Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, gostaria de interligar 3 roteadores no modo Lan to Wan porém eu gostaria que eles se comunicassem entre si. Como posso fazer essa configuração? vou deixar um exemplo do que eu quero.

Roteador - 1

IP: 192.168.10.1

Roteador - 2

IP: 192.168.20.1

Roteador - 3

IP: 192.168.30.1

No caso eu queria me conectar em qualquer um deles e ter acesso a todos pra gerenciar as configurações. Atualmente estou usando em modo LAN to LAN.

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

@Jhonysrs Tarde bem vindo.

Primeiro roteador você mantem o padrão e mantenha o IP 192.168.0.1, o segundo roteador você mude o seu IP para 192.168.0.2 e desliga o DHCP, o terceiro roteador você troca seu IP para 192.168.0.3.

Agora só ligar a porta LAN do roteador 2 e 3 na entrada lan do roteador 1.

image.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, Jhonysrs disse:

@Edvaldo J. Frederico Então esse modo que você passou é Lan to Lan o que eu estou querendo é fazer uma Lan to Wan entendeu?

Se o roteador que você quer usar suportar modo Access Point (modo AP) então você pode usar a porta WAN e LAN.

Só lembrando que modo AP você vai por só no segundo e terceiro roteador.

O modo que te mandei no primeiro postagem funciona com qualquer roteador possuindo ou não modo AP.

Postado

Não existem esses "modos" LAN to LAN ou LAN to WAN. Ao menos não do modo como está descrevendo.

Entenda que WAN é o lado de saída de cada roteador e é suposto estar ligado ao provedor, ao menos no sentido do que são esses "roteadores" hoje em dia. Eles são adaptadores LAN-WAN usando NAT porque do lado da WAN só tem um endereço IP.

E seu exemplo não é suficiente para explicar. Entenda que cada LAN tem um endereço IP e uma máscara de rede. As duas coisas. Sem saber a máscara não dá pra saber qual a rede.

Se vai usar a máscara /24, o clássico 255.255.255.0 para o total de 256 endereços, então seu exemplo provavelmente não é o que quer. Entenda também que nesse caso teria 3 redes IP, e elas tem o endereço com final 0. 

No seu exemplo 192.168.10.0, 192.168.20.0 e 192.168.30.0.

Se quer usar 3 redes separadas deve usar rotas nesse roteadores para acessar os demais. Mas entenda que se vai ligar algum deles na WAN isso vai ser um inferno. Vai ter muita perda de banda por causa de múltiplo NAT, vai ter problemas com broadcasts,

compartilhamento de arquivos, impressoras e mais.

Em geral o que se quer é uma rede IP só. Roteadores com performance similar, todos com DHCP rodando para diminuir a latência e ter alguma redundância. Todos com endereço fixo na mesma rede, todos usando o mesmo gateway padrão que é o roteador que está ligado ao provedor.

Tem muitos tópicos aqui sobre isso. Eu mesmo escrevi dezenas de vezes sobre isso, com argumentos, números, desenhos e exemplos.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Não sei qual a sua necessidade específica, mas se realmente deseja segmentar a rede em três sub-redes distintas, precisará de roteadores que suportem a criação de rotas estáticas e a possibilidade de desativar o NAT. No entanto, normalmente os equipamentos domésticos não possuem essas funcionalidades.

Ainda, partindo do princípio que o objetivo é segmentar a rede, o mais indicado seria o uso de VLAN.

Postado
Em 04/04/2025 às 15:43, Jhonysrs disse:

No caso eu queria me conectar em qualquer um deles e ter acesso a todos pra gerenciar as configurações. Atualmente estou usando em modo LAN to LAN.

Obrigado!

Olá @Jhonysrs

Nos roteadores que vão depois do primeiro, procure na configuração na parte de segurança, ou Administração, ou outra (depende da marca) a opção "permitir acesso por WAN", ou "Permitir Gerenciamento por WAN", ou algo parecido com isso. Assim você poderá acessar a configuração do roteador pelo IP da WAN dele. (Não faça isso com o que tem IP público da internet, muito risco. Somente com IP local.)

No print de exemplo é um TP-Link C6: Habilitar o gerenciamento remoto que fica em Ferramentas de Sistema, Administração, Gerenciamento Remoto.

image.thumb.png.31ea16697c2d1ebc2cd1738795031166.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...