Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, atualmente tenho um processador core i3 9100F, estou rodando os jogos que eu gosto liso com ele, mas no cyberpunk 2077 eu que pesou um pouco ai tive que alterar algumas coisas na configuração, e eu fui verificar a o processador estava 100% em uso, mas mesmo assim consegui jogar ele em FULLHD com uma boa imagem, até falei aqui em um outro tópico sobre placa de Vídeo que em um futuro próximo iria migrar para um Ryzen, só que não sei se pretendo fazer isso logo cedo porque agora tenho outros planos financeiros, ai achei no aliexpress um processador Intel Core i5-9600KF por 424 reais já com imposto incluso, será que vale a pena? é um processador de 6 núcleos e 6 threads, serão 2 núcleos e threads a mais, além de ter melhor desempenho creio eu, andei pesquisando preço de processadores para o soquete 1151 e todos são caros, esse 9600FK por exemplo está custando mais de mil reais aqui no Brasil, o que é um absurdo por ser um processador já ultrapassado,  será que faria uma grande diferença mudar do i3 para esse i5? porque agora não vou poder migrar para um Ryzen, o custo seria muito maior, qual a opinião de vocês?

Processador Intel Core i5-9600KF

Postado

@TH_Freitas Eu particularmente acho que por esse valor, vale sim a pena, seria um gasto bem grande mudar toda a plataforma. Com a troca você ganha 2 núcleos a mais além do clock também mais alto a possibilidade de fazer overclock (Caso sua placa-mãe e seu cooler permitam claro).

Em tese deve resolver o problema com os travamentos no Cyberpunk.

OBS: Trave a taxa de quadros (FPS) em 60 pra evitar essa sobrecarga no processador, isso já deve ajudar como medida paliativa.

• Curtir 2
Postado

Eu não iria para esse processador, mas é porque eu sou um retardado que faz modbios e que ajudou um inglês a colocar um Frankenstein chinês na placa-mãe dele ( era um qtj- não lembro o resto de 8 núcleos, saiu por +- o que você está planejando gastar na época ). Suas alternativas na faixa de preço que você está procurando basicamente se limitam a você descer um degrau e pegar um 9400 ou a você correr um risco e pegar um 8700 ES ( engineering sample ) que provavelmente funcionaria, mas só os céus sabem se teria algum problema ou não ( não é tão comum ter problemas com eles, mas também não é incomum, e os que dão são bem chatos ) ou pegar um Frankenstein chinês que normalmente não cola tão bem nas placas de serie 300. Basicamente numa compra normal você fica limitado ao 9600 mesmo, se for se manter na plataforma.

Postado
2 horas atrás, TH_Freitas disse:

processadores para o soquete 1151 e todos são caros,

Então, aproveite esse fato para vender o seu atual + placa-mãe + memória, e comprar algo moderno. Com os R$ 424,00 que gastaria no AliEx +  que arrecadar na venda já da para pensar num Ryzen 5500 - que entregará mais FPS.

Ryzen 5500 - R$ 550,00 (Amzn, frete gratis).

MSI A520M-A PRO - R$ 450,00 (K'bum) - o VRM suporta um 5700X3D.

16 ou 32 GB DDR4 - verifique no AliEx.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

@TH_Freitas Eu particularmente acho que por esse valor, vale sim a pena, seria um gasto bem grande mudar toda a plataforma. Com a troca você ganha 2 núcleos a mais além do clock também mais alto a possibilidade de fazer overclock (Caso sua placa-mãe e seu cooler permitam claro).

Em tese deve resolver o problema com os travamentos no Cyberpunk.

OBS: Trave a taxa de quadros (FPS) em 60 pra evitar essa sobrecarga no processador, isso já deve ajudar como medida paliativa.

Meu i3 9100F está rodando o cyberpunk melhor que nessa imagem, mas é mais pela minha placa de Vídeo que é uma RTX 4060, o que pesou um pouco mas também nem tanto, foi porque tinha colocado tudo no ultra, tipo, forcei legal, mas está rodando bem em fullhd depois que reduzi algumas coisas nas configurações, eu pensei no i5 9600kf porque acredito que iria dar conta muito bem junto com a placa de Vídeo

1 hora atrás, 1lokos disse:

Então, aproveite esse fato para vender o seu atual + placa-mãe + memória, e comprar algo moderno. Com os R$ 424,00 que gastaria no AliEx +  que arrecadar na venda já da para pensar num Ryzen 5500 - que entregará mais FPS.

Ryzen 5500 - R$ 550,00 (Amzn, frete gratis).

MSI A520M-A PRO - R$ 450,00 (K'bum) - o VRM suporta um 5700X3D.

16 ou 32 GB DDR4 - verifique no AliEx.

O problema é que o meu processador e a placa não vale muito hoje no mercado, porque eu teria que vender apenas a placa-mãe, que é uma simples H310M 2.2, o cooler do processador e o processador, as memórias ram não compensaria vender porque eu teria que usa-las na placa nova caso eu queira fazer esse upgrade, minha duvida é, se o upgrade apenas do core i3 900F para o i5 9600KF teria uma mudança significativa e iria aguentar mais uns 3 anos de jogos novos.

Minha configuração atual para ficar mais claro

placa-mãe H310m M.2.2

Processador Intel Core i3 9100F

Placa de Vídeo ASUS RTX 4060

16GB de ram

Postado

@TH_Freitas marca da placa-mãe por favor, esse modelo aí me parece ser algum white label, como Revenger, mas não quero julgar antes de ter certeza.

Mas vendendo placa e processador imagino que você consiga pegar 400 a 500 reais. Com o dinheiro do upgrade dá uns 900, mas você teria que ficar um tempo sem equipamento.

Postado
5 horas atrás, NStão disse:

@TH_Freitas marca da placa-mãe por favor, esse modelo aí me parece ser algum white label, como Revenger, mas não quero julgar antes de ter certeza.

Mas vendendo placa e processador imagino que você consiga pegar 400 a 500 reais. Com o dinheiro do upgrade dá uns 900, mas você teria que ficar um tempo sem equipamento.

Qual modelo você fala que seria white label? o processador do link não tem como, é apenas um processador usado, e a minha placa-mãe é da gigabyte, como citei acima, é uma H310M

Postado

Eu estava pedindo a marca da placa-mãe mesmo, que agora você informou que é uma gigabyte, antes não havia informado e apenas dito que era uma H310M 2.2, algo que tem trocentas empresas que usam como nome pra suas placas, literalmente descrição do chipset + revisão ou recurso extra da placa e nos que usam esse tipo de nomenclatura inclui uma porção de white labels ( a maioria, aliás ). Normalmente empresas como gigabyte, MSI e afins usam algum pequeno diferencial pra nomear suas linhas, por isso a suposição.

• Curtir 1
Postado
Em 05/05/2025 às 00:16, TH_Freitas disse:

Meu i3 9100F está rodando o cyberpunk melhor que nessa imagem

Claro que está, o teste que anexei usa uma RTX 2060, sua placa tem desempenho bem maior, mas o objetivo é mostrar que o I5 9600 roda tranquilamente o jogo.

Em 05/05/2025 às 00:16, TH_Freitas disse:

O problema é que o meu processador e a placa não vale muito hoje no mercado, porque eu teria que vender apenas a placa-mãe, que é uma simples H310M 2.2, o cooler do processador e o processador, as memórias ram não compensaria vender porque eu teria que usa-las na placa nova caso eu queira fazer esse upgrade, minha duvida é, se o upgrade apenas do core i3 900F para o i5 9600KF teria uma mudança significativa e iria aguentar mais uns 3 anos de jogos novos.

Visto tudo isso, no cenário atual você só tem duas escolhas, ou faz o upgrade do processador, ou reduz a qualidade gráfica do jogo pra que sua configuração não sufoque e traga prejuízos na gameplay.
No aliexpress tanto o 9400 quanto o 9600 você encontra por cerca de 400 reais, já com imposto, se usar plataformas de redirecionamento, esse valor pode sair mais em conta.
Pesquise também no mercado de usados da sua região, pode ser que encontre um valor mais acessível.

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Claro que está, o teste que anexei usa uma RTX 2060, sua placa tem desempenho bem maior, mas o objetivo é mostrar que o I5 9600 roda tranquilamente o jogo.

Visto tudo isso, no cenário atual você só tem duas escolhas, ou faz o upgrade do processador, ou reduz a qualidade gráfica do jogo pra que sua configuração não sufoque e traga prejuízos na gameplay.
No aliexpress tanto o 9400 quanto o 9600 você encontra por cerca de 400 reais, já com imposto, se usar plataformas de redirecionamento, esse valor pode sair mais em conta.
Pesquise também no mercado de usados da sua região, pode ser que encontre um valor mais acessível.

pior que já subiu um pouquinho a placa, acho que perdi um desconto que tinha, agora só estou achando o 9400 como você falou por menos, só que já não sei se a diferença seria grande entre o 9400 para o 9600

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Ainda vale a pena investir em um processador Intel Core i5-9600KF
Postado
4 minutos atrás, TH_Freitas disse:

pior que já subiu um pouquinho a placa, acho que perdi um desconto que tinha, agora só estou achando o 9400 como você falou por menos, só que já não sei se a diferença seria grande entre o 9400 para o 9600

A diferença entre eles está no clock boost.
9400 = 4.10 GHz

9600 = 4.60 GHz

500mhz é considerável falando em desempenho, mas não acho que vale a pena pagar mais de 100 reais por isso.

• Curtir 1
Postado

O que vale a pena o investimento a mais no 9600kf ou até no 8600k é o overclock que é facilitado, mas fora isso é melhor ficar no 9400/8400. Dá pra achar usado no ML alguns mais ou menos no preço que tá saindo no ali com imposto, se souber procurar. Dá pra pegar o 8500T novo na Kabum por um pouco mais, mas o problema é ser o T, e aí cê teria que mexer em um monte de parada pra poder ficar interessante de usar.

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, NIGHT FALL disse:

A diferença entre eles está no clock boost.
9400 = 4.10 GHz

9600 = 4.60 GHz

500mhz é considerável falando em desempenho, mas não acho que vale a pena pagar mais de 100 reais por isso.

Já fiz uma varredura, os preços são parecidos, tipo coisa de 30/40 reais de diferença, o que não consigo entender é porque ainda custa tão caro processadores de 8/9 geração, isso porque esse valor ai é de um usado no aliexpress, ou quando aparece algum usado no mesmo preço aqui no Brasil, ai aqui no Brasil se você for comprar nas lojas está saindo mais caro que um processador mais recente

11 horas atrás, NStão disse:

O que vale a pena o investimento a mais no 9600kf ou até no 8600k é o overclock que é facilitado, mas fora isso é melhor ficar no 9400/8400. Dá pra achar usado no ML alguns mais ou menos no preço que tá saindo no ali com imposto, se souber procurar. Dá pra pegar o 8500T novo na Kabum por um pouco mais, mas o problema é ser o T, e aí cê teria que mexer em um monte de parada pra poder ficar interessante de usar.

Só achei um usado por 500 reais no olx, parece que processador 1151 é difícil de encontrar

Postado

@TH_Freitas 350 no ml sem frete

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-5354397926-processador-intel-core-i5-8400-x009f154-6-núcleos-4ghz-_JM

Um 8400 por exemplo.

9400 bem mais caro por causa do frete https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-5370121276-processador-gamer-i5-9400f-6-núcleos-e-41ghz-de-frequncia-_JM

https://www.mercadolivre.com.br/processador-1151-core-i5-8500-30ghz9mb-scooler-i5-8500/p/MLB24824677

8500, bom valor mas vendedor meio chato, só que é ml, então cê tem alguns mecanismos de segurança 

8600k e 9600kf só pelo ali mesmo.

• Curtir 1
Postado

Já fiz uma varredura, os preços são parecidos, tipo coisa de 30/40 reais de diferença

Os que encontrei estavam com diferença bem maior. Por 40 reais eu já iria no 9600.

o que não consigo entender é porque ainda custa tão caro processadores de 8/9 geração

Supervalorização que dão para a marca, junto ao fato que o socket muda o tempo todo, então quem está preso em uma plataforma não muita opção como temos nas plataformas da AMD, ou é isso ou trocar tudo, então acaba ainda tendo muito mercado.

Esse é um dos principais motivos que hoje não recomendamos Intel para novos Pc,s. São ótimos processadores, mas a marca não colabora. Eu comprei minha plataforma AM4 em 2019, e hoje 6 anos depois ainda tenho upgrade recente pra fazer.

• Curtir 2
Postado

@NIGHT FALL @NStão @1lokos Achei um por 400 reais no mercado livre, aproveitei um cupom de um grupo de desconto e me saiu por 380 com frete, no anuncio o cara fala que usou muito pouco, e migrou para um Ryzen, vem na caixa e tudo mais, mas na hora não prestei muito atenção em uma das fotos e agora eu vi que tem uns riscos/raspados na parte metálica ou IHS como é chamada, será que é normal ou ele não cuidou direito do processador, todos processadores que passaram pela minha mão nunca deixei marca, a foto: 

core i5.png

Postado

Do que eu vejo, não há nada demais para se preocupar. Já peguei processadores de lugares que você nem pode imaginar funcionando em perfeito estado. Uma das partes mais resilientes de uma build pra ser sincero. E em algum nível o ML te dá algumas proteções. Relaxa.

• Curtir 1
Postado
20 horas atrás, TH_Freitas disse:

@NIGHT FALL @NStão @1lokos Achei um por 400 reais no mercado livre, aproveitei um cupom de um grupo de desconto e me saiu por 380 com frete, no anuncio o cara fala que usou muito pouco, e migrou para um Ryzen, vem na caixa e tudo mais, mas na hora não prestei muito atenção em uma das fotos e agora eu vi que tem uns riscos/raspados na parte metálica ou IHS como é chamada, será que é normal ou ele não cuidou direito do processador, todos processadores que passaram pela minha mão nunca deixei marca, a foto:

Apenas sinal de mau uso, mas nada que vá prejudicar a utilização do processador, pode ficar tranquilo.
Após fazer os testes nos dê um feedback sobre o desempenho no Cyberpunk.

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL @NStão @1lokos Pessoal, o processador ainda não chegou, mas hoje encontrei um amigo meu e entrei no assunto de pc e falei do processador, ele falou que já teve um desse e que precisa de um cooler bom, ai eu andei fazendo umas pesquisas na internet e vi relatos, o cooler de processador que eu tenho é um "Pichau Sage C2" desse modelo aqui: Sage c2 será que esse processador realmente esquenta muito? eu deveria ter revisto isso também, porque processadores intel sempre tem fama de serem mais frios que os da AMD, já fiquei descontente em pensar que talvez eu tenha que gastar uma boa grana com cooler pro processador, se for o caso estou pensando até em cancelar a compra e nem receber o produto, porque comprei pelo ML usado e vai vir pelos correios, vocês sabem se procede mesmo desse processador esquentar muito? ou se eu tiver que gastar com cooler de processador se tem alguma opção boa e barata, ou até mesmo trocar só a ventoinha do meu cooler atual, o que eu faço?

Postado

@TH_Freitas não é que ele esquente demais, mas que o cooler box dele é horroroso. Não precisa de um super cooler, só um cooler razoável, e existem vários por aí. Se quiser um pouco de Future proof pra uma build futura corre atrás de um termalright ou algo similar. O modelo a seguir é considerado de entrada lá fora, mas deve atender a maioria dos cenários. https://www.terabyteshop.com.br/produto/34118/cooler-para-processador-thermalright-assassin-x-120-refined-se-black-argb-120mm-intel-amd-preto?gad_source=1&gad_campaignid=16111800134&gbraid=0AAAAADm8AXQ9pF11PSJffT9bRR0fRPTTA&gclid=Cj0KCQjwlYHBBhD9ARIsALRu09p65autCZnHZYmrwSo1XVDeEITvxCh14KBh5_xuNlsiUUj40RzBUPwaAnJJEALw_wcB

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, TH_Freitas disse:

eu deveria ter revisto isso também, porque processadores intel sempre tem fama de serem mais frios que os da AMD

Fama não, estigma. Isso ai acabou a uma década e até hoje as pessoas seguem carregando essa ideia.

"Pichau Sage C2" desse modelo aqui: Sage c2 será que esse processador realmente esquenta muito? 

Vai ter desempenho razoavelmente superior que o coler original (levando em conta que o cooler box da intel é horripilante de tão ruim) no entanto não há motivo algum para pânico, o processador esquentar não é um problema, só é problema se ele atingir patamares fora da recomendação do fabricante.

Segundo a Intel a temperatura máxima segura de operação desse modelo é de 100ºC, mantendo a temperatura abaixo disso você não deve ter nenhum prejuízo de desempenho. Fora que o TDP do 9600 é de 95w, o cooler que você possui é capaz de dissipar até 100w.

Usando cooler modelo torre e um gabinete minimamente ventilado, não há motivo para preocupação e tão pouco para gasto em um outro cooler, agora se seu gabinete for a famosa estufa, ai sim você tem motivos para se preocupar.

• Curtir 2
Postado
5 horas atrás, TH_Freitas disse:

o cooler de processador que eu tenho é um "Pichau Sage C2" desse modelo aqui: Sage c2 será que esse processador realmente esquenta muito? 

É um cooler bem básico - 2 heatpipes, fan de 92mmm... alguma coisa melhor que os 'cooler box" (Intel/AMD).

O que resta fazer é testar ele no i5-9600KF e se ficar com temperatura alta trocar pelo Assassin X 120 R SE ARGB sugerido acima ou o DeepCool AG400 que tem preço similar mas não tem  "frufru", ambos na faixa de R$ 130,00. Depende também do seu gabinete ter airflow, porque se não tem o cooler não faz milagre.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, NStão disse:

@TH_Freitas não é que ele esquente demais, mas que o cooler box dele é horroroso. Não precisa de um super cooler, só um cooler razoável, e existem vários por aí. Se quiser um pouco de Future proof pra uma build futura corre atrás de um termalright ou algo similar. O modelo a seguir é considerado de entrada lá fora, mas deve atender a maioria dos cenários. https://www.terabyteshop.com.br/produto/34118/cooler-para-processador-thermalright-assassin-x-120-refined-se-black-argb-120mm-intel-amd-preto?gad_source=1&gad_campaignid=16111800134&gbraid=0AAAAADm8AXQ9pF11PSJffT9bRR0fRPTTA&gclid=Cj0KCQjwlYHBBhD9ARIsALRu09p65autCZnHZYmrwSo1XVDeEITvxCh14KBh5_xuNlsiUUj40RzBUPwaAnJJEALw_wcB

Favoritei aqui, mas a minha intenção era ter pego o processador para não ter mais nenhum gasto, vamos ver se o cooler que eu tenho vai conseguir manter ele em temperatura boa

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

Fama não, estigma. Isso ai acabou a uma década e até hoje as pessoas seguem carregando essa ideia.

Vai ter desempenho razoavelmente superior que o coler original (levando em conta que o cooler box da intel é horripilante de tão ruim) no entanto não há motivo algum para pânico, o processador esquentar não é um problema, só é problema se ele atingir patamares fora da recomendação do fabricante.

Segundo a Intel a temperatura máxima segura de operação desse modelo é de 100ºC, mantendo a temperatura abaixo disso você não deve ter nenhum prejuízo de desempenho. Fora que o TDP do 9600 é de 95w, o cooler que você possui é capaz de dissipar até 100w.

Usando cooler modelo torre e um gabinete minimamente ventilado, não há motivo para preocupação e tão pouco para gasto em um outro cooler, agora se seu gabinete for a famosa estufa, ai sim você tem motivos para se preocupar.

Pois é, vou ter que testar o desempenho, mas até já pensei em desistir da compra, mas também não sei se vale a pena, porque está difícil achar processador i5 por preço baixo, e também é chato desistir de compra sem ser por defeito ou mercadoria quebrada

20 minutos atrás, 1lokos disse:

É um cooler bem básico - 2 heatpipes, fan de 92mmm... alguma coisa melhor que os 'cooler box" (Intel/AMD).

O que resta fazer é testar ele no i5-9600KF e se ficar com temperatura alta trocar pelo Assassin X 120 R SE ARGB sugerido acima ou o DeepCool AG400 que tem preço similar mas não tem  "frufru", ambos na faixa de R$ 130,00. Depende também do seu gabinete ter airflow, porque se não tem o cooler não faz milagre.

por parte de refrigeração meu gabinete está bem, o processador e a placa fica na faixa dos 33/35 graus, em jogos vai para 40/55 graus dependendo o jogo, mas isso com o i3 9100F né, agora vamos ver com esse processador que é parrudo 

Postado

@TH_Freitas não deve ficar muito mais alta a temperatura, sendo sincero, só se você fizer um overclock, que é uma situação possível de acontecer se você tentar dar uma sobrevida ao processador daqui a algum tempo.

• Curtir 2
Postado

Favoritei aqui, mas a minha intenção era ter pego o processador para não ter mais nenhum gasto, vamos ver se o cooler que eu tenho vai conseguir manter ele em temperatura boa

Pois é, vou ter que testar o desempenho, mas até já pensei em desistir da compra, mas também não sei se vale a pena, porque está difícil achar processador i5 por preço baixo, e também é chato desistir de compra sem ser por defeito ou mercadoria quebrada

Amigo, volto a dizer, não há motivo pra preocupação, existe inclusive a possibilidade dele trabalhar mais frio que o i3, exatamente por não estar no limite do desempenho.

Não há necessidade de desistir de compra, relaxa, está criando um monstro que não existe.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!