSS 3.5 da Nvidia, embora continue inferior quando comparado ao DLSS 4 (porém, desta vez, apresenta boa qualidade, sendo comparável, o que não era o caso do FSR3). Há uma boa chance do FSR4 ser lançado também para as RX 7000, mas não para as RX 6000 (que não possuem hardware dedicado de IA). É algo a se levar em conta também. Desta vez, nenhuma placa da Nvidia poderá usar o recurso (ao contrário do FSR3, que era universal).

Boa tarde, KairanD.

Eu estava lendo sobre o FSR4 nas RX 7000 (sou dono de uma RX 7600), você tem algum link de notícia falando sobre isso?

Obrigado.

• Coordenador
Postado
43 minutos atrás, RedWooD disse:

Eu estava lendo sobre o FSR4 nas RX 7000 (sou dono de uma RX 7600), você tem algum link de notícia falando sobre isso?

Sim. Isso foi comentado e sugerido pela própria AMD. E faz sentido, já que as placas RDNA3 (RX 7000) ainda permanecerão no mercado por algum tempo e possuem hardware dedicado para IA:

O FSR4 pela primeira vez usa ativamente machine learning, aproveitando os núcleos de IA da GPU, assim como o DLSS faz. Por isso o grande salto na qualidade, e também por isso não seria possível implementá-lo (ao menos não da mesma forma) em placas RDNA2 (RX 6000).

• Curtir 1
Postado

@KairanD Por isso que eu tinha falado: ''Evolução? só se for esse ano'', porque quem for comprar AMD de gerações anteriores pensando que vai ter esse RDNA 4 vai se iludir legal. AMD foi espetacular esse ano, MAS APENAS ESSE ANO. Eu mesmo, ia comprar a RX 7900 XTX, mas o Ray Tracing daquilo é uma vergonha.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...