Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal do fórum!

Recentemente, adquiri um processador Intel Core i5 12400F para substituir meu antigo i5 9400F, utilizando-o em conjunto com uma placa de vídeo RTX 4060 de 8GB. Minha configuração atual é a seguinte:

Placa-mãe: H610M HVS/M.2

Processador: Intel Core i5 12400F

Placa de vídeo: RTX 4060

memória RAM: 16GB rodando a 2666MHz

Armazenamento: 1TB HD + 240GB SSD

Fonte: Mancer 500W 80 PLUS Bronze

Devido à troca do processador, também precisei substituir a placa-mãe. Dessa forma, tenho um i5 9400F e uma placa-mãe ASUS H310M disponíveis e pretendo vendê-los para investir em uma melhoria para meu computador.

Estou em dúvida sobre como utilizar esse valor e gostaria de sugestões. Estou considerando duas opções: adquirir um kit de 32GB de memória RAM ou um SSD NVMe de 1TB. Qual alternativa vocês recomendariam como um melhor investimento para minha máquina?

Agradeço desde já pelas opiniões!

• Zalgo alterou o título para Upgrades para o i5 12400F + H610M, mais RAM ou SSD?
  • Moderador
Postado

Depende um pouco do seu uso e o que sente com seu PC!

Creio que o SSD seja SATA, correto? Por exemplo, um NVMe teria uma melhoria de velocidade tanto se usar como boot do sistema operacional quanto colocar os jogos e programas que mais acessa.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Zalgo disse:

Depende um pouco do seu uso e o que sente com seu PC!

Creio que o SSD seja SATA, correto? Por exemplo, um NVMe teria uma melhoria de velocidade tanto se usar como boot do sistema operacional quanto colocar os jogos e programas que mais acessa.

@Zalgo Meu sistema é utilizado exclusivamente para jogos, e, de fato, trata-se de um dispositivo de armazenamento SATA adquirido há aproximadamente quatro anos. No que diz respeito ao armazenamento, utilizo um HD de 1TB para os jogos. No caso de *Baldur's Gate 3*, por exemplo, ocasionalmente as texturas não carregam devido à velocidade de leitura inferior do HD. Dessa forma, a substituição por um SSD representaria uma melhoria significativa em todos os aspectos. No entanto, ainda avalio se o aumento da memória RAM de 16GB para 32GB proporcionaria uma diferença substancial no desempenho geral do sistema.

• Moderador
Postado
10 horas atrás, CaioCB disse:

Estou em dúvida sobre como utilizar esse valor e gostaria de sugestões.

Qual seria esse valor especificamente?

• Curtir 1
Postado

pode tambem melhorar a Memória e comprar outro hdd de 1tb, o western digital black tem uma melhor velocidade que os demais hdd de 2,5" e custa na faixa de R$ 100,00, no caso com o segundo HDD pode fazer um raid 0 com o atual e dobrar a velocidade de leitura

eu daria preferência a Memória ram e depois o SSD NVMe, ate porque teu SSD ja esta um pouco antigo

melhorando a Memória ja deve ate melhorar caregar as texturas nos jogos

Postado
3 horas atrás, guilherme_dr disse:

Qual seria esse valor especificamente?

@guilherme_dr  iria vender pra um amigo próximo por uns 600 reais.

3 horas atrás, Thiago Atanazio disse:

pode tambem melhorar a Memória e comprar outro hdd de 1tb, o western digital black tem uma melhor velocidade que os demais hdd de 2,5" e custa na faixa de R$ 100,00, no caso com o segundo HDD pode fazer um raid 0 com o atual e dobrar a velocidade de leitura

eu daria preferência a memória RAM e depois o SSD NVMe, ate porque teu SSD ja esta um pouco antigo

melhorando a Memória ja deve ate melhorar caregar as texturas nos jogos

@Thiago Atanazio seria uma opção legal também, vou dar uma olhada sobre.

• Curtir 1
Postado

Tenho um i5-12400F numa H610M-A e uso um NVMe M.2  Adata em PCI 3.0 - no micro anterior usava um SSD SATA  em PCI 3.0; e sinceramente no uso prático não vejo diferença nenhuma no boot do Windows, mesmo com a instalação anterior do Windows (10) no SATA já tendo uns 5 anos.

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para Upgrade R$ 600,00 em PC com Core i5 12400F e H610M: mais RAM ou NVMe?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!