Ir ao conteúdo

Windows Update atualiza BIOS da placa-mãe dos notebooks Dell?

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Postado

Liguei meu note dell depois de muito tempo, e notei que o windows update começou a baixar atualizacoes de sistema e tamb as opcionais.
Cliquei em instalar todas, a para minha surpresa atualizou a BIOS do note..
Uso windows 10 e tenho um core i3 de 7 geração.

Isso e normal ocorrer?
Cheguei a correr o risco do pc não ligar mais?

Postado

É normal meu nobre, relaxa. Não são todos os Dell que vão atualizar, mas os notebooks ASUS e Dell costumam atualizar assim.

Não corria o risco de perder o PC, mas sim a placa-mãe (que é basicamente perder o PC no caso de um notebook kkkkk) mas relaxa, é bem difícil de acontecer.
Essas atualizações de BIOS são atualizações opcionais que você deixou atualizar quando apertou em "Atualizar tudo". Mas relaxa, no notebook tem menos riscos que em um Desktop por ter um no-break embutido.

• Curtir 1
Postado

@AsraelRedFire Cara , tomei um susto..kkk

foi para o logo inicial Dell, e lá carregou de 0 a 100% 3 vezes, pensei que estava dando errado. Ate aparecer a msg em verde dizendo que deu certo.

então ta tranquilo, né? Meu note não dara mais problema por conta dessa atualizacao?

Ele iniciou funcionando normalmente !

Postado
1 minuto atrás, Tiago29 disse:

foi para o logo inicial Dell, e lá carregou de 0 a 100% 3 vezes, pensei que estava dando errado. Ate aparecer a msg em verde dizendo que deu certo.

então ta tranquilo, né? Meu note não dara mais problema por conta dessa atualizacao?

Relaxa meu bom, vai dar tudo certo. Se não deu BO e ligou normal é por que deu tudo certo kkkkkkkk

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Tiago29 disse:

Sim, isso é normal.

Muito embora eu sempre faça (e recomende) a atualização manual da BIOS, para evitar problemas. Já brickei completamente um PC Lenovo uma vez, porque o aplicativo próprio de atualização da Lenovo tinha algum bug, que em vez de atualizar a BIOS, depois de baixada, a corrompeu.

• Curtir 1
Postado

@AsraelRedFire

Depois Digitei a versão da BIOS que atualizou no site dell, e la citou outros modelos como compatível, o modelo do meu note não citou.

Enfim, se deu certo e foi feito pelo windows, não tem como dar erro.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Vários Dell atualizam pelo Windows Update. Acer também, mas, por algum motivo, neles, a Microsoft coloca os BIOS como atualizações opcionais. Essas atualizações usam o mecanismo de cápsula EFI, em que o Windows entrega a cápsula ao BIOS UEFI via Runtime Services[*]. Na próxima inicialização, o BIOS processa a atualização em um ambiente isolado, sem o sistema operacional ativo. Metadados na cápsula são verificados para rejeitar atualizações destinadas a máquinas diferentes e, com Secure Boot habilitado, a cápsula é assinada digitalmente pelo fabricante e validada, prevenindo versões maliciosas ou modificadas.

[*] Existe uma API para isso: https://uefi.org/specs/UEFI/2.11/08_Services_Runtime_Services.html#updatecapsule

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Gabriel U disse:

Observação curiosa: o mesmo vale pra Lenovo.

Sim, é padrão nos PCs de grife. HP deve estar na lista também. Na minha opinião, é algo bem-vindo, para evitar a situação desfavorável dos PCs montados, com BIOS de séculos atrás cheios de falhas de segurança.

• Obrigado 1
  • GabrielLV alterou o título para Windows Update atualiza BIOS da placa-mãe dos notebooks Dell?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...