Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Mesmo com os preços absurdos de GPU, decidi prosseguir com meu sonho e montar finalmente um PC gamer que vá suprir minhas necessidades. Segue a lista do que eu acho necessário:

•  Pretendo jogar todos os jogos atuais em FHD ou QHD 60fps+ com ou sem FSR no alto ou no ultra (não ligo pra ray tracing).
  • Eu até arriscaria o 4k mas não pretendo comprar um monitor  nem novo tão cedo, logo não fará diferença.
  • Não pretendo fazer streaming, apenas gravar e editar vídeos básicos.
  •  32gb de RAM.
  •  Tenho preferência por plataforma AMD.
  •  Preferência por lojas de varejo online como Terabyte, Kabum, Amazon... (é mais fácil e menos burocrático pra mim, além do frete não tão caro).
  •  Orçamento de R$:7500,00. (Estou disposto a estourar um pouco o orçamento caso alguns preços mudem, mas não deve ultrapassar 8k)
  • Só preciso de 2 slots de memória na placa-mãe.
  •  Preciso de um bom airflow (onde moro é muuuuito quente, então tudo até no máximo 70 graus pra mim tá ótimo).
  • Não pretendo ter dor de cabeça com Watercooler no momento.
  • Farei undervolt na placa de vídeo para diminuir a temperatura caso eu julgue necessário.
  • Não preciso gastar com teclado, mouse, fone, mic e nem monitor, pois vou manter meus periféricos atuais.
  • Já tenho um sata kingstom de 500gb, pretendo colocar só +1 NVMe de 1T.

Montei a seguinte configuração no "Monte seu PC" da Terabyte que pessoalmente me agradou: Setup AM5 (R$: 4.679,72 no momento da pesquisa). 

Pretendo comprar a RX6750xt pela Kabum (mesmo um pouco acima do preço) e montar quando chegar. (R$:2.639,99 no momento da pesquisa).

(Eu queria uma 4060ti porque sempre usei Nvidia, mas a diferença de preço está absurda e eu nem ligo tanto assim pro encoder Nvidia e nem pro RayTracing, então está na hora de ir pro lado vermelho da força).

Tudo junto sai por aproximadamente R$:7.381,97 (com custos de montagem, atualização de BIOS, Frete e uma licença de windows 11 Pro OEM). Se os preços não mudarem drasticamente, pretendo comprar o PC (sem a placa de vídeo) ainda esta semana.

Minha linha de raciocínio para essas escolhas:

Ryzen 5 8600g = como o PC montado vai chegar primeiro que a placa de vídeo, creio que ter um gráfico integrado vai me permitir usa-lo enquanto não compro a placa de vídeo (espera de no máximo 1 mês). Além de que eu prefiro o "estepe" de um gráfico integrado minimamente decente caso a GPU dê algum problema.

Fonte XPG, Core Reactor, 750W - é muita folga no sistema? me parece num preço bom, por mais que não vá consumir tanto assim (eu acho), parece útil pra futuros upgrades, além de ser modular e selo gold.

RX6750xt - Tem o desempenho equiparado com a 4060ti e é mais barata.

Minhas principais dúvidas: 

1.  Não entendo de placa-mãe, não sei dizer o quanto uma B650 é melhor que uma A620, então eu escolhi a Maxsun pelas resenhas positivas e por recomendação de vídeos no YT, é uma boa escolha? Tem algum recurso importante faltando nessa placa? O fato de de MATX vai me atrapalhar em algo? (conexão e comunicação entre fans, barramento, temperaturas, quantidade de slots etc).
  2. O Ryzen 5 8600g é uma boa escolha no quesito performance e custo-benefício nessa configuração até R$:1250,00?
  3.  Compatibilidade: fonte e quantidade de pinos, tamanho do gabinete, tamanho da placa de vídeo (tudo vai caber nessa placa-mãe, com, esse aircooler, com esse SSD e nesse gabinete? terei algum problema físico, de software ou de hardware com essas peças? Estou paranoico quanto a isso).
  4.  Estou contando com promoções de festa junina que a terabyte adora fazer, ou que o preço das peças não alterem tanto nos próximos 2 dias/1 semana (preciso me decidir logo para não perder promoções).
  5.  Memórias Corsair Vengeance são boas? Eu queria umas kingstom com ARGB, mas eram 300 reais mais caraskkkk.
  6. Qualquer aircooler de 120mm e 180w de TDP deve servir?
  7. Espero que o SSD não sofra com altas temperatura já que vai ficar apertado entre a GPU e o aircooler.
  8. Tem algum erro grande nessa configuração? Algo que eu devo me atentar? Alguma disparidade de peças/possíveis gargalos?

Decidi ir direto pra nova plataforma AM5, mas sugestões de AM4 tão boas quanto e na mesma faixa de preço são bem vindas.
Agradeço a atenção desde já e peço desculpas pelo textão bagunçado.

Postado

Eu só trocaria o 8600G por um 7600 ou um 9600X, vão ser mais caros, porém são infinitamente melhores e ainda possuem vídeo integrado pra não ficar sem usar o PC caso fique sem GPU.

• Curtir 2
Postado

@Gloomy Olá, amigo! Bem, se eu fosse trocar pro 7600, eu iria logo pro 7600x, porque eu não vi uma diferença absurda, além de que o integrado do 8600g é bem mais potente e eu não vou precisar de um pcie 5.0 tão cedo (eu espero). E o 9600x vai fugir do orçamento 😕

Aliás, acho que vai sobrar muita cpu! A rx6750 já tem um alto uso em comparação a esses processadores (até estava com medo de enfrentar algum gargalo). 

Mas fora isso, acha que eu estaria bem servido mesmo nessas configurações? (Com ou sem o 8600g). Todas as outras peças me dariam algum problema ou posso comprar sem medo?

Postado
8 horas atrás, TheKim disse:

Minha linha de raciocínio para essas escolhas:

Ryzen 5 8600g = como o PC montado vai chegar primeiro que a placa de vídeo, creio que ter um gráfico integrado vai me permitir usa-lo enquanto não compro a placa de vídeo (espera de no máximo 1 mês). Além de que eu prefiro o "estepe" de um gráfico integrado minimamente decente caso a GPU dê algum problema.

Sem fundamento, os Ryzen 7600, 9600... - os que não tem o sufixo "F";  tem vídeo integrado RDNA3 - Radeon Graphics 128SP, mais do que suficiente para servir de "estepe" enquanto a GPU não chega. Além disso os Ryzen 8*00G são capados no cache L3 e outros aspectos relativo ao 7*000/9*000 não justificando comprar um se vai comprar uma GPU dedicada.

No caso de CPU AMD "8000" não é "melhor que 7000", são linhas diferentes. A progressão é 7000 > 9000.

1. Não entendo de placa-mãe, não sei dizer o quanto uma B650 é melhor que uma A620, então eu escolhi a Maxsun pelas resenhas positivas e por recomendação de vídeos no YT, é uma boa escolha?

placa-mãe da MaxSun não é como uma X79/X99 "Frankenstein Chines" e embora seja bem OK pelo valor, se possível evite, compre placas-mãe das marcas tradicionais: ASUS, MSI, Gigabyte, ASRock, que tem suporte melhor - BIOS, drivers.  A MSI dá 3 anos de garantia.

• Curtir 3
Postado

Não entendo de placa-mãe, não sei dizer o quanto uma B650 é melhor que uma A620, então eu escolhi a Maxsun pelas resenhas positivas e por recomendação de vídeos no YT, é uma boa escolha?

Se quer evitar dor de cabeça melhor trocar essa MB da Maxsun por uma ASUS Tuf Gaming

https://www.kabum.com.br/produto/523146/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b650m-e-amd-am5-b650-DDR5-preto-90mb1fu0-m0eay0

Um bom Air Cooler seria o Deepcool AG400.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23224/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-ag400-120mm-intel-amd-r-ag400-bknnmn-g-1?srsltid=AfmBOoqv-gcvz22IF6B1HU42Xji2Rncm6l7z2y2Idc7r9oorVlwRoFlh

A fonte pode ser a XPG Core Reactor II 650w, que é ATX 3.0.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/31452/fonte-xpg-core-reactor-ii-650w-80-plus-gold-full-modular-atx-30-pfc-ativo-corereactorii650g-bkcbr

1 hora atrás, TheKim disse:

Bem, se eu fosse trocar pro 7600, eu iria logo pro 7600x,

Iria de Ryzen 5 7600, que tem vídeo integrado.

https://www.gigantec.com.br/processador-amd-Ryzen-5-7600-am5-3-8ghz-5-1ghz-turbo-6-cores-12-threads-32mb-cache-wraith-stealth-100-100001015box.html?srsltid=AfmBOop1s-pd5GNGGD1L-htxPZZOwusOjwvnJTh-ZwujgTd8SIcrm3Dcsp8

O gabinete iria de Montech Air 903 Max, que é um excelente gabinete.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25220/gabinete-gamer-montech-air-903-max-mid-tower-e-atx-black-sem-fonte-com-4-fans?srsltid=AfmBOorj6oyzgrhgA7QiKQ_DODDIOpueRA5_8BQeIcBS_SUMtK1t-JpR

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, TheKim disse:

@Gloomy Olá, amigo! Bem, se eu fosse trocar pro 7600, eu iria logo pro 7600x, porque eu não vi uma diferença absurda, além de que o integrado do 8600g é bem mais potente e eu não vou precisar de um pcie 5.0 tão cedo (eu espero). E o 9600x vai fugir do orçamento 😕

A unica diferença entre o 7600X e o 7600 é um pouco de clock a mais, não compensa pegar ele. 

Citação

Aliás, acho que vai sobrar muita cpu! A rx6750 já tem um alto uso em comparação a esses processadores (até estava com medo de enfrentar algum gargalo). 

Sua placa está balanceada, não vai ter gargalo de nenhuma das partes

Citação

Mas fora isso, acha que eu estaria bem servido mesmo nessas configurações? (Com ou sem o 8600g). Todas as outras peças me dariam algum problema ou posso comprar sem medo?

O setup em si é bom, só não pegaria o 8600G por ter quase a mesma performance de um 5600G, custando bem mais e ainda precisando de DDR5. 

Postado

@Gloomy @Tiberio @1lokos Opa, pessoal! Passando pra atualizar vocês. Agradeço dede já.

Repensei sobre como eu já sofri com placas-mãe no passado e decidi fechar o orçamento do PC em 8K mesmo, agora com uma ASUS Tuf Gaming B650M Plus, que além de bonita é bem segura. Vai me permitir upgrades futuros como mais um slot NVMe extra, USBs, e mais dois slots de ram. (também estou entre o modelo Gigabyte ou Msi na terabyte, que trás o orçamento pra placa-mãe agora pra 1450 reais).

Vou de 7600 mesmo, até porque não planejo passar taaanto tempo sem placa de vídeo. Percebi também que ela é realmente mais potente e a diferença de preço não é grande, fui leigo.

Eu escolhi o gabinete mais barato da loja que já vinha com 6x Fans (o montech), mas estou disposto a trocar o gabinete por um de airflow mais eficiente se for fazer uma boa diferença mesmo.

Esse Air 903 Max faria essa diferença toda?

Quanto à fonte de 650w, sei que será o suficiente pra configuração atual, mas o que exatamente eu precisaria ter de uso pra necessitar de uma 750w no futuro? Que tipo de CPU ou placa de vídeo necessita 150W a mais? Com exemplos eu posso ter uma ideia se vai ser desnecessário mesmo 150w de sobra.

O preço atual iria pra casa dos R$:8100,00 total e 5567,00 sem a gpu(porque preferi ir direto na M Plus na terabyte e não dá M-E da kabum) O que ainda é viável e ainda vou poder comprar a gpu se eu esperar um pouquinho. 

O que me dizem?

Postado

Pelos R$ 280,00 no orçamento o Montech X3 Mesh é OK, mas por ser "antigo" (de 2022) os fans embora proporcionem bom airflow são com rotação (e ruído) fixo e com RGB "liga/desliga" - sem controle por software (placa-mãe) ou por controladora, só tem alguns efeitos pre-progamados e a opção de desligar.

No Montech Air 903 Max os 4 fans de 140mm, PWM, CFM 84, pressão 2.5 representam uns R$ 200-250,00 do valor. Os 3 da frente tem LED ARGB (5V, 3 pinos) e acompanha um HUB ARGB e PWM de 6 portas.

Pegue memória DDR5 6000MHZ, é o "sweet spot" para os Ryzen AM5.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...