Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, eu montei um computador no sábado e sou bem leigo no assunto, montei o PC para jogos vindo dos consoles ( que joguei a vida inteira praticamente ), aparentemente tudo deu certo no PC menos a parte da internet. Minha placa-mãe é uma B650 Steel Legend , ela tem wifi integrado, foi uma placa-mãe que não vendia no Brasil e precisei importar da própria ASRock nos EUA. Logo que montei o PC realizei a instalação de todos os drivers direto no site da placa-mãe, inclusive o de rede, e o de wireless pro Wifi, no cabo o PC ficou limitado a 10 MB e no wifi ele chega a 380 MB, pesquisei algumas soluções em tutorias na internet e fiz todas como mudar algumas configurações do duplex pra tirar de automatico e seta em 1GBps, reinstalei driver, e mexi em algumas outras config, nada ajudou. No sábado eu peguei outros dois cabos mais curtos que tinha em casa, ambos CAT5E  e no notebook pega 400 MB e no PC 10 MB . No domingo eu liguei o computador e fiz mais um teste, e magicamente pegou os 400 MB, sem eu fazer absolutamente nada de novo, fiquei bem feliz, ficou o dia todo assim, porém ontem na segunda feira para minha surpresa liguei meu PC e voltou a ficar em so 10 MB. O que será que pode ser ? cabo ruim ? pensei em comprar o CAT6 pra testar, mas não faz sentido no domingo ter pego e segunda não certo ? ..será que pode ser defeito na placa de rede da própria placa ? algum mau contato.. simplesmente não sei o que fazer, vou passar algumas fotos que tirei, peço desculpa pela qualidade das fotos pois tirei pelo celular, se precisarem de alguma informação ou foto so pedir, fora a config do duplex tentei algumas outras configurações que vi tambem

1745939723419.jpg

1745939723411.jpg

Postado

verifique na BIOS se PCIE Device Power on está ativado, mantenha ativo.

como é a infraestrutura de rede do seu pc até o roteador? o roteador é seu ou da operadora?

esse é o driver ethernet da sua placa-mãe, instalou ele? (aqui tem outros drivers que podem lhe interessar, como de chipset.)

se possível, desative as outras placas de wifi, virtuais e bluetooth e só use quando precisar. (windows + R → digita "control" → enter → clica em "rede e internet" → clica em "central de rede.." → canto esquerdo clica em "alterar configurações do adaptador" → selecione e desative todos menos o ethernet)

dps disso faça e me mande um print desse speed test aqui.

• Curtir 2
Postado

@Swalls

17 minutos atrás, Swalls disse:

verifique na BIOS se PCIE Device Power on está ativado, mantenha ativo.

como é a infraestrutura de rede do seu pc até o roteador? o roteador é seu ou da operadora?

esse é o driver ethernet da sua placa-mãe, instalou ele? (aqui tem outros drivers que podem lhe interessar, como de chipset.)

se possível, desative as outras placas de wifi, virtuais e bluetooth e só use quando precisar. (windows + R → digita "control" → enter → clica em "rede e internet" → clica em "central de rede.." → canto esquerdo clica em "alterar configurações do adaptador" → selecione e desative todos menos o ethernet)

dps disso faça e me mande um print desse speed test aqui.

Eu estou no trabalho agora, a noite farei isso que disse e te retorno se deu certo. Só pra adiantar a resposta sobre infraestrutura, o roteador da operadora fica na sala, tenho um cabo de rede que sai da sala até meu quarto, e ai no quarto tenho outro roteador, um que comprei recentemente, dele que esta indo o cabo de rede até o meu PC. Até suspeitei que poderia ser interferencia do roteador no quarto, porém no notebook funciona normalmente e no PS5 que eu usava antigamente funcionava normalmente tambem. Vou so adiantar para você algumas informações da placa-mãe, não sei se isso importa ou não porém ela tem alguma coisa relacionada a " Tecnologia Dragon 2.5G " ..

Z.JPG

ZZ.JPG

ZZZ.JPG

Postado

@JuanHenrique21 qual o nome e modelo desse roteador no seu quarto?
você não precisa informar as especificações da placa-mãe, nos acessamos ela quando vamos no fabricante procurar o seu driver.

Postado

@Swalls o meu roteador é o TP LINK AX1500 .. eu cheguei em casa hoje e fui fazer o que me disse ali em cima, porém ante disso eu fiz algo que talvez tenha limitado o que pode ser. Eu reiniciei meu modem da sala  ( que não tinha pensado em fazer ), quando eu reiniciei vim aqui pro PC e o cabo de rede pegou 300 MB , porém foi baixando gradualmente, no terceiro teste que rodei ele so chegou a 120 MB , ai sai do cabo de rede e conectei no wifi e pegou os 400 MB porém quando voltei ao cabo de rede não passou dos 10 MB como estava acontecendo. Da impressão de algum problema na configuração do roteador ou algo a ver com IP. Eu gravei o Vídeo desses testes que descrevi porém como e muito pesado não consigo enviar por aqui 

Postado

@JuanHenrique21 fez o que eu disse?
o roteador no seu quarto está em bridge ou gerenciando um dhcp? (em termos simples, ele apenas repete a rede do router da operadora ou cria a propria rede "isolada" dele?)

se for só ip o problema e não problema do roteador, aqueles comandos pão com manteiga do windows resolvem.

para liberar os endereços ip da sua maquina: ipconfig /release

para requisitar um novo ip ao roteador (ou qualquer servidor dhcp): ipconfig /renew

para liberar o cache dns: ipconfig /flushdns

para resetar o catalogo de internet: netsh winsock reset (esse resolve muitos problemas)

resetar a pilha tcp/ip: netsh int ip reset

para corrigir erros do sistema corrompido: sfc /scannow

se você mudou o nome da sua interface de rede de ethernet, troque o nome ethernet pelo nome da interface nos comandos a seguir:
netsh interface ip add dns name="Ethernet" address=1.1.1.1 index=3

netsh interface ip add dns name="Ethernet" address=1.0.0.1 index=4

netsh interface ip add dns name="Ethernet" address=8.8.8.8 index=5

netsh interface ip add dns name="Ethernet" address=8.8.4.4 index=6

netsh interface ip add dns name="Ethernet" address=1.1.1.3 index=7

netsh interface ip add dns name="Ethernet" address=1.0.0.3 index=8

os indices 1 e 2 normalmente ficam o dns da sua operadora, que é o mais rápido (nem sempre).

os endereços 1.1.1.3 e 1.0.0.3, são dns da cloudflare que bloqueiam conteudo adulto, se você curte conteúdo assim, não coloque.

Postado

@Swalls Olá peço desculpas pela demora no retorno ontem a noite precisei me ausentar. Fiz o que disse nos comentários acima, a opção na BIOS que mencionou esta como ENABLED , fiz o que disse verificando o driver e sim, o que está instalado e justamente o que marcou ali. Fiz o que disse de desativar o driver de wifi para testar e ficou a mesma coisa, estou mandando os prints logo abaixo. A titulo de conhecimento eu levei o PC ate a sala e peguei um cabo de rede e liguei ele direto no roteador que vem do provedor, e o problema persistiu, creio não ser um defeito no roteador secundário que esta no meu quarto. Eu não sei o que seria bridge ou dhcp, porém eu acho que ele está com a própria rede, pois vem um cabo de rede ate ele ( do roteador do provedor ) e ai ele emite o sinal. Sobre o que escreveu sobre as IP confesso que fiquei bem perdido esses comandos que passou eu digito na ferramenta de executar do windows ? eu sei que quando vou na tela sobre informações da rede, aparece como definido DHCP AUTOMATICO. 

Captura de tela 2025-04-30 201438.png

Captura de tela 2025-04-30 201418.png

@Swalls Se  me permite tirar outra duvida com voce, eu realmente sou bem leigo no assunto. Esse Speed test que me pediu para fazer e confiavel ? pergunto pois a velocidade do meu wifi nela ficou bem abaixo do que é.. eu fiz um teste no meu wifi por ele e deu 75 MB enquanto no Speed Test da NETFLIX fica na base dos 380 MB , e quando eu faco algum dowload ele me mostra como sendo nessa base mesmo de 300 MB    vou te mandar prints abaixo 

wifi2.png

wifi1.png

wifi.png

• Membro VIP
Postado

image.thumb.png.ac3395aa52c16bb6b1e5a079be7db918.png

Supondo que a sua placa de rede 2.5GbE esta PER-FEI-TA em todos os aspectos seja de hardware ou driver, resta mesmo problemas no cabo utilizado ou na porta de rede do roteador no outro lado desse cabo, realcei ali a velocidade 10-10Mbps que é a velocidade que a sua placa de rede está sincronizando com o seu roteador, seja ele qual for.

Mas SE já testou com outro cabo e outro roteador e até outra porta GbE lá no(s) roteador(es) então é a sua placa mesmo, pode ser hardware -- porta Ethernet gerando muitos erros ou com mau contato etc... -- ou driver -- incompatibilidade, conflito de software, driver ruim mesmo -- o que não é difícil de acontecer.

Seria bom testar essa sua placa em outro PC e, se for o caso, usar a placa de rede onboard da sua placa-mãe mesmo para ver se o problema ainda ocorre, testar o(s) cabo(s) de rede que você usa e validar assim a porta GbE do(s) seu roteador(es).

Se comprou em alguma loja, leve lá para testarem para você, e mesmo que não tenha sido em loja ainda assim pode ser uma boa ir lá testar e confirmar se se trata de fato de uma falha crônica dela, e assim poder acionar a garantia com fundamento.

• Curtir 1
Postado

@JuanHenrique21 você percebe alguma "frouxidão" no pino do rj45 do cabo no seu pc? ou sujeira na área da porta ethernet? Se não, é como o linio disse, pode , se não for nenhum dos casos citados, ser um defeito crônico da sua placa.

@Linio Alan grande linio 👐

• Curtir 1
Postado

@Linio Alan Desculpe minha ignorância, mais o que seria usar a placa de rede onboard da minha placa-mãe ? no caso eu estou usando o conector da propria placa-mãe mesmo. Eu não sei se pode ser isso porém eu uso o Windows 11, e quando fiz a instalação do windows via pendrive, ao invés de conectar o cabo de rede para finalizar as config conectei no wifi, não sei se pode ter dado algum conflito ai ou nada ver.. 

Eu também estou inclinado a achar que e defeito na placa de rede da placa-mãe, so fico em duvida de ser algo relacionado a driver que ja desinstalei e instalei varias vezes, ou ser alguma configuração de IP do computador pro roteador, pois o meu esta em DHCP automatico. 

Para tirar a duvida se e defeito da placa de rede, se eu comprasse uma placa de rede separada e conectasse no pci da placa-mãe, seria um bom jeito de testar ? pois pelo que vi não é muito caro, uns 80 reais.

@Swalls Agradeço de coração toda ajuda que deu, por enquanto estou jogando no wifi, pois mandar a placa pra garantia seria um problema imenso, a minha veio importada dos EUA direto da ASRock, até agora o wifi 6 tem me surpreendido no quesito jogos, a velocidade esta alta beirando os 500mb, e o ping não passa de 30 ms, no cabo antes ficava 15 ms, porém ta sendo a unica solução por enquanto. Tentarei fazer mais uns testes que o amigo passou acima, mais agradeço muito sua ajuda e seu tempo 

Postado
25 minutos atrás, JuanHenrique21 disse:

e quando fiz a instalação do windows via pendrive, ao invés de conectar o cabo de rede para finalizar as config conectei no wifi, não sei se pode ter dado algum conflito ai ou nada ver.. 

Não tem relação, são diferentes. Podem interferir um no outro mas como algumas respostas atrás você disse que não mudou nada ao desativar a interface wlan, acredito que não seja.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!