Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

esse problema começou ta com mais ou menos duas semanas, porém, quando começou a desligar sozinho eu o limpei

e ontem voltou a dar o mesmo problema.

o que acontece é um dos seguintes sintomas:

desligar dando boot;

desligar após dar boot;

desligar durante algum jogo/parado;

reiniciar do nada;

ou travar (tanto numa tela travada ou quando ligo, ele trava e não consigo desligar pelo botão, só desligando pela fonte)

ontem, após perder muito tempo tentando resolver o problema eu jorrei limpa contato em toda a placa e durou ligado das 3~ horas da tarde até às 9 horas da noite e desligou sozinho

quando eu conseguir alguma captura de vídeo do problema eu tento trazer aqui

• Membro VIP
Postado
37 minutos atrás, JedooJ disse:

esse problema começou ta com mais ou menos duas semanas, porém, quando começou a desligar sozinho eu o limpei

e ontem voltou a dar o mesmo problema.

o que acontece é um dos seguintes sintomas:

desligar dando boot;

desligar após dar boot;

desligar durante algum jogo/parado;

reiniciar do nada;

ou travar (tanto numa tela travada ou quando ligo, ele trava e não consigo desligar pelo botão, só desligando pela fonte)

ontem, após perder muito tempo tentando resolver o problema eu jorrei limpa contato em toda a placa e durou ligado das 3~ horas da tarde até às 9 horas da noite e desligou sozinho

quando eu conseguir alguma captura de vídeo do problema eu tento trazer aqui

Bom dia.

Quando possível, ligue seu computador, entre direto na BIOS dele, e espere por cerca de 5 minutos. Nos diga se ele desliga enquanto está na BIOS, sem o Windows carregado.

• Curtir 1
Postado

@.if ja testei trocar de fonte e a tomada também tá ok, a hipótese pode ser descartada

@Gabriel U eu botei na primeira vez e não durou um minuto, tentei de novo e agora passou mais de 10 min ligado normal na tela da BIOS

(só desligou agora depois de uns 20 minutos)

• Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, JedooJ disse:

@Gabriel U eu botei na primeira vez e não durou um minuto, tentei de novo e agora passou mais de 10 min ligado normal na tela da BIOS

Interessante.

Fazendo este teste, você testa a possibilidade de um ajuste de software estar causando o problema com os desligamentos. Se quiser verificar de novo, faça um pouco diferente agora.

1. Tire o PC da tomada;

2. Segure o botão Power por cerca de 15 segundos (e pressione algumas vezes seguidas ao final, para esvaziar os capacitores);

3. Ligue na tomada mais uma vez e entre na BIOS de novo;

4. Espere de 2 a 5 minutos;

5. Caso não desligue, carregue os valores-padrão da BIOS de fábrica, e tente ir para o sistema operacional e veja o que acontece.

• Membro VIP
Postado

ok. descartando a fonte, maus contatos e s.o., sobra mesmo a m.b. e/ou cpu. Se achar que deve, remova-a, limpa contatos e recoloque bem como as RAMs. Se tiver + de uma, coloque uma por vez.

Ia até te falar algo como sobre aterramento errático mas acho que nem vou.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Caro usuário, @JedooJ

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

Caso o seu computador seja um modelo portátil (notebook), informar também a marca e o modelo.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Postado

@Gabriel U fiz o teste e ta com quase 1 hora que ta normal, irei atualizar aqui caso ocorra algo

(atualização: acabou de desligar tudo)

@guilherme_dr irei colocar na ordem que você mencionou

CPU: AMD Ryzen 5 2600

placa-mãe: A320M-HDV

memória RAM: KLLISRE 2x 8GB

placa de vídeo: RX 580 8GB

armazenamento: SSD SATA 240GB Kingston (principal), NVMe de 500GB, e um HDD externo de 500GB

fonte de alimentação: montech beta bronze de 650W

@.if eu até iria fazer isso, mas como o clima tá muito úmido (pois ta chovendo esses dias) fica ruim de lavar tudo

• Membro VIP
Postado
21 minutos atrás, JedooJ disse:

@Gabriel U fiz o teste e ta com quase 1 hora que ta normal, irei atualizar aqui caso ocorra algo

(atualização: acabou de desligar tudo)

Certo. Ele sustentou o Windows por cerca de 1 hora.

Isso descarta o problema de fonte, por ora. Por favor, refaça os passos que mencionei, e quando chegar ao Windows:

1. Abra o Visualizador de Eventos;

2. Na parte de cima à esquerda, expanda a caixa "Modos de Exibição personalizados";

3. Selecione Eventos Administrativos;

4. Ignore os Eventos de Aviso e procure pelos de tipo de Erro ou Crítico mais recentes;

5. Veja se algum Evento relacionado à Energia é registrado, e se puder, envie-nos o print.

Depois disso, inicie o Windows em Modo de Segurança:

1. Pressione Windows + R e digite sem aspas: "msconfig";

2. Na tela Geral (a primeira que você deve ver), selecione a Inicialização de Diagnóstico;

3. Na tela ao lado, Inicialização do Sistema, clique em Inicialização Segura, abaixo, e marque as opções do lado direito "Log de Inicialização" e "Informações sobre inicialização do SO", deixando assim:

image.png.42f8cafd9db582e3dfbdf4ab04be5d90.png

Postado

@Gabriel U seguinte, eu encontrei esse erro aqui que eu acho que é crítico (o restante eu não faço ideia)image.thumb.png.f7b898a555962e78fe3eba58716458e3.png

vou esperar ele travar novamente pra iniciar no modo de segurança (tenho que fazer umas coisas nele, o possível até ele travar)

Literalmente desligou assim que cliquei em enviar mensagem 💔

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, JedooJ disse:

@Gabriel U seguinte, eu encontrei esse erro aqui que eu acho que é crítico (o restante eu não faço ideia)image.thumb.png.f7b898a555962e78fe3eba58716458e3.png

vou esperar ele travar novamente pra iniciar no modo de segurança (tenho que fazer umas coisas nele, o possível até ele travar)

Literalmente travou assim que cliquei em enviar mensagem 💔

Quando puder, veja o evento de Aviso que ocorre no mesmo horário dos eventos Críticos.

Normalmente, o evento de Aviso registra as informações do erro que o evento Crítico não conseguiu registrar (por causa do desligamento inesperado).

Depois disso, abra o CMD como Administrador e execute o CheckDisk do Windows:

Digite o comando e pressione Enter: chkdsk /f /r /x

Confirme com a letra S e reinicie o PC.

Postado

@Gabriel U eu iniciei no secure boot, mas o que é pra fazer? ou posso iniciá-lo normalmente?

fiquei um tempo no secure boot, e aconteceu nada... estranho.

iniciei normalmente após 30 minutos, irei analisar se irá desligar ainda

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, JedooJ disse:

@Gabriel U eu iniciei no secure boot, mas o que é pra fazer? ou posso iniciá-lo normalmente?

fiquei um tempo no secure boot, e aconteceu nada... estranho.

iniciei normalmente após 30 minutos, irei analisar se irá desligar ainda

Usar em modo de segurança por enquanto.

Entre no Visualizador de Eventos e veja se há erros sendo registrados. Se o computador funcionar normalmente por bastante tempo, seu Windows (ou algum outro componente do sistema) está corrompido, de alguma forma.

Postado

@Gabriel U fiz o que você disse e só consegui copiar em forma de texto pois travou e agora passei limpa contato na placa inteira (de novo)

não sei se vai ser útil ou se as imagens são melhores de entender, mas isso foi o que consegui:

Aviso    28/04/2025 15:50:29    DistributedCOM    10016    Nenhum
Aviso    28/04/2025 15:50:24    Security-SPP    8233    Nenhum
Erro    28/04/2025 15:50:21    Service Control Manager    7023    Nenhum
Aviso    28/04/2025 15:50:21    DNS Client Events    1014    (1014)
Aviso    28/04/2025 15:50:09    DistributedCOM    10016    Nenhum
Aviso    28/04/2025 15:49:59    User Device Registration    360    Nenhum
Erro    28/04/2025 15:49:42    Service Control Manager    7031    Nenhum
Erro    28/04/2025 15:49:42    Service Control Manager    7023    Nenhum
Erro    28/04/2025 15:49:36    Kernel-EventTracing    28    Provider
Erro    28/04/2025 15:49:40    Eventlog    1101    Processamento do evento

Aviso    28/04/2025 15:49:33    Kernel-PnP    219    (212) > esse diz sobre uma falha num tal "root/0001" ou algo parecido

Nível Crítico    28/04/2025 15:49:33    Kernel-Power    41    (63)

tentei o chkdsk mas ele desligou depois de eu confirmar então não sei se funcionou, vou tentar de novo depois que o limpa contato secar

• Membro VIP
Postado
44 minutos atrás, JedooJ disse:

@Gabriel U fiz o que você disse e só consegui copiar em forma de texto pois travou e agora passei limpa contato na placa inteira (de novo)

não sei se vai ser útil ou se as imagens são melhores de entender, mas isso foi o que consegui:

[...]

Aviso    28/04/2025 15:49:33    Kernel-PnP    219    (212) > esse diz sobre uma falha num tal "root/0001" ou algo parecido

Nível Crítico    28/04/2025 15:49:33    Kernel-Power    41    (63)

tentei o chkdsk mas ele desligou depois de eu confirmar então não sei se funcionou, vou tentar de novo depois que o limpa contato secar

Tudo bem até aqui.

O Chkdsk vai começar quando você ligar o PC de novo.

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, JedooJ disse:

ruim de lavar tudo

Era só mesmo remover, 'spray'ar nos contatos e recolocar... não me lembro de ter mencionado a lavagem completa mas enfim.

Como parece que estás a suspeitar do HD (ou sd) ou s.o., a dica que dou é dê um boot com um linux qualquer pelo pendrive, navegue 1 pouco e observe o resultado.. reporte, se achar que deve.

abç

Postado

@Gabriel U bem, eu dei o chkdsk e logo após, ele desligou e quando liguei não notei algo realmente acontecendo...

além de que ele só desligou agora depois daquele post falando do limpa contatos

@.if eu já estava pensando em tirar a placa-mãe por inteira e lava-la, então apenas a adicionei. perdão pela pequena confusão em minha fala

irei tentar essa ideia do linux no pendrive amanhã

mas @.if, por incrivel que pareça, eu passei limpa contato na placa inteira após eu limpar o PC inteiro semana passada (e como eu citei, ele havia começado esses sintomas), passar limpa contato na placa INTEIRA tá "anestesiando" esse problema. mas ele volta hora ou outra

• Membro VIP
Postado

tudo bem amigo. Mas permita-me não entender direito a expressão ...

11 horas atrás, JedooJ disse:

limpa contato na placa inteira

.. parece que você lavou a placa com limpa contato. Saiba que como o nome diz, a ideia é aplicar apenas nos contatos, ou seja, onde há encaixes elétricos destacáveis, conectores, cpu e seu soquete, memórias, conectores dos cabos da fonte e afins. E óbvio, tem que remover, aplicar e relocar + de 1 vez. Só não recomendo usar no conector de rede (se tiver) pois me lembro que certa feita coloquei no meu e ele derreteu e esfarelou o plástico. Mas depende da marca do limpa contato.. infelizmente não me recordo qual.

11 horas atrás, JedooJ disse:

limpa contato na placa INTEIRA tá "anestesiando" esse problema.

Outra (minha) teoria é que o l.cont. tá "refrigerando" a placa. Quando evapora por completo ela reaquece.. Sendo assim, ou assim sendo, verifique também a questão do cooler e/ou dissipador e pasta térmica da cpu. Bem como o cooler da fonte. E não precisa lavar a placa: basta um cuidadoso ar comprimido pra tirar o pó. Não tem compressor em casa? Leve num posto que tem aquele que enche pneu.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para PC A320M-HDV, 16GB, Ryzen 5 2600, RX 580 e Montech 650W desligando sozinho
Postado

@.if aqui em casa tem um extintor velho que meu pai adaptou pra encher com ar de uma bomba de ar, fiz isso na primeira vez, não passei água nem nada, apenas o ar e após isso o limpa contato

mas o problema aí ainda persiste

outra coisa que notei é que a placa de vídeo liga junto, após uns segundos ela para de girar, dai pode acontecer um dos dois:

travar/desligar

dar boot

antes desses problemas tudo ligava simultaneamente

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!