Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, estou em desespero não consigo acessar a BIOS da minha placa-mãe, pelo o que eu pesquisei tem um negocio de fast boot, e por isso esta pulando a etapa da BIOS coisas que ja tentei

Ja tirei a bateria da placa-mãe

Ja tentei entrar pela opção avançada do win

Clicando com as tecla DEL F2 F12 todas, não vai

Não consigo formatar tambem porque preciso dar boot pela BIOS.

Já tirei todos os ssds e HD para ver se entrar na BIOS tambem não entra

ja troquei de entrada na propria placa de Vídeo

eu não sei mais o que fazer tudo q eu vi na net falando sobre eu tentei e nada deu certo.

alguém tem uma luz?

config do pc

Ryzen 5500 

RX580

32GB DE RAM

placa-mãe MSI A520A PRO

Postado

@Nandarp Olá, bem vindo(a) ao Forum!

Como você já tentou resetar a BIOS retirando a bateria e mesmo assim não deu certo... Tente resetar utilizando um jumper nos pinos JBAT_1 da sua placa-mãe.

O jumper, caso não saiba, é uma forma de você fechar um curto em 2 pinos utilizando um fio ou um jumper próprio que geralmente vem na placa-mãe... Esses pinos estão identificados como JBAT1, segundo o manual da sua placa-mãe, está bem próximo do slot PCI-E2 na parte de baixo do slot.

image.png.67d88ae3860967061626d5c24c6278c6.png

Você precisa, de alguma forma, ligar esses 2 pinos por pelo menos uns 10 segundos com o computador desligado!

Depois disso, retire o jumper ou fio que voce utilizou e tente entrar na BIOS novamente usando F2 ou F12 ou DEL, pressionando e soltando as teclas logo depois que ligar o PC.

Postado

@Fause Olá , obrigada pela ajuda eu fiz isso porém usei uma chave de fenda, não surgiu efeito e o Pc liga porém fica tela preta e n da imagem, mesmo apertando as teclas de BIOS, caps Lock funciona tudo certo.

Não sei o que fazer to pensando em trocar de placa-mãe essa é a 2 desse modelo q eu tenho q da problema com BIOS.

Postado

@Nandarp O ideal seria utilizar aqueles jumpers próprios que vem na placa-mãe para fechar o curto, mas acredito que com a chave de fenda também não foi nada impossível.

Não da para cravar que o problema esteja na placa-mãe, mas também não da para cravar que ela esteja 100% por que, por mais que seja difícil entrar na BIOS nessas situações, de uma forma ou de outra deveria entrar.

E também tem esse lance de você já ter tido problema com outra placa do mesmo modelo né. Como nem imagem está aparecendo, a situação complicou um pouco mais.

Já tentou tirar os pentes de memória, placa de vídeo (se tiver), desconectar os cabos e conectar tudo novamente para ver se a imagem volta?

Postado

@Fause Sim, porém como meu processador não tem memória integrada preciso deixar a placa de vídeo, e é como você falou de forma ou outra ele teria que entrar na BIOS, nem sem os HDs ele entra 

• Curtir 1
Postado

O manual fala do não funcionamento do "UEFI" em alguns casos:

Screenshot_20250411-124316.thumb.jpg.0934045b6162f4b5845d61d77ebfe488.jpg

Pode ser que sua placa de Vídeo não tenha suporte ao "UEFI". Tente desabilita-lo na BIOS. Seu sistema é 64 bits?

• Confuso 1
Postado

retire o cabo de força da fonte, e utilize uma chave de fenda phillips e encoste ela nos dois pinos do jumper do clear cmos, e ao mesmo tempo aperte o botão power por 15 segundos com a chave tocando os dois pinos. Isso fará a BIOS resetar para as opções default. Então entre na BIOS pela tecla DEL. Boa Sorte.

Postado
20 horas atrás, Jão386 disse:

O manual fala do não funcionamento do "UEFI" em alguns casos:

Screenshot_20250411-124316.thumb.jpg.0934045b6162f4b5845d61d77ebfe488.jpg

Pode ser que sua placa de Vídeo não tenha suporte ao "UEFI". Tente desabilita-lo na BIOS. Seu sistema é 64 bits?

Sim meu Win é 64bits, mas quando eu ligo não dá vídeo então nem na BIOS consigo mexer..., acho q é isso mesmo minha placa de vídeo n tem suporte pra abrir a BIOS porque antes quando eu tinha uma 1050 sempre abriu de boa...

Postado
21 minutos atrás, Nandarp disse:

Sim meu Win é 64bits, mas quando eu ligo não dá vídeo então nem na BIOS consigo mexer..., acho q é isso mesmo minha placa de vídeo n tem suporte pra abrir a BIOS porque antes quando eu tinha uma 1050 sempre abriu de boa...

Tente iniciar o pc sem a placa de vídeo (so com o onboard) e desativar o uefi. Também pode ser que o BIOS esteja configurado para utilizar o Vídeo onboard como display primário.

Postado
Em 10/04/2025 às 12:38, Nandarp disse:

Ola, estou em desespero não consigo acessar a BIOS da minha placa-mãe, pelo o que eu pesquisei tem um negocio de fast boot, e por isso esta pulando a etapa da BIOS coisas que ja tentei

Ja tirei a bateria da placa-mãe

Ja tentei entrar pela opção avançada do win

Clicando com as tecla DEL F2 F12 todas, não vai

Não consigo formatar tambem porque preciso dar boot pela BIOS.

Já tirei todos os ssds e HD para ver se entrar na BIOS tambem não entra

ja troquei de entrada na propria placa de Vídeo

eu não sei mais o que fazer tudo q eu vi na net falando sobre eu tentei e nada deu certo.

alguém tem uma luz?

config do pc

Ryzen 5500 

RX580

32GB DE RAM

placa-mãe MSI A520A PRO

Vídeo de como está https://streamable.com/9fsz3h, será que corrompeu a BIOS ?

Postado
44 minutos atrás, Jão386 disse:

Ja tentou conectar o monitor com outro cabo (dvi/dsub VGA)?

Você inicializou por outro pc?

No caso isso do post q eu escrevi era quando ele dava imagem, dps q eu fiz a CMOS na bateria ele ligou, aí eu tentei formatar direto pelo app da Microsoft aquele q n faz pendrive boot e tal, aí no meio da instalação ele desligou e desde de então fica como está no vídeo

E sim já tentei com outros cabos , e alternar as entradas e cabos..

Postado
9 horas atrás, Nandarp disse:

Eu li um post e agora estou na duvida sobre este uefi da BIOS...

https://forum-en.msi.com/index.php?threads/a520m-a-pro-radeon-HD-7750-no-Vídeo.395528/

Tenta ligar seu HD em outro pc e passar o mbr2gpt da microsoft:

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows/deployment/mbr-to-gpt

No caso se voce iniciar pelo seu HD (disco 0), o comando fica: 

mbr2gpt.exe /validate /disk:0

Senao rode o diskpart e digite "list disk" para ver os numeros dos discos -depois digite "exit" para sair.

Então volte ao mbr2gpt:

mbr2gpt /vmbr2gpt.exe /validate /disk:1

(Supondo que o disco é 1 neste caso)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!