Ir ao conteúdo

GeForce RTX 3070 com baixo desempenho em Horizon Forbidden West

Ir à solução Resolvido por Falatu,

Posts recomendados

Postado

olá, a minha 3070 está tendo vazamento de memória de vídeo e isso está limitando-a bruscamente, em horizon forbbiden west ela chegar a fica com 23 fps a 100% de desempenho com tdp de 100w... mesmo colocando a textura no mínimo, não adiantou muito, está complicado jogar assim... meu setup é uma 3070, r7 5700x, 32 gb de ram 3200mhz...

• gustavodbg alterou o título para Memory leak na RTX 3070
Postado

@G4R0D olá, as temperatura estão normal e o gabinete é ventilado também, o que percebi quando o jogo cai fps, é que o uso da ram sai de 13 gb para 16 gb, logo eu entendo que a gpu está fazendo uso da memória RAM, pois a vram está a 100% de uso ...

Postado

@leben ist wundebar nuuuuuu, aí n tem como ter bom desempenho, gddr6 da 3070 é absurdamente mais rápida q a DDR4 do pc, papo de umas 15x mais.

infelizmente, windows n tem como desativar isso, até onde eu saiba, se usar td vram ele joga pra ram e aí é um bagaço mesmo.

mas n vejo o horizon sugando uma 3070 toda, deve ter algum outro(s) app(s) causando isso, ou tua resolução n condiz com a coitada da 3070 tb.

• Curtir 1
Postado

@G4R0D eu estou jogando 2quahd, assistir um tutorial gringo sobre o stock baixo de vram, aparentemente resolveu o problema, eu acho...

1 hora atrás, leben ist wundebar disse:

@G4R0D olá, as temperatura estão normal e o gabinete é ventilado também, o que percebi quando o jogo cai fps, é que o uso da ram sai de 13 gb para 16 gb, logo eu entendo que a gpu está fazendo uso da memória RAM, pois a vram está a 100% de uso ...

eu seguir o tutorial  do vídeo e ficou estável, só espero que não tenha algum risco para a placa, já que a vram ficou a 8000mhz kkk mas mesmo assim, obrigado mano!!

Postado

Estranho isso aí, eu joguei o Horizon Forbidden West na minha configuração atual (Ryzen 5 5600X, 16 GB RAM DDR4-3000 MHz, RTX 2060 SUPER 8 GB, Windows 10) e consegui manter 60 fps em 1080p com tudo no Alto e uma e outra coisa no Médio. A frequência da VRAM nominal da minha GPU durante o uso é de 7000 MHz.

É bom lembrar que esse jogo até um tempo atrás tinha problema de queda de quadros nas cutscenes, onde em várias delas aconteciam drops de frames com um stuttering nervoso, de ir pra 5 a 10 fps, e isso acontecia até em máquinas high-end. Joguei três meses depois do lançamento. Não sei se os devs corrigiram.

Postado

@leben ist wundebar eu n recomendaria deixar em 8000 só porque tem no vídeo, acho q a solução mesmo era só aquele editor da nvidia, a alteração de frequência era opcional, porém se você qr alterar deixe o próprio afterburn testar as melhores configs o seu caso.

image.thumb.png.809200d1a7d01d36aad2db0f75a84eb7.png

abre o afterburn

vai em editor de curva

scan OC

Sacn

espera terminar, aplica e reinicia

ele vai fazer testes de tensões e frequências pra escolher as melhores (estáveis) pra gpu e vram

image.png.cd1bd03d3f67da1174a1624ad5133298.png

também recomendo q configure uma boa curva das fans pra gpu, caso já n o tenha feito e queira melhorar as temps

1440p é uma resolução aceitável pra 3070, você deveria pegar 50-60 até no cyberpunk q é todo problemático 

Postado
Em 14/05/2025 às 21:04, G4R0D disse:

@leben ist wundebar eu n recomendaria deixar em 8000 só porque tem no vídeo, acho q a solução mesmo era só aquele editor da nvidia, a alteração de frequência era opcional, porém se você qr alterar deixe o próprio afterburn testar as melhores configs o seu caso.

image.thumb.png.809200d1a7d01d36aad2db0f75a84eb7.png

abre o afterburn

vai em editor de curva

scan OC

Sacn

espera terminar, aplica e reinicia

ele vai fazer testes de tensões e frequências pra escolher as melhores (estáveis) pra gpu e vram

também recomendo q configure uma boa curva das fans pra gpu, caso já n o tenha feito e queira melhorar as temps

1440p é uma resolução aceitável pra 3070, você deveria pegar 50-60 até no cyberpunk q é todo problemático

eu fiz os testes, ele me indicou 121 Hz na gpu e 200 Hz na vram, mas optei por deixar normal mesmo... obrigado pelas dicas mano...

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para GeForce RTX 3070 com baixo desempenho em Horizon Forbidden West
  • Coordenador
Postado
Em 14/05/2025 às 19:06, G4R0D disse:

infelizmente, windows n tem como desativar isso, até onde eu saiba, se usar td vram ele joga pra ram e aí é um bagaço mesmo.

O recurso de swap também ocorre com a VRAM. Ou seja, sempre que um programa demandar mais VRAM que a placa de vídeo tem disponível, o sistema começará a usar a RAM. Isso ocorre em praticamente qualquer sistema operacional e existe há décadas.

Se o swap não fosse feito, apenas três coisas poderiam ocorrer:

1. O jogo começaria a funcionar de modo anômalo, com texturas faltando e bugs.
  2. O jogo travaria ou fecharia.
  3. O sistema congelaria completamente e seria necessário reiniciar a máquina "na marra".

Ou seja, felizmente não é possível desativar esse recurso, já que ele é totalmente necessário, por mais que a RAM seja bem mais lenta que a VRAM. Se fosse possível desativá-lo, as consequências seriam severas.

Esse exemplo que você mostrou não é legal. Essa curva de fans está ruim. O principal problema é forçar os fans a girarem o tempo inteiro, o que é péssimo para a vida útil da placa de vídeo. O recurso de fan stop existe justamente para:

• Preservar a vida útil das ventoinhas;
  • Reduzir os ciclos bruscos de aquecimento e resfriamento que provocam o desgaste das soldas, ampliando a vida útil do PCB e da GPU;
  • Evitar o acúmulo desnecessário de poeira, preservando a integridade elétrica da placa e mantendo a temperatura sob controle;
  • Economizar energia;
  • Reduzir o nível de ruído.

Além desse problema, a curva também está muito agressiva. Os fans estão configurados para já alcançarem 100% de velocidade com apenas 60ºC, que é uma temperatura muito baixa para placas de vídeo. Isso causará desgaste desnecessário das ventoinhas, além de gerar um ruído ensurdecedor.

A RTX 3070 já sofre bastante em 1440p por conta da falta de VRAM. O Hardware Unboxed fez testes recentemente com a nova RTX 5060 Ti de 8GB e o resultado foi desastroso em 1440p, fazendo-a apanhar de uma "simples" Intel Arc B580 12GB em vários cenários justamente por conta da diferença na VRAM:

A RTX 3070 foi muito criticada na época por conta da VRAM inadequada para a proposta. Atualmente, ela é uma placa mais adequada para 1080p (assim como qualquer placa limitada a 8GB de VRAM), e não 1440p. Por mais que a GPU seja potente, diversos jogos modernos não conseguirão ser executados nessa resolução por conta do gargalo de VRAM.

Horizon Forbidden West foi um dos jogos testados acima. Ele demanda muita VRAM. Tem que reduzir consideravelmente a qualidade gráfica, especialmente das texturas, para ficar jogável com os 8GB da RTX 3070 em 1440p.

Outra opção seria reduzir a resolução para 1080p... Ou tentar algum nível de DLSS ou FSR (o que não necessariamente vai ajudar, já que esses recursos também usam VRAM).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...