Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E ai galera, tudo bem? To em dúvida entre qual processador comprar, tenho em torno de R$1000,00 pra gastar com um processador e penso no I5 14400F, vocês sabem de algum melhor pra comprar ou esse vale a pena? Pode passar um pouco do orçamento se valer a pena. AMD está com processadores bons hoje em dia? To por fora de hardware há uns anos, desde que montei o meu pc.

Valeu!

• J.Augusto F alterou o título para Core i5 14400F vale à pena em torno de R$1.000,00?
  • Moderador
Postado

Depende, você já está com uma placa-mãe LGA 1700?

Ou está atualizando todo o seu setup da assinatura?

Postado

Depende do proposito do PC, se for para trabalho que envolva multitaskijng o i5-14400F é OK'ish  por R$ 910,00 (Gigantec), a performance equivale a do Ryzen 5700X que esta por volta dos R$ 1.185,00. Excluindo casos em que o preço é menor não a motivo para comprar Intel atualmente.

Se for para "PC gamer" o Ryzen 5700X3D ou o Ryzen 7600 (AM5) são mais interessantes.

Postado
1 hora atrás, Zalgo disse:

Depende, você já está com uma placa-mãe LGA 1700?

Ou está atualizando todo o seu setup da assinatura?

to atualizando tudo, montei esse pc há 10 anos

56 minutos atrás, 1lokos disse:

Depende do proposito do PC, se for para trabalho que envolva multitaskijng o i5-14400F é OK'ish  por R$ 910,00 (Gigantec), a performance equivale a do Ryzen 5700X que esta por volta dos R$ 1.185,00. Excluindo casos em que o preço é menor não a motivo para comprar Intel atualmente.

Se for para "PC gamer" o Ryzen 5700X3D ou o Ryzen 7600 (AM5) são mais interessantes.

seria pra trabalho também mas principalmente pra jogos, eu confesso que tenho um pouco de preconceito com AMD mas esse 7600 me parece interessante, qual placa-mãe você me recomenda pra ele?

• Moderador
Postado

Depende do orçamento para o novo kit. Do seu setup na descrição daria pra aproveitar algo ainda, como armazenamento, gabinete e GPU se quiser manter ela ainda

Me confirma também qual modelo da Corsair é a sua fonte, por favor

Postado
6 minutos atrás, Zalgo disse:

Depende do orçamento para o novo kit. Do seu setup na descrição daria pra aproveitar algo ainda, como armazenamento, gabinete e GPU se quiser manter ela ainda

Me confirma também qual modelo da Corsair é a sua fonte, por favor

Então, eu sou vou mudar o kit placa-mãe, processador e RAM. A RAM eu vou pegar no aliexpress um kit JUHOR 16x2 e só me falta escolher o resto.
O modelo da fonte é esse: CMPSU-600CXV2

• Moderador
Postado

Uma placa-mãe com bons VRM seria a ASRock B650M-HDV/M.2, que sai por uns R$1000 atualmente, o ruim dela é que não tem o conector de ARGB, veja review

Mas novamente, depende o quanto teria de orçamento para o novo kit no total

9 minutos atrás, sert disse:

O modelo da fonte é esse: CMPSU-600CXV2

OK, creio que se for continuar com a 2060 está de boa, porém se for trocar de GPU, pegue um modelo mais moderno para acompanhar

Postado

O problema é que eu não queria gastar muito com placa-mãe,estou de olho nessa ou nessa, a mais barata perde em alguma coisa?

Outra coisa, pelo que vi o R5 7600 é DDR5-5200MHz, se eu comprar uma RAM de 6000MHz vai capar ou nem detecta?

• Moderador
Postado
42 minutos atrás, sert disse:

a mais barata perde em alguma coisa

Em resumo, com VRM mais simples, dificulta o upgrade de CPU mais parrudo

A MSI PRO A620M-E ficou devendo um pouco com essas temperaturas (segunda linha de cada CPU), veja review inteiro:

image.thumb.png.e673d8477e55b6daef3d530a81db7f74.png

A MSI PRO B650M-B seria a escolha mais em conta, há teste gringo que ela foi reprovada, porém veja que foi com o Ryzen 7950X, que precisa de um VRM superior (o da ASRock que mencionei foi aprovado no teste), com isso, entendo que daria pra botar um 7800X3D depois, por exemplo

45 minutos atrás, sert disse:

Outra coisa, pelo que vi o R5 7600 é DDR5-5200MHz, se eu comprar uma RAM de 6000MHz vai capar ou nem detecta?

Só ativar o XMP que roda em 6000Mhz, qual é a latência (CL) dessa memória nova?

• Curtir 1
Postado

Entendi, a princípio eu não tenho pretensões de fazer mais upgrade do kit, talvez daqui uns anos quando esse ficar muito ultrapassado como to fazendo agora, então acho que vou de B650

A CL da RAM acredito que seja 38. No site tem a opção de 5600 e 6000, vale mais a pena pegar de 6000 né?

Postado

O 7600 é mais negócio, porque - pegando uma placa-mãe menos ruim que BIOSTAR; depois pode usar um 9700, 7800X3D, 9800X3D...

Com o i5 usar até quando der e comprar outro CPU e placa-mãe.

Postado

Mas aí que tá, eu não pretendo atualizar esse kit nem tão cedo, vai ficar anos aí então prefiro comprar um cpu melhor logo de cara, fora que o I5 14600k se equiparou com o 9800X3D. 

Screenshot_20250527-084109~2.png

Acho que vou de Intel mesmo, ou por algum motivo tu acha que eu não deveria? Tem algum AMD no mesmo nível pelo mesmo preço? @1lokos

Postado
32 minutos atrás, sert disse:

... I5 14600k se equiparou com o 9800X3D. 

Estes comparativos "versus" não servem de base, levam em consideração detalhes sem lógica na nota - como o CPU que consome mais... 😜 

Também depende do uso prioritário do PC, em multitasking o i5-14600KF é melhor que um Ryzen 7700, mas em jogos os dois ficam próximos (na média de vários o 7700 entrega ~11% a mais) e ambos longe do 9800X3D, vide comparativo de FPS em jogos. Neste quesito nem i9-14900K/KF supera o 9800X3D.

• Curtir 1
Postado

Cara como eu não pretendo fazer upgrade nem tão cedo, acho que vou de Intel mesmo. No ruim daqui uns anos quando o kit ficar defasado eu compro outra placa-mãe e cpu dnv, mas por agora o Intel ta se apresentando mais forte, fora que eu edito Vídeo, uso programas de ilustração e pretendo fazer live, tanto no discord como na twitch e o Intel por ser melhor com multitasking acho que vai se sair melhor. O 7700 e o 9800X3D são mais caros de qualquer forma e o 7600 até então é inferior.

Então aparentemente vai ser um I5-14600K com ASRock B760M-H2/M.2 = R$ 2.772,00

Valeu!

Postado

58 minutos atrás, 1lokos disse:

Essa ASRock B760M-H2/M.2 é DDR5 então pelo menos aproveitara a memória, compre 6000MHz.

E mantenha o BIOS sempre atualizado, devido ao problema do "meltdown", deve sair outro "concerto do conserto do conserto" em breve:

https://videocardz.com/newz/intel-addresses-13-14th-gen-core-raptor-lake-vmin-shift-instability-with-new-0x12f-microcode-update

A RAM já peguei 16x2 de 6000MHz e vou manter a BIOS atualizada sim.

Fechou!

Valeu irmão!

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Intel Core i5 14400F vale à pena em torno de R$1.000,00?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!