Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu tenho um Ryzen 5 5600gt, e eu estava pensando em colocar uma placa de vídeo, porém eu não sei qual colocar.

Eu tenho uma placa mãeAsus prime b550m-a

32gb de RAM 3200Mhz

1tb SSD NVMe M.2

E fonte cooler Master MWE Bronze 650w,

E o diferencial, um monitor LG curvo UltraWide 3440x1440 100Hz.

Por isso preciso de uma placa de vídeo que também dê conta de um monitor desses. Aliás, uso Linux mint.

Postado

Por usar linux o mais interessante é adquirir uma GPU da AMD que já vem com os drivers no kernel, então dificilmente dão algum problema.

Eu usava anteriormente uma 6700 XT (hoje comercializam no lugar dela a 6750 XT) + R5 3600 (o 5600GT é minimamente superior a ele) e conseguia utilizar a placa quase sem gargalo em 1080P com os jogos no Ultra. Creio que seja uma opção interessante para seu KIT

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Pedro Lopes 2 disse:

Qual orçamento?

Até 2 mil de preferência 

@Gloomy mas como fica a relação custo-benefício? Não pretendo gastar tanto numa placa (mais de 2k) pois mesmo com wine ou proton da steam sou limitado a jogar jogos muito pesados atuais tipo cyberpunk 

Postado
13 minutos atrás, Maré Vermelha disse:

Até 2 mil de preferência 

@Gloomy mas como fica a relação custo-benefício? Não pretendo gastar tanto numa placa (mais de 2k) pois mesmo com wine ou proton da steam sou limitado a jogar jogos muito pesados atuais tipo cyberpunk 

Você não está limitado. Eu mesmo estou jogando basicamente tudo no CachyOS usando o proton (TES 4 Remaster, TLOU PART 2, RE4 Remake, Cyberpunk, GTA Enhanced, etc...)

Questão a custo-benefício, essa é a placa com o maior nessa faixa, pois mesmo custando uma média de 2200-2400 entrega bem mais que qualquer placa nessa faixa de valor, até mesmo abaixo. A 6750 XT por exemplo ganha até mesmo da 7600 XT.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Gloomy disse:

Você não está limitado. Eu mesmo estou jogando basicamente tudo no CachyOS usando o proton (TES 4 Remaster, TLOU PART 2, RE4 Remake, Cyberpunk, GTA Enhanced, etc...)

Questão a custo-benefício, essa é a placa com o maior nessa faixa, pois mesmo custando uma média de 2200-2400 entrega bem mais que qualquer placa nessa faixa de valor, até mesmo abaixo. A 6750 XT por exemplo ganha até mesmo da 7600 XT.

Eu ouvi também falar da rx 6600, ela ainda está no curso benefício por 1600? Ou tem alguma outra que (apesar de ser mais cara) tenha um custo-benefício melhor?

É que já gastei muito com o PC e com a mesa e cadeira, comprei literalmente tudo, aí não queria gastar mais de 2k numa gpu tlgd? 

E que aguente os processamentos de vídeo do ultrawide 2k

Postado

Pega uma RX7600 8GB - R$ 1.800,00 - 1.900,00 é o que tem abaixo dos R$ 2.000,00. A RX 6600 é bem "datada" e RX 6750XT é na faixa dos 2.800,00.

Por exemplo no Cyberpunk 2077 a RX7600 da uns 30% a mais de FPS que a RX 6600 e mantem a média nos 60 FPS.

Postado
Em 27/04/2025 às 00:55, 1lokos disse:

Pega uma RX7600 8GB - R$ 1.800,00 - 1.900,00 é o que tem abaixo dos R$ 2.000,00. A RX 6600 é bem "datada" e RX 6750XT é na faixa dos 2.800,00.

Por exemplo no Cyberpunk 2077 a RX7600 da uns 30% a mais de FPS que a RX 6600 e mantem a média nos 60 FPS.

Eu tô pensando em pegar essa AMD Radeon RX 7600 EVO OC Edition https://www.terabyteshop.com.br/produto/32738/placa-de-Vídeo-ASUS-dual-amd-radeon-rx-7600-evo-oc-edition-8gb-gddr6-fsr-ray-tracing-dual-rx7600-o8g-evo?gad_source=4&gclid=Cj0KCQjw8cHABhC-ARIsAJnY12xCtS6Jqnnl3Sp84ioA9LvOnQ0s1wK27uMgA2fH24yCtZMDsJwu53waAhQvEALw_wcB

Porém como uso Linux, queria saber se vou ter problema com os drivers para instalar, ou como fica a instalação dos drivers

Postado

Bom, tem driver para Ubuntu, RHEL 8.10, SLED/SLES 15 SP6.

https://www.amd.com/en/support/downloads/drivers.html/graphics/radeon-rx/radeon-rx-7000-series/amd-radeon-rx-7600.html

Citação

A boa notícia é que já existe suporte para a série Radeon RX 7600 no kernel Linux e no Mesa há algum tempo. Se você usa uma distribuição Linux de 2023, como Ubuntu 23.04 ou Fedora 38, deve estar preparado para instalar esta nova placa de vídeo RDNA3 e aproveitar a aceleração 3D pronta para uso.

https://www.reddit.com/r/linuxhardware/comments/17dqap8/amd_radeon_rx_7600_on_ubuntu/

• Obrigado 1
Postado

@1lokos vou te falar mano, eu só sei que uso o linux mint cinnamom, se for assim eu tenho que baixar o driver Ubuntu né?

Aliás, aproveitando o gancho, aqui está sobrando um dinheiro eu gostaria de comprar um Air cooler e pasta térmica, você tem alguma recomendação aí? 

Eu uso o gabinete cv100 Purple edition

• Coordenador
Postado

Como você pretende usar Linux, melhor evitar Nvidia. Isso vai te poupar de dores de cabeça com drivers. Usei uma GTX 1070 Ti com Linux por um bom tempo e tive dores de cabeça. Após trocar pela RX 7600 XT, finalmente tive paz.

Para jogar em 1440p, o ideal seria uma placa de vídeo AMD com mais de 8GB de VRAM. Mas, dentro do seu orçamento, o melhor que conseguirá será a RX 7600 8GB mesmo... E o modelo da ASUS é bacana.

2 horas atrás, 1lokos disse:

Bom, tem driver para Ubuntu, RHEL 8.10, SLED/SLES 15 SP6.

1 hora atrás, Maré Vermelha disse:

vou te falar mano, eu só sei que uso o linux mint cinnamom, se for assim eu tenho que baixar o driver Ubuntu né?

Os drivers de vídeo da AMD para Linux são open source e estão incluídos no próprio kernel. Ou seja, não é necessário baixar nada. E eles são atualizados quando você atualiza o sistema. Basta sair usando em qualquer distro. Eu mesmo uso o Debian 13 e funciona extremamente bem.

Baixar os drivers do site da AMD no Linux não faz sentido, exceto para aplicações muito específicas que dependam deles. O mesmo vale para os drivers proprietários da Nvidia que, embora não estejam incluídos no kernel, estão nos repositórios da maioria absoluta das distros (e, nas distros mais amigáveis, geralmente o próprio instalador já detecta e instala).

O gerenciamento de drivers no Linux é diferente daquele encontrado no Windows. É mais fácil, na verdade. O Windows é bem ultrapassado nesse ponto.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • KairanD alterou o título para Qual placa de vídeo colocar em um PC com Ryzen 5 5600GT?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...