Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, como o proprio topico diz, o que seria melhor para guardar arquivos, como fotos, vídeos, arquivos de trabalhos e backup de jogos da steam, não gosto de ficar deletando, possuo um HD de 1TB, e tenho backup do Gta V, RDR 2 e Forza Horizon 5 juntos eles tem mais de 300G =X, fora os outros arquivos, com isso sobrou quase 400 GB, é bastante, mas preciso de mais, com isso é melhor um HD ou um SSD Sata visando longevidade. Tenho um SSD para o windows e jogos.

Desde já agradeço 😉

Postado
40 minutos atrás, Mad_Max_85 disse:

mas preciso de mais,

então você ja tem um HD de 1Tb e um SSD SATA e não esta sendo suficiente? se estiver com orçamento apertado e precisando de muito espaço, um HD deve suprir a tua necessidade, mas se pode desembolsar mais, então pegue um SSD com grande capacidade, um SSD é muito melhor que um HD em todos os aspectos.

Postado

O principal aqui seria quanto pode gastar rs, pois apesar de SSD ser mais ágil e rápido, é bem mais caro né, especialmente depois de um aumento que teve uns 2~3 anos atrás nas memórias.

No geral, pro seu uso, eu recomendaria um HD mesmo, pois o preço de um de 2 TB está perto do preço do HD de 4 TB.

E digo mais, se o orçamento permitir, pegue 2x discos rígidos de mesmo tamanho e usá-los no modo espelhamento, assim quando 1 HD quebrar, não irá perder nenhum arquivo e só precisará substituir o disco com defeito. Pode fazer isso no Windows, ou outra opção é ter um outro PC na rede funcionando como NAS, que é um disco na rede local acessível a todos os dispositivos que quiser e os mesmos discos no mesmo modo de espelhamento.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Mad_Max_85 Olá, quanto está disposto a investir? Nos informe também qual SSD você já possui e os modelos da sua placa-mãe e processador, por favor.

Provavelmente você vai conseguir o dobro de armazenamento comprando HDD do que se fosse em um SSD NVMe pelo mesmo valor, e já que seria só para guardar arquivos e backups o HDD teoricamente serve perfeitamente.

Dito isso, eu ainda sou um fã de SSDs, a não ser que você precise de MUITO armazenamento a um baixo custo, eu ainda faria um esforço para pegar o SSD, além de possuírem vida útil maior (você citou a questão da longevidade) a diferença de performance é gritante (mesmo que seja um SSD SATA III).

• Curtir 1
Postado

@Mascote01 Cara, te falar que realmente preciso hehe.

@dudaskank Boa, gostei muito da ideia.

@Batata Defumada Dependendo do benefício, uns 500, 600 podendo chegar a 700, mas se for vantagem SSD talvez um pouco mais. O HD que possuo é de 1 Tb da Toshiba HDWD110 comprei em setembro de 2021 para substituir o meu antigo da Samsung que deu problema de hd100% comprado em 2015.

Tenho um I5 13600k com a placa Rog Z790E e SSD Kingston para o windows de 1 TB e um XPG S70 Blade 1TB(esqueci de mencionar antes =D) para os jogos, mas como tinha dito, tenho alguns backups de jogos, mas queria fazer para todos, tenho pelo menos uns 20 ou mais jogos instalados, e alguns mods de outros, não jogo direto e tb não queria ficar baixando toda hora, só queria deixar instalado.

• Curtir 1
Postado

Boa tarde galera, mesmo com essas configurações e tal, seria mais adequado um HD, um SSD Sata ou um SSD NVMe, lembrando que viso longevidade e mais para backup.

Agradecido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...